6 cuidados cibernéticos que deves ter quando estiveres de férias

A S21sec, empresa especializada em tecnologia de serviços e cibersegurança, preparou um conjunto de recomendações que devem ser tidas em consideração para evitar as principais ameaças cibernéticas seja qual a for a altura do ano mas principalmente nas férias, quando o calor e a descontração fazem todos baixar as suas guardas.

Os especialistas da S21sec apresentam aquelas que consideram ser as seis principais ameaças e as principais precauções para evitar possíveis ataques:

1- Ataques aos ATMs

A principal ameaça a redes e dispositivos ATM (Automated Teller Machines) é presentemente o jackpotting – uma técnica cibercriminosa destinada a subtrair quantias de dinheiro sem a necessidade de usar cartões de crédito/débito nem visando vítímas particulares. Mesmo assim, ataques dirigidos a pessoas continuam a ser comuns no contexto ATM.

Consequentemente, os utilizadores devem estar atentos a sinais que possam ilustrar que algo errado se passa com o ATM. O utilizador deve estar alerta para situações onde algo pareça ter sido “acrescentado” ao ATM como, por exemplo, o teclado parecer “invertido” (i.e. com as teclas anormalmente subidas) ou a zona onde se insere o cartão estar demasiado “saída” da máquina. Estas duas situações em simultâneo permitem aos criminosos registar e clonar o cartão do utilizador e ficar também na posse do código pessoal de utilização do mesmo. No caso de notar alguma destas anomalias, deve retirar o cartão, não realizando qualquer operação, e notificar as autoridades ou a entidade bancária.

Nos estabelecimentos que têm terminais de pagamento, os utilizadores devem também ter um cuidado especial. Por exemplo, existem espaços comerciais que não têm terminais móveis sendo o cartão levado para longe da nossa vista por funcionários. Nestes casos, a recomendação é acompanhar sempre o funcionário em questão e certificar-se de que ele usa o cartão apenas num terminal de pagamentos.

2- Tecnologias de pagamentos sem fio e redes Wifi não seguras

As transações bancárias por meio de tecnologias sem fios são também bastante vulneráveis, situação para a qual os utilizadores devem estar especialmente alerta. Devem evitar-se os pagamentos via conexões Wi-Fi, especialmente as gratuitas dos espaços públicos sem password. Neste tipo de conexão, podem haver computadores em modo de escuta que intercetem as comunicações.

3- Pagamentos através de IoT

Pagamentos através de dispositivos do tipo IoT, por exemplo smartwatches, constituem uma boa fonte de ameaças. Estes elementos servem-se de uma tecnologia (NFC) que permite que dois dispositivos acedam fisicamente a uma transferência bancária. A recomendação principal neste domínio e para todo o tipo de elementos (smartphones, wearables, etc.) é uso exclusivo de aplicações oficiais obtidas num mercado de apps confiável (Apple Store, Google Play Store, etc.).

4- E-commerce e Pagamentos

O comércio eletrónico está em constante evolução, apenas comparável ao ritmo a que cresce a fraude online. Os principais riscos neste âmbito associam-se a páginas Web fraudulentas. Por este motivo, a S21sec recomenda a realização de transações apenas em sites confiáveis e um alerta especial para os ataques de phishing. Os especialistas recomendam nunca abrir um anexo de um email se não for conhecido o remetente ou clicar diretamente num URL de um email quando não existe a certeza da sua origem.

5- Partilha de dispositivos

A partilha de dispositivos é também algo comum. Por essa razão, a S21sec alerta que é de extrema importância usar passwords fortes e não permitir que menores utilizem os dispositivos sem a supervisão de um adulto, uma vez que podem conectar-se a um Wi-Fi sem o seu conhecimento ou descarregar aplicações não seguras ou conteúdo ilegal.

Da mesma forma, os utilizadores desta faixa etária são mais suscetíveis a clicar em links inapropriados (os cibercriminosos tentarão cativá-los com produtos do seu interesse) ou, ainda, entrar em páginas web de e-commerce onde são ativadas contas e realizadas transações sem consentimento.

6- Crescimento do Malware em Smartphones

Uma das principais tendências de cibersegurança confirmada em 2018 é o crescimento do malware em dispositivos móveis. Os smartphones tornaram-se um dos dispositivos móveis mais utilizados na hora de efetuar uma compra. É essencial que os utilizadores saibam que a maneira mais fácil do malware entrar no nosso sistema é precisamente através de um download. Portanto, a recomendação mais importante passa por não instalar aplicações que não pertençam às lojas oficiais.

É também fundamental ter o sistema operativo atualizado e um software anti-malware instalado no dispositivo sempre que possível.


Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

12,248FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
653SeguidoresSeguir

Relacionados

Aluguer de carros: alguns pontos a ter em conta no momento de começar a planear as férias

É logo no início do ano que começamos a sonhar com as próximas férias, e Portugal é um país cada vez mais popular nesse sentido. Por ser um território relativamente pequeno, é possível marcar de forma fácil uma viagem por vários locais sozinho ou com toda a família.

Quantos feriados em 2020 é que eu tenho?

2020 está a bater à porta e, como tal, começa a ser importante planear com antecedência o que fazer nos feriados do próximo ano. Mas afinal, quantos feriados é que existem no novo ano?

Não gastes muito nas férias de Verão com as crianças

É difícil olhar para trás e não ter imensas saudades das férias de Verão. O fim do ano escolar...

Há um glamping de luxo para passar férias em família na Nazaré

Gostam de Natureza, não se importam de ficar alojados ao ar livre e querem passar férias em família? Então...
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Algarve distinguido pela 1ª vez como “Melhor Destino de Praia do Mundo”

Depois da distinção a nível europeu, a região recebe agora, pela 1ª vez, o reconhecimento a nível mundial​.

Acabaram-se as pipocas nas salas de cinema

A Direção Geral da Saúde acaba de proibir a venda de produtos alimentares e refrigerantes nos cinemas.

Roaming. Yorn vai dar mais gigas para usar no estrangeiro

Uma boa novidade que a empresa tem vindo a implementar cada vez que começa um novo ano.