Crítica – “Passo a Passo” – Uma emocionante procura pela felicidade face à tragédia

[yasr_overall_rating size=”medium”]


- Publicidade -

Passo a passo – título original Patients – é um filme francês  baseado na autobiografia de Grand Corps Malade, escrita por Fabien Marsuad, em 2012, como agradecimento a todos os que o ajudaram, e que agora passa para as grandes telas pelo realizador e amigo de Fabien, Mehdi Idir.

Neste filme, Fabien Marsuad “transforma-se” na personagem Ben, um jovem desportista com vinte anos que sonha em jogar basquetebol, mas que, após partir a cervical num grave acidente numa piscina que se encontrava praticamente vazia, fica parcialmente paraplégico. Eventualmente acaba por ir para um centro de reabilitação, onde terá que reaprender a viver. O jovem conta com a ajuda preciosa e uma boa disposição contagiante por parte da equipa médica, fisioterapeutas e enfermeiras que o acompanham nesta nova e difícil fase da sua juventude.

Passo a Passo

E é aqui que Ben começa a perceber que não está sozinho. Existem outros no mesmo estado, outros ainda piores, e que, mesmo assim, não perdem o humor, a esperança e a força de vontade. São estes os seus novos amigos que, juntamente com ele, lutam todos os dias para melhorar, para aprender a viver com as suas limitações e a aceitar as suas novas condições de vida. Ganham a necessidade e humildade para admitir que precisam de apoio, sem medos, sem revolta, sem tristeza e sem sequer se vitimizarem. Para eles, o mais importante é estarem vivos.

É um filme que retrata o processo de reabilitação de jovens gravemente feridos, todos os esforços físicos e psicológicos envolvidos e o relacionamento entre pacientes e a equipa médica. É um comédia dramática que transforma tragédias em aventuras cheias de dignidade e amor-próprio. Tocante, apaixonante, saudável, divertido e que nos deixa, certamente, a pensar. É impossível não sentir um misto de emoções do princípio ao fim e não nos questionarmos sobre alguns aspetos da nossa vida que temos como garantidos e de como reagiríamos se estivéssemos no lugar daquelas pessoas.

É uma lição de vida, como os franceses já nos habituaram, com muito humor e amor à mistura e valores que fazem falta nos dias de hoje. É uma historia que nos absorve do início ao fim e nos dá uma sensação de humildade, respeito pela vida, respeito pelo próximo e, acima de tudo, que reduz todos os nossos pequenos e irrelevantes problemas do dia-a-dia. Faz-nos querer ser melhores pessoas e faz-nos sentir melhor do início ao fim do filme.

Com Pablo Pauly, no papel de Ben, numa interpretação notável, o filme conta ainda com a participação de Soufiane Guerrab, Moussa Mansaly e tantos outros excelentes atores franceses que fazem com que este filme se possa considerar um dos melhores filmes do ano sobre um problema bastante comum, mas pouco falado. Aqui, temos o prazer de saber mais sobre o tema com a leveza que os franceses já nos habituaram. Podemos até comparar este filme com outra grande película francesa, Amigos Improváveis.

Passo a Passo estreia nos cinemas nacionais a 1 de março.

Texto de: Mafalda Fidalgo

- Publicidade -

1 Comentário

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

The Batman será o maior filme inspirado na personagem

Preparem-se que o novo filme a solo do Batman será muito longo.

Primeiro clipe do filme de Uncharted recria uma das cenas mais icónicas dos jogos

Para que não haja dúvidas que é mesmo uma adaptação.

Crítica – King Richard

King Richard não é apenas um dos meus filmes favoritos do ano, mas também uma das melhores biopics que já testemunhei.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Sines recebe investimento de 80 milhões para produção de salmão e bacalhau

A construção do projeto deve arrancar no último trimestre de 2022.

Governo diz que voos da SATA para os Açores não estão em risco de ser suprimidos

Desmentindo, assim, uma notícia avançada pelo Expresso.

Grupo B&B Hotels abre hotel em Guimarães ainda este ano

Um hotel de três estrelas com capacidade para 95 quartos. Hoje, dia 28 de janeiro, a parceria Casais - Sunny...