Começaram as obras de ampliação do Hospital de São Bernardo, em Setúbal

- Publicidade -

A obra tem um custo de 27 milhões de euros e deverá ficar concluída em 20 meses.

Aconteceu durante a tarde de hoje, dia 29 de março, a cerimónia que deu início oficial às obras de ampliação do Hospital de São Bernardo, em Setúbal. Por outras palavras, foi lançada a primeira pedra.

Com um investimento de 27 milhões de euros, as obras vão permitir relocalizar serviços de urgência e dar continuidade à requalificação dos espaços dos vários serviços de apoio assistencial. Estima-se que os trabalhos durem 20 meses, o que significa que somente no final de 2024, e isto sem contarmos com atrasos, é que a empreitada estará concluída.

Em visita com o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, ao Hospital de São Bernardo, o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, admitiu estar-se perante o risco real de as novas infraestruturas ficarem concluídas sem profissionais para lhes dar uso.

“Esse é, de facto, um grande risco”, sublinhou. “A ampliação sem profissionais de saúde, não serve para nada.”

Melhores condições de trabalho, salientou o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, tornam mais apelativos os próprios postos de trabalho, o que poderá contribuir “para atrair profissionais de saúde, em vez do inverso, como se tem vindo a verificar”.

André Martins, referindo-se à atratividade do mercado de trabalho do setor público da saúde, reforçou ser “fundamental que também haja condições e incentivos para que profissionais venham para o Serviço Nacional de Saúde, bem como para o Hospital de Setúbal”.

O autarca mantém elevadas preocupações relativamente à fragilidade do serviço oferecido à população nas Urgências Pediátricas do Hospital de Setúbal, que continua a encerrar a cada 15 dias por falta de recursos humanos.

Por sua vez, o ministro da Saúde, perante os protestos de populares à entrada do Centro Hospitalar de Setúbal, admitiu que a ampliação do hospital não resolve os problemas de fundo, mas podem representar um passo importante na melhoria das condições dos serviços prestados.

“Estas novas instalações vão resolver o problema de falta de profissionais? Não. Mas trata-se de dar melhores condições de trabalho e, com isso, contribuir para atrair jovens profissionais”, destacou.

Foto: CM Setúbal

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados