Continuam as obras de Ligação do Parque Empresarial de Formariz à A3

- Publicidade -

Esta obra tem conclusão prevista para o final deste ano.

No âmbito do Programa de Valorização das Áreas Empresariais (PVAE), está a ser construída uma nova via que se desenvolve entre a A3 (Nó de Sapardos) e a ligação da EN 303 (km 12.800) ao Parque Empresarial de Formariz, em Paredes de Coura, numa extensão aproximada de 8.800 m.

Esta empreitada irá assegurar a melhoria das acessibilidades, o reforço da segurança rodoviária e a redução do tempo de percurso do Parque Empresarial de Formariz até à rede rodoviária estruturante, potenciando o crescimento económico e criação de emprego em Paredes de Coura.

No que respeita ao traçado da plena via, este apresenta alinhamentos retos concordados por alinhamentos curvos com raios compreendidos entre 100 m e 15.000 m. Em perfil longitudinal apresenta traineis com inclinações compreendidas entre 0.57% e 7.00%, concordados por curvas verticais, côncavas e convexas, com raios compreendidos entre 300 m e 32.500 m.

Transversalmente, a plataforma da estrada, na sua generalidade tem 10,00 m de largura, faixa de rodagem com 7,00 m de bermas com 1.50 m. Adicionalmente, existem troços com via de lentos com 3.25 m de largura. Na parte final, está prevista a requalificação da atual EN303, sendo nesse troço, executados passeios com 1.50 m de largura e baías de estacionamentos.

Relativamente às interseções giratórias, a rotunda 1, rotunda 2 e rotunda 3, apresentam uma ilha central com 19.0 m de raio e faixa de rodagem com 5.90 m. A rotunda 4 tem uma ilha central com raio de 10.00 m e faixa de rodagem de 7.50 m de largura.

É de referir que para além dos normais trabalhos inerentes a este tipo de obra, a empreitada prevê a execução das seguintes Obras de Arte:

  • Ponte sobre o ribeiro das Corredoras;
  • Pontão sobre a ribeira de Sapardos;
  • Pontão sobre a ribeira de Borzendes;
  • Quatro obras de arte correntes;
  • Passagem Superior de Peões.

Recorde-se que esta era uma obra cuja conclusão estaria prevista para dezembro do ano passado. De momento, tem conclusão prevista até ao final deste ano.

Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados