Trojan bancário pede dinheiro em troca de informações falsas sobre a COVID-19

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O trojan bancário “Ginp”, capaz de inserir mensagens de texto falsas em smartphones Android, surge agora com uma nova funcionalidade que aproveita o atual período de desconfiança provocado pelo surto de COVID-19.

Trojan bancário

A partir do momento em que é transferido para o telemóvel da vítima, este trojan pode receber uma ordem por parte do hacker para abrir uma página web denominada “Coronavirus Finder”, que assegura que há pessoas próximas de si infetadas com o vírus.

Aí, essa página pede às vítimas que paguem 75 cêntimos (um valor irrisório, na verdade) para que divulgue onde estão essas pessoas. Seguidamente, os utilizadores são transferidos para uma página de pagamento, onde têm que introduzir os seus dados do cartão de crédito.

Porém, nunca o deverão fazer. É que não pagam aquele valor, não. O que acontece é que os dados do cartão de crédito vão parar às mãos dos hackers.

Portanto, se vos surgirem emails ou SMS suspeitos, tal como já demos aqui a conhecer, não cliquem em nada. Apaguem somente.

De modo a evitarem estar expostos ao Ginp ou outros trojans bancários, há alguns cuidados que devem tomar, como somente transferir aplicações apenas das lojas oficiais, não clicar em links suspeitos e não fornecer informações sensíveis.

Caso desejem, podem ainda optar por instalar uma solução de segurança no smartphone, como o Kaspersky Internet Security for Android.

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