CP espera retomar serviço de bares nos comboios ainda em abril

- Publicidade -

A empresa quer resolver a situação em duas ou três semanas.

No passado mês de março, a CP notificou a empresa Apeadeiro 2020, responsável pelo serviço de bares nos comboios, da denúncia do contrato entre as duas entidades devido à falta de soluções prestadas em consequências das várias queixas apresentadas. Ou seja, o contrato relativo à exploração do serviço de cafetaria e bar a bordo dos comboios Alfa Pendular e Intercidades ficou sem efeito.

Ciente da situação dos trabalhadores da Apeadeiro 2020, a CP veio a público esclarecer que sempre “cumpriu com as suas obrigações, pagando à empresa concessionária Apeadeiro 2020 os valores acordados e de forma atempada”, mas que “o serviço prestado pela concessionária tem vindo a degradar-se, ao longo dos últimos meses, com o registo de falta de produtos, alimentos e bebidas”.

A CP afirmou ter alertado “a concessionária para as falhas no serviço prestado, exigindo o cumprimento do previsto no caderno de encargos”, mas que “a situação não se resolveu”, levando à suspensão do “serviço de cafetaria e bar a bordo dos comboios Alfa Pendular e Intercidades”.

A CP disse não compreender “as razões para a concessionária faltar às suas obrigações perante os seus trabalhadores, deixando mais de uma centena de famílias em situação de incerteza”, até porque está ciente da delicadeza da situação “no que diz respeito aos salários em atraso e, mesmo não sendo da sua responsabilidade”.

Como a empresa concessionária “não apresentou qualquer solução credível para a prestação do serviço contratualizado com a CP e para a regularização dos salários em atraso aos seus trabalhadores”, mesmo após várias reuniões, a CP “avançou com a resolução, com efeitos imediatos, do contrato relativo à exploração do serviço de cafetaria e bar a bordo dos comboios Alfa Pendular e Intercidades”.

Em sequência disso, a CP avançou hoje com uma Consulta Prévia, convidando várias entidades para apresentarem propostas, com o objetivo de celebrar um novo contrato para a prestação de serviços de exploração de cafetaria e bar a bordo dos comboios Alfa Pendular e Intercidades ao serviço da CP.

No intuito de proteger os direitos dos trabalhadores da anterior concessionária, o caderno de encargos desta Consulta Prévia lançada hoje prevê, sem prejuízo do regime legal ou convencional aplicável e do eventual direito de regresso que lhe assista, que o novo adjudicatário pague aos respetivos trabalhadores quaisquer créditos laborais vencidos e não pagos pela Apeadeiro 2020.

A CP espera que, no prazo de duas a três semanas, o serviço de cafetaria e bar a bordo dos comboios Alfa Pendular e Intercidades seja retomado e a situação laboral dos trabalhadores envolvidos seja regularizada.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados