Uma campanha importantíssima por esta altura.
No arranque deste ano, quatro cientistas portugueses do Instituto de Medicina Molecular lançaram uma campanha de informação no YouTube que visa clarificar as dúvidas existentes relativamente às vacinas contra a COVID-19. A ideia é de dois imunologistas, um virologista e um parasitologista – Bruno Silva Santos, Luís Graça, Miguel Prudêncio e Pedro Simas – que, desta forma, respondem às questões existentes de forma simples e clara.
Uma vez que as redes sociais, que tanta gente usa, são profícuas a espalhar desinformação, os cientistas viram neste canal uma forma de informar corretamente a população. Assim, pretende-se dar confiança a todo este esforço que está a ser feito relativamente às vacinas, pois só assim será possível controlar a pandemia.
Questões como “Como foi possível desenvolver uma vacina para a COVID-19 tão depressa?”; “A vacina para a COVID-19 é segura?”; “A vacina para a COVID-19 permitirá devolver a normalidade às nossas vidas?”; “Devo vacinar-me para a COVID-19?” são alguns dos tópicos abordados nos vídeos disponíveis no canal de YouTube.
Em entrevista à SIC, Luís Graça, um dos responsáveis pela ideia, disse que o feedback tem sido ótimo e que, por causa disso mesmo, estão já a preparar várias parcerias com outras entidades para que esta campanha de informação chega a tanta gente quanto possível.