Como contornar um bloqueio do endereço de IP?

- Publicidade -

Um endereço de IP é a identidade única do fornecedor de internet atribuído ao vosso computador, dispositivo inteligente ou smartphone.

Quando estamos a aceder a uma página de internet através de algum dispositivo, este utiliza o endereço de IP como identificação desse acesso específico.

Após a conexão à internet, os dispositivos comunicam com o site ou o servidor de internet, e o endereço de IP é verificado.

Alguns sites e fornecedores podem bloquear alguns endereços de IP específicos, através de uma firewall que lhes nega o acesso.

Alguns desses bloqueios podem ocorrer quando:

  • O acesso à rede que utilizam (escola ou trabalho) está bloqueado pelo fornecedor de internet ou governo, ou bloqueado pelo próprio site que pretendem visitar;
  • Sites ou plataformas mais populares como o Twitter ou Omegle podem bloquear um IP, caso os users usem a plataforma para a promoção de atividades ilícitas ou violação dos termos de uso do serviço.

Uma das formas de contornar um bloqueio de IP é através da utilização de um proxy rápido de Portugal. Os proxies são utilizados como intermediário entre o destino e o dispositivo móvel ou computador.

IP bloqueado: o que significa?

Ao receberem uma mensagem de que o endereço de IP foi bloqueado após tentarem aceder a um site, significa que o IP se encontra numa “blacklist” de IP’s que têm restrições de acesso ou que não têm nenhuma permissão para aceder ao site em questão.

O bloqueio pode ser total ou pode surgir uma mensagem de reCAPTCHA. Esta mensagem surge quando um site deteta algo de suspeito e serve para despistar tráfego real de users de tráfego falso, normalmente realizado por ataques de bots.

Por exemplo, acessos ao mesmo site de forma repetida ou o acesso ao site num local diferente do habitual são atividades que se podem ser suspeitas e, assim, fazer surgir a mensagem de reCAPTCHA.

Como contornar um bloqueio de IP?

O “spoofing IP” (mascar o endereço de IP) é uma forma de contornar o sistema de bloqueio de um IP de um site, fazendo com que o sistema identifique a conexão numa localização diferente daquela que se encontra no momento, normalmente através da geração de um outro endereço de IP. Desta forma, permite ocultar o verdadeiro endereço e apresentar um outro endereço de IP.

Existem várias opções de “camuflar” o endereço de IP ou contornar o bloqueio de um IP de um site.

Usar um servidor proxy

A primeira opção para contornar o bloqueio de um IP de um site é efetuar a navegação à internet através de um servidor proxy.

A navegação através de um servidor proxy, além de fazer alterar o endereço de IP, faz com a localização seja ocultada. No entanto, os dados de tráfego permanecem visíveis a terceiros para uma monitorização real dos acessos.

O proxy é usado para servir funções como controle de acesso, permitindo que os users tenham acesso a sites com restrições, contornando estas que são aplicadas no momento de login ou na identificação do endereço de IP.

Outra função do servidor proxy é a de filtrar o conteúdo. Neste caso, o servidor permite que o acesso a sites bloqueados por restrições locais ou legais possa ser efetuado.

Ligarem-se através de uma VPN

Outra opção para aceder a sites bloqueados é usar uma VPN.

Tal como um servidor de proxy, a VPN altera o endereço de IP. Porém, todos os dados do user durante a navegação são criptografados, garantindo uma navegação privada e segura.

Com o acesso através de uma VPN, o site consegue obter informação sobre a localização da origem do tráfego, desbloqueando assim sites que possam ter restrições geográficas.

Depois do login no serviço de VPN, podem selecionar o país de ligação e acesso à internet que pretendem, sem que tenham de trocar de lugar ou dispositivo.

Navegar com o The Onion Router

Utilizar o navegador The Onion Router – TOR é também uma solução para contornar o bloqueio do endereço de IP.

Com o TOR, a conexão passa por diversos intermediários, não indo diretamente ao servidor do site ou plataforma que se pretende aceder, gerando assim anonimato e impedindo que a navegação seja rastreada.

No caso de quererem fazer downloads ou assistir a filmes em plataformas de streaming, esta opção não é muito recomendada.

Alterar IP com o router de internet

Outra alternativa para desbloquear o acesso a sites restritos é fazer a alteração do endereço de IP de forma manual nas configurações do router de internet.

Para que isso seja possível, dependerá se o endereço de IP é estático ou dinâmico, sendo que na maioria dos casos é possível ser feita a alteração.

Conclusão

Como estamos ligados à internet durante grande parte do nosso dia a dia, podem surgir situações em que, por alguma razão, se deixou de ter acesso a um site específico ou a uma plataforma de séries, filmes ou música.

Pode acontecer porque o endereço de IP foi bloqueado ou porque foram criadas restrições geográficas, legais ou políticas que impedem o acesso.

Através deste artigo, apresentámos 5 opções mais comuns de contornar as restrições de bloqueios através dos endereços de IP’s, sendo possível navegar livremente e sem riscos de segurança na internet.

- Publicidade -

1 Comentário

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados