- Publicidade -

Com um novo design, melhorias subtis e uma abordagem prática, os Corsair Void Wireless V2 destacam-se como uma opção acessível e equilibrada dentro da sua gama.

Já passaram cinco anos desde a última vez que usei uns auscultadores da linha Void Wireless da Corsair, mais precisamente os Corsair Void RGB Elite Wireless – na altura uma aposta completa que se destacava particularmente pelo seu preço acessível, ao mesmo tempo que tentava responder às necessidades dos utilizadores, com som envolvente, conforto e um design conveniente.

Os Corsair Void Wireless V2, como o nome indica, são uma nova adição à linha Void e uma iteração com um ligeiro redesign, novos materiais e, acima de tudo, otimizações de compatibilidade com as tecnologias e dispositivos mais recentes.

Na sua tabela de destaques, os Corsair Void Wireless V2 prometem compatibilidade multiplataforma com PC, PlayStation e Nintendo Switch; baixa latência, suporte de áudio espacial com Dolby Atmos; uma bateria de longa duração e um design compacto com um microfone embutido.

Os Corsair Void Wireless V2 continuam a ser uma aposta acessível, surgindo a um preço recomendado de 119,99€, em tons de branco ou preto. Esta faixa estabelece rapidamente as expectativas para um equipamento desta gama, onde a Corsair fez claramente os maiores cortes: materiais e design. A aparência dos Corsair Void Wireless V2 é claramente um gosto adquirido, que no meu caso recai para o campo dos “auscultadores para jogadores”. Não é a linha mais elegante da Corsair, mas mantém basicamente a mesma forma dos seus antecessores, com linhas mais inclinadas, muitos ângulos e presença tímida de duas faixas de LEDs estéticos, mas com uma identidade distinta – com destaque para o braço do microfone, que desta vez é maleável, e para os dois botões de controlo no lado esquerdo. Ainda assim, tem um look mais aprimorado e moderno que o modelo anterior. É subtil, mas fácil de distinguir.

A qualidade dos materiais mantém-se também dentro das expectativas, com recurso a plásticos que conferem alguma confiança no que toca à resistência e que também ajudam a evitar um peso excessivo, com os Corsair Void Wireless V2 a apresentarem uma sensação de leveza muito bem conseguida, com efeitos altamente percetíveis no conforto de utilização.

Com uma excelente maleabilidade e com os auscultadores rotativos para apoiar ao peito, os Corsair Void Wireless V2 tiram partido de texturas almofadadas muito confortáveis nos auscultadores e na sua banda, que servem de contacto com a cabeça e as orelhas do utilizador, com um nível de pressão fantástico, num equilíbrio perfeito entre estabilidade e conforto. Na prática, estamos perante uma solução ideal para usar ao longo de várias horas, ao ponto de ter sido frequente ter aquela sensação de esquecimento – até sem estar a ouvir nada.

No que toca a inputs, os Corsair Void Wireless V2 são extremamente simples. Na face do lado esquerdo temos dois botões: um superior de On/Off, que permite também a troca entre ligação de RF de baixa latência (através do dongle USB incluído) e a ligação Bluetooth; e, mais abaixo, um botão multifunções, que por defeito permite pausar, avançar e recuar músicas, mas que pode ser também configurado para diferentes ações através do software iCUE. Por fim, na parte inferior do lado esquerdo, contamos com um interruptor com mola para aumentar e diminuir o volume, que é bastante satisfatório de usar. Já o microfone é ativado com o braço em baixo e fica em mute automaticamente quando é fechado. A nível de ligações físicas, esta solução conta apenas com ligação USB-C para carregamento.

Apesar de ser possível personalizar o botão programável, atribuir efeitos de luz aos seus LEDs e até usar o equalizador via iCUE, os Corsair Void Wireless V2 são uma solução plug-and-play bastante acessível que não requer qualquer tipo de configuração com o seu dongle — também compatível com a PlayStation 5, onde fica também apto para tirar partido das capacidades de áudio espacial da consola. Já o Bluetooth, que requer o habitual processo de sincronização, é ideal para usar em smartphones, na Nintendo Switch e em PCs – se o utilizador assim o pretender.

Sem entrar em grandes especificações técnicas, os Corsair Void Wireless V2 contam com uns drivers de 50mm de neodímio, muito comuns neste segmento, que afetam positivamente, por norma, a ergonomia dos auscultadores, conferindo assim umas cúpulas de dimensão confortável com potencial para uma ótima sensação de espaço e respiração do som. Neste caso, por defeito, os Corsair Void Wireless V2 oferecem uma experiência sonora muito boa, na qual são rapidamente notórios os tons mais quentes, enriquecidos com ótimos baixos e um bom soundstage. O som é bastante agradável em volumes moderados, com uma fantástica distinção sonora – especialmente em músicas com muitos instrumentos, ou no consumo de conteúdos ricos em diálogos, uma característica que tem óbvias vantagens durante a comunicação.

Explorando mais as capacidades dos Corsair Void Wireless V2, torna-se claro que a sua equalização padrão aposta nos baixos, com músicas mais agressivas com percussão a revelarem uma grande agressividade, que por vezes abafa a distinção sonora – especialmente em volumes mais elevados. Claro que tudo pode ser ajustado no equalizador do iCUE, mas requer alguma paciência e existem limites às suas capacidades. Também é notória alguma distorção sonora em volumes muito elevados, com fraca distinção sonora – mas apenas naqueles patamares em que já deixa de ser saudável utilizar os auscultadores.

Dado o conforto e a ergonomia dos Corsair Void Wireless V2, também é digno de destaque o seu isolamento sonoro. Não se trata, obviamente, de uma solução com qualquer tipo de cancelamento de ruído, mas os Corsair Void Wireless V2 fazem o suficiente para “abafar” o ruído externo – ainda que os cliques de um rato ou teclado mecânico sejam algo audíveis.

O suporte de Dolby Atmos é um dos destaques dos Corsair Void Wireless V2, que contam com licença incluída e que oferecem a sua equalização padrão não só para jogos, mas também para música – em particular no Apple Music, que recebeu recentemente suporte de Dolby Atmos no Windows. A diferença não é muito acentuada face à utilização padrão, destacando-se um volume mais equilibrado e distinto, assim como baixos mais agressivos, mas relativamente afinados. A experiência traduz-se de forma semelhante em jogos, com o acrescento da ilusão de áudio espacial, com os seus sons multidirecionais – como os ruídos do caos de uma cidade como Night City em Cyberpunk 2077, os motores de carros a passarem por nós em Forza Horizon 5, ou os tensos sons dos clickers nos vários ambientes de The Last of Us Part II. A utilização do Dolby Atmos é convincente o suficiente para o manter sempre ativo.

Um dos aspetos que mais me impressionou nos Corsair Void Wireless V2 foi, curiosamente, algo a que até não costumo dar muita atenção. Refiro-me às capacidades comunicativas, nomeadamente do seu microfone. Um dos primeiros testes que fiz foi, curiosamente, numa chamada com um representante da marca que também estava a experimentar o mesmo modelo, e ambos começámos a chamada com alguma surpresa pela sua qualidade. O microfone omnidirecional, sem qualquer configuração, foi capaz de captar as vozes de forma muito bem isolada, sem ruídos de fundo e com um excelente som encorpado. Na prática, a captura sonora dos Corsair Void Wireless V2 é extremamente convincente – não só para chamadas limpas e de qualidade, mas também para a produção de conteúdos, nomeadamente para streaming. Após alguns testes de gravação, inclusive podcasts, a ilusão já moderou as minhas expectativas, continuando a não ser um substituto digno de um microfone dedicado. No entanto, mantém uma excelente nota de recomendação para quem quiser passar muito tempo à conversa, seja no Discord ou em serviços semelhantes.

A bateria dos Corsair Void Wireless V2 também é outra nota de destaque, com a promessa de uma duração de 65 horas – algo que se traduz em quase três dias ininterruptos. Com a minha utilização diária e moderada, os Corsair Void Wireless V2 surpreendem bastante, com cargas ocasionais quase de semana a semana, revelando-se assim uma solução bastante fiável.

Os Corsair Void Wireless V2 representam uma proposta renovada dentro da gama Void, mantendo o foco num equilíbrio entre funcionalidade, conforto e preço. Com um conjunto sólido de características técnicas, uma qualidade sonora bastante agradável, excelente autonomia e um microfone surpreendentemente competente, temos uma solução acessível e consciente do que tem para oferecer dentro do seu segmento.

Recomendado - Echo Boomer

Este dispositivo foi cedido para análise pela Corsair.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados