Crítica – Marvelous and the Black Hole (Sundance 2021)

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Marvelous and the Black Hole contém uma história muito bonita no seu centro, impossível de não criar um impacto positivo na audiência.

Marvelous and the Black Hole
Foto de: Sundance Institute | Nanu Segal

Sinopse: “Sammy (Miya Cech), de 13 anos, encontra-se com dificuldades em lidar com a morte da mãe. Depois de ser apanhada a vandalizar uma das casas-de-banho da escola, o seu pai, farto do seu comportamento selvagem, coloca-a num curso de verão – se falhar, será enviada para um campo de treino para jovens delinquentes. Depois de sair tempestivamente da sua primeira aula, Sammy conhece Margot (Rhea Perlman), uma ilusionista mal-humorada. Margot força Sammy a ser a sua assistente para uma performance e, embora Sammy esteja pouco interessada, procura Margot após o espetáculo e pede para se tornar sua aprendiz. Margot concorda e, à medida que a sua amizade improvável cresce, aprendemos que ela e Sammy acabam por entender-se mais do que esperavam.”

É, definitivamente, culpa minha, mas, até, agora, a minha agenda do Festival Sundance pode ser caracterizada principalmente por finais incrivelmente ambíguos, narrativas com várias camas e histórias emocionalmente pesadas que me deixaram totalmente exausto até o final do dia. Depois de assistir a Mass, cuja visualização se tornou devastadora, precisava seriamente de algo para alimentar meu espírito e recarregar a minha energia para o resto do dia. Portanto, estou super encantado após perceber que Marvelous and the Black Hole é um filme tão maravilhosamente leve, engraçado e edificante.

Miya Cech (Sammy) e Rhea Perlman (Margot) oferecem duas performances sinceras e divertidas, retratando personagens cativantes que têm mais coisas em comum do que imaginam. Com um guião muito bem escrito, nuances e realização fantástica, Kate Tsang entrega uma linda história sobre assuntos sensíveis como luto, raiva e tudo o que está relacionado com o tema “seguir em frente”, mas também sobre seguirmos a nossa paixão sem olhar para o que deixamos para trás. Foi com genuíno prazer e alegria que acompanhei de perto a jovem protagonista durante todo o tempo de execução sem desviar o olhar do ecrã.

O meu maior elogio vai para a escrita de Tsang. Posso contar tantos detalhes aparentemente irrelevantes que, mais tarde, acabam por revelar-se emocionalmente ressonantes. Deixei cair algumas lágrimas nos últimos minutos quando Sammy conseguiu provar o seu valor. Parte disso deve-se, também, à exibição de Miya, que foi uma verdadeira surpresa. Além disso, adoro os pequenos esboços espalhados pelo filme, como se o ecrã fosse o caderno de Sammy, demonstrando o que está a sentir nesse momento. Uma forma inovadora e divertida de desenvolver, ainda mais, uma personagem.

Marvelous and the Black Hole é uma tremenda surpresa, sendo um dos meus filmes favoritos do Festival Sundance até ao momento. A estreia de Kate Tsang é um sucesso fantástico que, definitivamente, a coloca como uma cineasta a quem se deve dar muita atenção nos anos seguintes.

Com um argumento notavelmente subtil e detalhado, Miya Cech e Rhea Perlman espalham a sua química brilhante pelo ecrã, entregando duas das prestações mais divertidas que vi nos últimos dias. Uma história bonita que começa com o impacto da perda de uma mãe e termina com um espetáculo mágico, emocionalmente poderoso e inspirador, que vou recordar durante algum tempo. A jovem protagonista é tão relacionável que não consegui impedir um par de lágrimas no final.

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