Histórica Casa Grande em Pinhel vai ser reabilitada para fins turísticos

- Publicidade -

O imóvel será concessionado por 50 anos para exploração com fins turísticos, por uma renda mínima anual de 5.869,57€.

Vai ser lançado o concurso para a concessão de uma casa nobre, da primeira metade do século XVIII, em Pinhel, cidade portuguesa pertencente ao distrito da Guarda, tendo em vista a sua exploração com fins turísticos, ao abrigo do Programa Revive.

Situado junto à muralha de Pinhel, este imóvel histórico, conhecido por Casa Grande, pertenceu, inicialmente, à família Antas e Menezes, que na época detinha a alcaidaria-mor da vila.

Durante as Invasões Francesas, o edifício foi ocupado pelas tropas francesas, que aí se instalaram no ano de 1810. Mais tarde, passou a pertencer à família Noronha e Avilez e, em finais do século XIX, foi vendido ao Conde de Pinhel.

No século XX, a Casa dos Condes de Pinhel tornou-se sede do Grémio da Lavoura, e nos anos 1973-1974, a cooperativa agrícola cedeu o espaço à Câmara Municipal de Pinhel.

O solar, que estava então adossado ao edifício dos Paços do Concelho, foi objeto de algumas obras de conservação, passando depois a desempenhar funções de sede da autarquia. Encontra-se, atualmente, desocupado e sem utilização.

Os investidores interessados terão um prazo de 120 dias para apresentação de propostas que, além da recuperação do imóvel, promovam a sua valorização através da exploração turística e contribuam para atrair turistas para a região e para gerar novas dinâmicas na economia local.

O imóvel será concessionado por 50 anos para exploração com fins turísticos, por uma renda mínima anual de 5.869,57€. Este é o 27.º imóvel colocado a concurso no âmbito do Revive.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados