Comissão Europeia quer todos os smartphones com portas USB-C, incluindo iPhones

- Publicidade -

A Apple é que não vai gostar muito desta possível lei…

A Comissão Europeia, a guardiã dos Tratados e o braço executivo da União Europeia, anunciou planos para fazer com que os dispositivos eletrónicos cheguem todos ao mercado com uma porta de carregamento USB-C. É uma medida que faz sentido, até porque o objetivo é reduzir o lixo eletrónico, permitindo que os utilizadores reutilizem carregadores e cabos que têm por casa quando adquirem novos equipamentos.

O problema, porém, está na Apple, que sempre gostou de ser marcar pela diferença. A tecnológica usa a tecnologia própria Lightning, descartando o uso de portas USB-C, contrariamente ao que acontece com a concorrência.

Além dos smartphones, o objetivo é o USB-C ser uma norma obrigatória em tablets, auscultadores e auriculares, colunas, câmaras e consolas. A proposta, porém, somente diz respeito a dispositivos eletrónicos que sejam recarregados com recurso a cabo. Por exemplo, se a Apple lançar um iPhone que se recarrega sem que seja necessário utilizar qualquer cabo, então a norma do USB-C não se aplica.

A proposta para uma revisão de lei terá agora de ser adotada pelo Parlamento Europeu. Se tal acontecer, as fabricantes deverão ter um máximo de 24 meses para seguirem as novas regras.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados