Continente abriu uma loja onde não existem caixas de pagamento

- Publicidade -

É tudo automático e com recurso a tecnologia portuguesa.

Estávamos em outubro de 2019, mês em que o Pingo Doce abriu em Portugal uma loja laboratório. Por outras palavras, a loja, instalada no campus da Nova SBE, em Carcavelos, iria servir para “testar novas soluções tecnológicas”, mas desde logo demarcava-se das demais por não possuir caixas de pagamento, nem sequer aceitar pagamentos em moedas ou notas. Ou seja, é tudo processado através do smartphone.

Sendo a única loja do género em Portugal, a Sonae resolveu seguir as pisadas, neste caso com a abertura de um supermercado Continente onde também não existem caixas de pagamento. Mas vai mais além da solução apresentada pela concorrência.

Inspirado na loja do Pingo Doce e, também, nas Amazon Go (existem algumas nos Estados Unidos e duas na Europa), o novo supermercado Continente situa-se na Rua D.Filipa de Vilhena nº2C, mesmo em frente ao jardim do Arco do Cego, em Lisboa, e é o primeiro totalmente tecnológico no que ao pagamento diz respeito.

O funcionamento, porém, é algo diferente do que foi apresentado pelo Pingo Doce: enquanto que, no supermercado da Jerónimo Martins, é preciso ir lendo os códigos de barras dos produtos, para que estes sejam adicionados a um cesto virtual, e terminar a compra na app para que o valor seja debitado do cartão, tendo o utilizador ainda de aguardar por um código que será fornecido pela app para que possa sair da loja, nesta loja do Continente a tecnologia vai mais além.

Basta usar a app Continente Labs e, à entrada da loja, fazer check in com um QR Code para que os torniquetes se abram. E está feito, a partir daí não necessitam mais do smartphone. À medida que vão retirando os produtos das prateleiras, estes são automaticamente adicionados ao vosso carrinho virtual. No final, basta sair de loja que depois, em poucos minutos, receberão uma fatura eletrónica detalhada com tudo o que adquiriram.

Apesar de pequena (a loja só tem 150 m2), tudo isto é possível devido às centenas de câmaras de filmar existentes no espaço. São cerca de 200 câmaras no teto e 400 prateleiras espalhadas pelos expositores, que também são sensores complexos, pois pesam tudo o que nelas é posto, bem como a respetiva localização.

Convém ter atenção que, para que possam entrar e fazer compras, é necessário descarregar a app Continente Labs, ser utilizador da app Cartão Continente com Continente Pay e ter a fatura eletrónica ativa.

A tecnologia desta nova loja Continente foi desenvolvida por uma startup portuguesa, a Sensei.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

- Publicidade -

Relacionados

Setúbal. Supermercado Continente vai nascer na histórica estação rodoviária na 5 de outubro

Está a ser decidido se se avança para a demolição do imóvel ou se, por outro lado, se procede à recuperação do mesmo.

Antiga Garagem Liz recuperada para dar lugar a uma loja Continente

A história do edifício da nova loja remonta a 1887, ao Real Colyseu de Lisboa.

Continente passa a ter fraldas para bebés amigas do ambiente

Estão disponíveis em três tamanhos diferentes.

Continente abre a sua primeira loja no concelho de Condeixa

Esta abertura reforça a aposta da marca no distrito de Coimbra que fica agora a contar com nove lojas Continente.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Festival Internacional de Balões de Ar Quente pela primeira vez em Oeiras

O evento acontecerá já no próximo mês de setembro.

Lost Epic – Simples, mas Eficaz

Lost Epic não traz grandes ambições de se destacar no género, mas sim dar aos jogadores uma experiência sólida e quase sempre interessante.

Frogun – Agora é a vez dos fãs

Frogun é um simpático jogo de plataformas que peca ao apostar numa longevidade que revela progressivamente os seus maiores defeitos.