Trojan bancário pede dinheiro em troca de informações falsas sobre a COVID-19

O trojan bancário “Ginp”, capaz de inserir mensagens de texto falsas em smartphones Android, surge agora com uma nova funcionalidade que aproveita o atual período de desconfiança provocado pelo surto de COVID-19.

Trojan bancário
- Publicidade -

A partir do momento em que é transferido para o telemóvel da vítima, este trojan pode receber uma ordem por parte do hacker para abrir uma página web denominada “Coronavirus Finder”, que assegura que há pessoas próximas de si infetadas com o vírus.

Aí, essa página pede às vítimas que paguem 75 cêntimos (um valor irrisório, na verdade) para que divulgue onde estão essas pessoas. Seguidamente, os utilizadores são transferidos para uma página de pagamento, onde têm que introduzir os seus dados do cartão de crédito.

Porém, nunca o deverão fazer. É que não pagam aquele valor, não. O que acontece é que os dados do cartão de crédito vão parar às mãos dos hackers.

Portanto, se vos surgirem emails ou SMS suspeitos, tal como já demos aqui a conhecer, não cliquem em nada. Apaguem somente.

De modo a evitarem estar expostos ao Ginp ou outros trojans bancários, há alguns cuidados que devem tomar, como somente transferir aplicações apenas das lojas oficiais, não clicar em links suspeitos e não fornecer informações sensíveis.

Caso desejem, podem ainda optar por instalar uma solução de segurança no smartphone, como o Kaspersky Internet Security for Android.

Fonte:Kaspersky
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

12,987FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
784SeguidoresSeguir

Parceiros

Relacionados

Uber junta-se à Unilabs para testes de rastreio à COVID-19 no domicílio

Essencialmente, um motorista Uber irá levar um técnico de colheitas devidamente habilitado da Unilabs ao domicílio de um cliente que tenha requisitado o serviço, com equipamento de proteção individual para a recolha da amostra.

Este tapete desinfeta eficazmente os nossos sapatos contra a COVID-19

O Safecarpet está disponível em vários tamanhos, com preços a partir dos 48€.

Autotestes à COVID-19 começam finalmente a ser vendidos

Mas os preços vão variando de local para local.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Chegou o primeiro gin de flor de cânhamo português

A par do gin, a marca O Benefício lança também os seus primeiros NFTs numa peça visual musical de 700 segundos.

Este e-book vai ajudar a escolher uma licenciatura

Procuram um curso para construir uma carreira de sonho? Então é melhor terem uma ajudinha.

miio Pay. Nova funcionalidade permite pagamentos ocasionais, sem contrato, para o carregamento de veículos elétricos na rede pública

Ou seja, não pressupõe a existência de um cartão de carregamento físico, de um contrato ou a adesão a um serviço.