Carris Metropolitana. Oferta é reforçada em Almada

- Publicidade -

Muitos utentes continuam a pedir que a Costa da Caparica não seja prejudicada.

Depois de, recentemente, termos ficado a saber que a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) optou por adiar, para 2023, o arranque do serviço da Carris Metropolitana nas Áreas 1 e 2, as atenções viraram-se para a Área 3, que inclui os concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra.

A Carris Metropolitana entrou ao serviço no passado dia 1 de julho, com supostamente mais frequências, horários, linhas novas e uma frota de autocarros renovada.

Neste período de verão, entraram em funcionamento 111 linhas que comparam com as 88 atuais, representando um aumento de veículos quilómetro de 21%, 29% e 16%, respetivamente, nos dias úteis, sábados e domingos. Para já, circularão 339 viaturas, das quais 290 integralmente novas, diminuindo-se de forma muito significativa a idade da frota hoje em serviço.

As 290 viaturas englobadas dividem-se em 194 unidades do modelo Crossway LE 12M City Diesel Euro 6 STEP E, mais 25 unidades do modelo IVECO Crossway LE Line 12m Diesel Euro 6 STEP E e 17 outras do autocarro Crossway LE 12M City CNG, lote que é complementado por 54 unidades DAILY 7.2 210Cv Minibus Diesel (chassis IVECO 70C21 A8 CCP – EURO 6 STEP E).

No entanto, as redes sociais têm vindo a ser inundadas de queixas de munícipes, que reclamam do serviço, seja pelos novos horários, pela extinção de carreiras, entre outros motivos. Mas há agora uma boa notícia para os almadenses.

Neste final de semana de trabalho, a oferta da Carris Metropolitana foi reforçada em Almada para os os períodos da manhã e da noite nas linhas: 3009, 3012, 3022, 3030, 3507 e 3710. A novidade foi avançada por Inês de Medeiros, presidente da Câmara de Almada, que refere na sua página de Facebook que esta alteração “resulta da auscultação aos munícipes, bem como, da pressão e trabalho conjunto da Câmara Municipal de Almada e da TML, para resolver alguns dos constrangimentos identificados desde o início da operação”.

De resto, o município criou este email para recolher as questões, alertas e sugestões dos munícipes, com o “compromisso de as fazer chegar à Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) para a devida ponderação e correção quando necessária”.

Na mesma publicação, vários utilizadores pedem a Inês de Medeiros que não o serviço não esqueça a Costa da Caparica.

- Publicidade -

4 Comentários

  1. Precisamos de ter uma resposta celere para a reposição das carreiras da costa e almada para o terminal do areeiro , não podemos de todo descuidar dos milhares de pessoas que vêm de lisboa trabalhar em almada , sem sequer , esquecer os turistas que estavam habituados a frecuenrar as praias do concelho e estão todos baralhados com esta mudança tão celere , que faz desconfiar de tanta bomdade em ter novas linhas e percursos inexplicável .
    Se um dos pontos era reduzir o impacto no clima , acho que estão a dar um tiro no pé , a oferta está razoável , mas precisa de cobrir mais horários e percursos , até eu , estou tentado a comprar carro , e apos 25 anos de trabalhar em Almada , modar para a minha zona de residência de lisboa , pois este concelho, torna-se desinteressante, quado para vir trabalhar tenho que pagar uber , ou sair de casa 3 horas antes , para não falhar horarios .

  2. isso é tudo muito bonito na secretaria onde eles estao sentados, mas quem tem de apanhar autocarros para ir trabalhar todos os dias está a ver a vida a andar para trás, pelo menos os utentes da Costa da Caparica e no intervalo até ao Lazarim ou Monte ….muitos e muitos mm ficaram apeados.

  3. Boa tarde,
    Retiraram a carreira TST 198 que saía do Forum para a Costa da Caparica, qual a carreira substituta, Quem mora junto ao Complexo dos Desportos do Feijó, apanhava a carreira TST 102 para o Forum e depois a TST 198 pra a Costa em menos de 30m estava lá.
    Se for possível da vossa parte muito agradeço que me informe que carreiras apanhar para esta deslocação.
    ESPERO QUE ESTE MAIL NÃO FIQUE NO ESQUECIMENTO E SEM RESPOSTA.
    Desde já muito agradeço.
    Cumprimentos,
    Alice Nunes

    • A Trafaria foi esquecida acabaram as carreiras 125 trataria cacilhas e 129 costa trafaria passam horas para se ca chegar, quando começarem as aulas quero ver como a minha neta vai para a escola secundária do monte e como vem almoçar se eles tem 2 horas sem autocarro e tiraram a paragem já não passa lá só tem paragem na av. Lorosai ao pé da rotunda da cova do vapor ou na fumega saiam das plantas e venham ao terreno. Assim ficamos mais mal servidos reponham os horários e carreiras não façam estas contas dos Kms. Que tem a .mais./

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados