fbpx

Cartão de Cidadão passa a ter validade de 10 anos

É já a partir da próxima segunda-feira, 2 de outubro, que o Cartão de Cidadão vai contar com novas regras. Há mudanças positivas, como o facto de o Cartão de Cidadão ter validade durante 10 anos, mas há também mudanças negativas, como o aumento do preço na renovação do documento.

Esta quinta-feira, 28 de setembro, foi publicada a portaria com a regulamentação do documento de identificação português e que estabelece mudanças na renovação do mesmo.

A grande novidade está, como já referimos, na validade. A partir de 2 de outubro, qualquer cidadão português com pelo menos 25 anos de idade passa a ter um documento com a validade de 10 anos, o dobro dos atuais cinco anos. Assim, apenas de 10 em 10 anos será necessário uma deslocação aos serviços administrativos para a renovação do documento. Ou não, já que também está previsto a renovação do Cartão de Cidadão a partir de casa. No entanto, essa alteração só estará em vigor a partir de 4 de dezembro.

Neste caso em específico, quem tiver entre 25 e 59 anos poderá fazer a renovação do seu Cartão de Cidadão a partir do Portal do Cidadão, desde que, e é importante reter isto, o documento tenha validade superior a 60 dias.

Para quem tiver pelo menos 60 anos de idade, poderá renovar o cartão desde que o documento se encontre dentro do prazo de validade no momento do pedido.

Esta opção de renovação por via eletrónica obriga a que os utilizadores tenham de aderir ao serviço chave móvel digital. Atenção, as renovações eletrónicas irão apenas permitir a alteração de apelidos ou da morada, sendo que, quem optar por esta via de renovação, terá um desconto de 10% no valor a pagar.

Claro, com estas alterações vem também um custo acrescido na renovação. Portanto, para cidadãos dos 25 anos de idade para cima, a renovação passa a custar 18€, um acréscimo de três euros em relação aos atuais 15€.

Para pedidos urgentes, isto é, três dias úteis, o custo sobe para os 33 euros. Já para pedidos extremamente urgentes, o preço sobe dos atuais 35 euros para os 53 euros.

Segue-nos nas redes sociais no FacebookTwitter e Instagram.

- Publicidade -

Afiliados

Sigam-nos

10,792FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
631SeguidoresSeguir

Media Partner

Relacionados

Agentes turísticos do Algarve já têm manual de boas práticas que devem seguir à risca

O documento, dirigido aos agentes turísticos, pretende reforçar a segurança do destino e a confiança de turistas.

Uber e Uber Eats com novas regras para motoristas e parceiros

A empresa elaborou um novo plano de modo a garantir a segurança de todos.

Regresso às aulas. DGS publica orientação para os 11.º e 12.º anos

No mesmo dia em que saíram as orientações para os estabelecimentos de restauração e bebidas, saíram também as regras que as escolas devem cumprir.

Oficial: DGS emite documento com regras para a reabertura dos restaurantes a 18 de maio

Empregados com máscaras, redução da capacidade máxima e distanciamento físico de dois metros são algumas das regras.
- Publicidade -

Mais Recentes