Número diário de ciberataques quadriplicou devido à COVID-19

Nas últimas duas semanas, o número de ciberataques relacionados com o coronavírus aumentou significativamente de algumas centenas para mais de 5.000 ataques a 28 de março. Em média, mais de 2.600 ciberataques relacionados com o coronavírus estão a ocorrer diariamente.

- Publicidade -

No entanto, e embora o número de ciberataques relacionados com a pandemia tenha crescido exponencialmente, o volume total de atividades de ciberameaças nas redes das organizações em todo o mundo decresceu cerca de 17% entre janeiro e março de 2020.

ciberataque

84% dos ciberataques ativam-se através de websites de phishing, enquanto 2% destes envolvem a vítima a aceder a um website malicioso através do uso do seu dispositivo móvel.

Há websites com “corona”/”covid” no seu domínio, há ficheiros com nomes relacionados com “Corona” e há ainda ficheiros que são distribuídos com o assunto do email relacionado com coronavírus no-email.

Nas últimas duas semanas, mais de 30.103 foram registados novos domínios relacionados com o coronavírus, dos quais 131 são maliciosos e 2.777 são suspeitos e encontram-se sob investigação. Isto significa que, no total, mais de 51.000 domínios relacionados com a pandemia foram registados desde janeiro de 2020, que é considerado o início da pandemia.

Ataques de phishing por websites a passar-se pela Netflix duplicaram

A maioria destes sites foram registados nos últimos meses, incluindo domínios com o nome oficial do vírus dado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) – netflixcovid19s.com. Alguns destes sites oferecem opções de pagamento na tentativa de extrair de forma fraudulenta os detalhes de pagamento dos utilizadores.

Recentemente, registou-se também um aumento do número de registos de domínios “Zoom” e identificou ficheiros “Zoom” maliciosos direcionados para quem está a trabalhar em casa. Mais de 1.700 novos domínios “Zoom” foram registados desde o surgimento da pandemia, 25% dos quais foram registados na última semana.

Seis dicas para ficarem protegidos

  • Cuidado com domínios parecidos: Verificar erros gramaticais em emails ou websites e remetentes de email desconhecidos.
  • Ser cauteloso com remetentes desconhecidos: Olhar para os ficheiros recebidos via email provenientes de remetentes desconhecidos, especialmente se eles intentarem a alguma ação que normalmente não faria.
  • Usar fontes autênticas: Assegurar-se que estão a adquirir bens de fontes autênticas. Uma forma para o fazer é NÃO clicar em links promocionais de emails. Em vez disso, pesquisar o retalhista desejado e clicar nos resultados da pesquisa do Google.
  • Cuidado com as ofertas “especiais”: “Uma cura exclusiva para o Coronavírus por $150” não é realmente uma oportunidade de confiança. Neste momento não existe nenhuma cura para o coronavírus e, mesmo que houvesse, claramente não será oferecido via email.
  • Não reutilizar passwords: Ter a certeza de não reutlizar as mesmas passwords entre aplicações e contas.
  • Implementar uma ciber arquitetura end-to-end: As organizações podem prevenir ataques zero-day com uma ciber arquitetura end-to-end, de modo a bloquear sites de phishing e implementar alertas sobre reutilização de passwords em tempo real.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Deve-se ou não vacinar os jovens entre os 12 e os 15 anos contra a COVID-19?

Na ótica da Direção-Geral de Saúde, só é recomendável que se vacinem os jovens se eles tiverem comorbilidades associadas, que possam conduzir a uma doença grave ou à morte.

Centro Colombo faz testes gratuitos à COVID-19

O processo está a ser coordenado pelos profissionais de saúde da Farmácia Colombo, que comunica todos os resultados às autoridades competentes.

DGS recomenda realização de testes à COVID-19 em casamentos com mais de 10 pessoas

No caso de eventos de natureza cultural ou desportiva, recomenda-se a testagem sempre que o número de participantes/espectadores seja superior a 1.000, em ambiente aberto, ou superior a 500, em ambiente fechado.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Arcane com estreia em simultâneo na Netflix e na Twitch

O primeiro episódio poderá ser visto em conjunto com milhões de fãs em todo o mundo.

Grupo Barraqueiro pretende usar carruagens espanholas para ligar Braga a Faro

O objetivo é tornar-se o primeiro operador ferroviário de longo curso em Portugal.

Vila Galé quer abrir hotéis nos Açores e em Tomar em 2022

Além disso, há planos para uma nova unidade hoteleira para crianças no Alentejo.