fbpx

Trojan bancário pede dinheiro em troca de informações falsas sobre a COVID-19

O trojan bancário “Ginp”, capaz de inserir mensagens de texto falsas em smartphones Android, surge agora com uma nova funcionalidade que aproveita o atual período de desconfiança provocado pelo surto de COVID-19.

Trojan bancário

A partir do momento em que é transferido para o telemóvel da vítima, este trojan pode receber uma ordem por parte do hacker para abrir uma página web denominada “Coronavirus Finder”, que assegura que há pessoas próximas de si infetadas com o vírus.

Aí, essa página pede às vítimas que paguem 75 cêntimos (um valor irrisório, na verdade) para que divulgue onde estão essas pessoas. Seguidamente, os utilizadores são transferidos para uma página de pagamento, onde têm que introduzir os seus dados do cartão de crédito.

Porém, nunca o deverão fazer. É que não pagam aquele valor, não. O que acontece é que os dados do cartão de crédito vão parar às mãos dos hackers.

Portanto, se vos surgirem emails ou SMS suspeitos, tal como já demos aqui a conhecer, não cliquem em nada. Apaguem somente.

De modo a evitarem estar expostos ao Ginp ou outros trojans bancários, há alguns cuidados que devem tomar, como somente transferir aplicações apenas das lojas oficiais, não clicar em links suspeitos e não fornecer informações sensíveis.

Caso desejem, podem ainda optar por instalar uma solução de segurança no smartphone, como o Kaspersky Internet Security for Android.

Fonte:Kaspersky
- Publicidade -

Afiliados

Sigam-nos

10,782FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
629SeguidoresSeguir

Media Partner

Relacionados

Science4You lançou para o mercado o primeiro brinquedo do mundo sobre a COVID-19

A nova aposta da marca pretende que os mais novos aprendam sobre o mundo da imunologia e de que forma se podem proteger de vírus, fungos e bactérias, através de várias experiências e ferramentas didáticas.

Empresa portuguesa vai lançar linha de roupa preparada para a COVID-19

A coleção cápsula GOKÄ irá englobar uma sweat com gola incorporada, que substitui a máscara e filtra a 99%, calças de fato de treino e máscaras.

Empresa portuguesa desenvolve desinfetantes exclusivos contra a Covid-19

A solução surge por parte da Inokem, startup portuguesa de biotecnologia especializada em soluções químicas e biológicas, que se adaptou às exigências do mercado.

Rússia aprovou a primeira vacina contra a COVID-19

Vacina foi testada durante dois meses em humanos.
- Publicidade -

Mais Recentes

Análise – Sony WH-1000XM4

Com os Sony WH-1000XM4 a tocar música e o Noise Cancelling ativo, o mundo circundante salta para o segundo plano e nem damos por ele.

Oktoberfest está de volta à Nortada

A grande festa da cerveja regressa pelo terceiro ano consecutivo.

Fórmula 1 – Grande Prémio da Rússia leva Bottas ao lugar mais alto do pódio

Depois de uma semana de pausa a Fórmula 1 está de volta, desta vez na Sochi para o Grande Prémio da Russia, mas com uma primeira volta que nos fez viajar até ao segundo fim de semana de Itália em Mugello.