Quando estão em vias de abrir uma empresa, existe uma série de requisitos de acessibilidade para pessoas com deficiência que precisam de cumprir. Com a Internet não é diferente. A acessibilidade digital é um direito previsto por lei – e um dever. Só que esse ainda é um grande desafio, principalmente no Brasil.
Num país onde uma a cada quatro pessoas possuem algum tipo de deficiência, apenas 0,46% dos sites cumprem as requisitos de acessibilidade web. E isto não acontece por falta de regulamentação. O Brasil possui uma das legislações mais completas do mundo: a Lei Brasileira de Inclusão.
É essencial que as empresas fiquem atentas à forma como recebem os utilizadores nas suas casas. Vocês querem que o utilizador entre, fique o maior tempo possível, de preferência que faça uma compra, e saia feliz, dizendo depois aos amigos o quão incrível foi estar ali. Cada experiência conta.
Por isso, tenham em atenção vários aspetos a seguir sobre os princípios de acessibilidade web, a Lei Brasileira de Inclusão e como é que a vossa empresa pode ganhar fazendo parte da revolução da inclusão digital.
O que é a acessibilidade digital?
Na prática, acessibilidade digital significa desenhar sites, ferramentas e tecnologias para que sejam acessíveis a todas as pessoas, incluindo aquelas com deficiências. Os benefícios são tantos que acabam por estender-se para outros utilizadores.
Isto porque a acessibilidade digital cria um ambiente online mais inclusivo, independentemente de habilidades ou circunstâncias. Para as empresas, adotar práticas de acessibilidade pode resultar num aumento significativo no alcance do público e na satisfação do cliente.
Para assegurar a acessibilidade digital, há diversos métodos e recursos disponíveis, como:
- Uso de dispositivos específicos
- Escolhas no design do site
- Tipo de linguagem
- Cores
- Formato do texto
A acessibilidade digital não se limita apenas a tornar o conteúdo acessível para cegos e surdos. Também envolve também tornar os dados mais claros para todos, contribuindo para a inclusão.
Um exemplo é a usabilidade. Sites acessíveis são frequentemente mais fáceis de navegar e entender, o que pode reduzir a taxa de rejeição e aumentar o tempo de permanência na página – algo que o SEO vai valorizar. Além disso, a acessibilidade é um indicativo de responsabilidade social corporativa, fortalecendo a imagem da marca e o relacionamento com os clientes.
Agora que já entendem melhor os benefícios da acessibilidade digital, atentem um pouco na lei que rege a acessibilidade no Brasil e algumas práticas importantes para dar um passo rumo à inclusão.
Lei Brasileira de Inclusão
No Brasil, a Lei Brasileira de Inclusão é quem rege como a acessibilidade digital deve ser feita – com foco na acessibilidade digital para pessoas com deficiência. Esta lei faz valer os direitos das pessoas com deficiência, que assim têm acesso a estabelecimentos online e offline, bem como rege sobre a fiscalização do cumprimento legal.
Além da LBI, o governo brasileiro também é regido pelo eMAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrónico). É nada mais, nada menos, que um guia para orientar a criação de sites e conteúdos acessíveis.
O que considerar ao criarem um site para a vossa empresa?
Ao criarem um site, as empresas devem considerar aspetos como cores, formatos diferentes para o mesmo conteúdo e a construção do texto para garantir a acessibilidade digital. É importante oferecer uma variedade de cores que facilitem a navegação para diferentes públicos, levando em conta o contraste. Além disso, é fundamental utilizar técnicas que tornem a leitura mais rápida e fácil, especialmente para softwares de voz.
Exemplos de práticas de acessibilidade digital incluem usar voz ativa em vez de voz passiva, justificar à esquerda e evitar fontes serifadas, criar texto com títulos, subtítulos e listas, e inserir links nas palavras-chave com texto explicativo.
Outra dica é construir sites que sejam compreendidos por tecnologia de assistência. O que é isso? A tecnologia de assistência engloba recursos que melhoram a qualidade de vida, autonomia e acesso à informação para pessoas com deficiência, incluindo leitores de ecrã, tradutores para LIBRAS, ratos e teclados adaptados, alto contraste e ampliação de ecrã.
Vocês também podem oferecer conteúdo em diferentes formatos, como áudio para o texto, legendas em vídeos e descrições de imagens. É uma estratégia eficaz para chegar a diversos públicos.
Investir em acessibilidade digital traz vantagens como a associação da empresa a valores de inovação, empatia e inclusão, ampliação do alcance de público e oferta de produtos e serviços de valor.