Este novo serviço experimental estará em funcionamento, para já, até 15 de julho.
A Carris, no âmbito do projeto C-STREETS, financiado pelo Mecanismo Interligar a Europa, está a testar um serviço partilhado de mobilidade a pedido, o XBUS.
O XBUS permite que qualquer utilizador possa solicitar o transporte entre duas paragens da Carris à sua escolha na área onde o serviço se encontra disponível, nos dias úteis entre as 8h e as 20h. Basta que, para isso, recorram à app XBUS by CARRIS, disponível para Android e iOS.
A app XBUS informa o cliente do tempo de espera e de viagem, permitindo a partir daí acompanhar o autocarro em tempo real. À chegada do autocarro ao local, a app notifica o passageiro e segue a rota indicada. Ao motorista, o sistema indica o percurso mais rápido a seguir e qual o passageiro a recolher.
Todas as paragens abrangidas por este piloto estão identificadas com a chapa azul XBUS e com um mapa do serviço. O tarifário aplicado é o que já se encontra em vigor nas carreiras regulares e de bairro da CARRIS, seja adquirindo bilhete a bordo ou utilizando o passe Navegante. O pagamento é efetuado com a validação do título de transporte dentro do autocarro. O horário e número de veículos alocados a este projeto podem ser ajustados no decorrer dos testes.
Para este teste em Lisboa, foi escolhida uma localização bastante central nas freguesias das Avenidas Novas, Campolide e São Domingos de Benfica. Está delimitada, aproximadamente, pela área a Sul da Avenida Álvaro Pais e da Avenida das Forças Armadas e a Norte da Avenida Duque de Ávila; e entre o eixo da Avenida José Malhoa/Avenida António Augusto de Aguiar e a Rua Dona Filipa de Vilhena / Rua do Arco do Cego.
Este novo serviço experimental de transporte a pedido estará em funcionamento, para já, até 15 de julho.