Cascais é o município com maior número de caixotes do lixo inteligentes em Portugal

- Publicidade -

Conta com um total de 140 equipamentos do género.

Eram apenas 46 em 2021, mas, dois anos depois, esse número triplicou. Falamos dos caixotes inteligentes em Cascais, que servem para melhorar a limpeza urbana e a gestão do espaço público, até porque é precisamente nestes equipamentos que devem descartar resíduos pequenos, como embalagens de alimentos, balões, beatas, guardanapos, copos de papel, beatas e filtros de tabaco, entre outros.

São, ao todo, 140 equipamentos espalhados pelo município que convidam habitantes, e não só, a deitar o lixo onde é suposto.

Primeiro que tudo, estes caixotes de lixo inteligentes funcionam a energia solar, através de um painel instalado no topo do equipamento, logo por aí são amigos do ambiente. E além disso, contam com uma capacidade de compactação e armazenamento destes caixotes que reduzem a necessidade de recolha em oito vezes.

Esta recolha é feita automaticamente pelos próprios caixotes à Cascais Ambiente quando os níveis de enchimento já estão perto de chegar ao máximo. Ou seja, toda a operação está otimizada, uma vez que as operações de esvaziamento só ocorrem quando a capacidade máxima de armazenamento de lixo está quase a ser atingida, melhorando a produtividade e a pegada ecológica da operação de limpeza.

Curiosamente, Cascais é o município é o que tem o maior número destes equipamentos em todo o país.

Foto: CM Cascais

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados