Castelo de Leiria reabre portas até junho deste ano

Recorde-se que o castelo fechou em junho de 2019 para obras de reabilitação de alguns dos seus espaços.

Castelo de Leiria
- Publicidade -

Em fevereiro do ano passado, numa altura em que os trabalhos de reabilitação no Castelo de Leiria já decorriam, a Câmara Municipal de Leiria estava a promover uma série de visitas gratuitas, fosse aos trabalhos em curso seja à Torre de Menagem, Paços Novos e exposição Castelo de Leiria – Construções de um lugar. Não sabemos, contudo, se essas visitas foram mesmo realizadas, uma vez que a pandemia de COVID-19 assolou o país.

O que sabemos agora, sim, é que as obras de reabilitação do castelo deverão terminar em breve, uma vez que a reabertura está prevista para este primeiro semestre do ano. Significa que a abertura das portas deverá acontecer algures até junho.

Numa informação enviada à agência Lusa, o município refere que a execução de infraestruturas para os acessos mecânicos ao Castelo, investimento de 1,6 milhões de euros com apoio de 1,4 milhões de euros, inclui dois elevadores verticais no lado sul e um elevador em carril no lado norte.

Já a reabilitação urbana do núcleo amuralhado, Castelo e envolventes, no valor de 1,9 milhões de euros, com financiamento de 1,5 milhões de euros, contemplou a Casa da Guarda, com diversas intervenções, as cisternas, consideradas um “importante arqueossítio” e tornando visitável o interior, e a Igreja de Santa Maria da Pena, que foi alvo de diversos trabalhos, de conservação e restauro, incluindo colocação de cobertura e vãos ou arranjos no adro e no acesso à Torre Sineira.

Ao nível dos arranjos exteriores, o Castelo vai ter um anfiteatro em pedra para eventos ao ar livre, os caminhos vão ser nivelados e colocada calçada e as áreas de repouso também vão ser objeto de intervenção. Está prevista, igualmente, a substituição de espécies vegetais degradadas por autóctones.

Em declarações à Lusa, a vereadora com o pelouro da Cultura, Anabela Graça, adiantou que está a ser equacionada uma programação cultural que “deverá prever oferta educativa, cultural e de lazer, numa perspetiva integradora e abrangente de todo o núcleo amuralhado da antiga Cerca da Vila”.

Fonte:Lusa
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

12,931FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
656SeguidoresSeguir

Relacionados

Querem visitar o Castelo de Leiria? Há varias oportunidades ao longo do ano

Sabiam que, apesar de fechado para obras, o Castelo de Leiria tem em curso uma série de visitas gratuitas ao longo deste ano? É verdade, basta é fazer a respetiva inscrição com antecedência.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Afinal, os pagamentos à EMEL estarão suspensos enquanto existir confinamento

Quer isto dizer que a suspensão atualmente em vigor não terminará, como previsto, no final de fevereiro.