Divulgados os horários da Carris Metropolitana para Almada, Seixal e Sesimbra

- Publicidade -

A chamada Área 3.

Esta semana ficámos a saber que, devido aos constrangimentos sentidos com o arranque da operação da Carris Metropolitana na Área 4, no passado dia 1 de junho – e que acabou por servir como teste para as restantes áreas -, a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) decidiu optar por adiar para 2023 o arranque do serviço nas Áreas 1 e 2.

“Na Área 1, que corresponde aos concelhos de Amadora, Cascais, Lisboa, Oeiras e Sintra, e na Área 2, que corresponde aos concelhos de Loures, Mafra, Odivelas e Vila Franca de Xira, a entrada em funcionamento é adiada para dia 1 de janeiro de 2023, uma vez que não estão garantidas as condições consideradas essenciais para a entrada em funcionamento do novo serviço, por razões da responsabilidade dos operadores prestadores de serviço nas Áreas 1 e 2”, de acordo com um comunicado de imprensa enviado na semana passada pela TML.

A falta de um número bastante significativo de viaturas novas, a inexatidão nas datas da sua disponibilidade e a adequação dos sistemas de informação necessários à prestação do serviço de acordo com os requisitos do caderno de encargos e dos contratos firmados para as Áreas 1 e 2, foram, entre algumas outras, as razões principais identificadas pela TML para que se considerasse que o serviço não está em condições de ser colocado em prática.

No entanto, e tal como estava previsto, a Carris Metropolitana vai mesmo entrar em ação a 1 de julho na Área 3, que corresponde aos concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra, com mais frequências, horários, linhas novas e uma frota de autocarros renovada.

Neste período de verão, entrarão em funcionamento 111 linhas que comparam com as 88 atuais, representando um aumento de veículos quilómetro de 21%, 29% e 16%, respetivamente, nos dias úteis, sábados e domingos. Para já, circularão 339 viaturas, das quais 290 integralmente novas, diminuindo-se de forma muito significativa a idade da frota hoje em serviço.

Este sábado, dia 25 de junho, a TST divulgou os horários das novas linhas, cuja numeração irá começar por 3.

Os horários em vigor no dia 1 de julho serão realizados de acordo com o “Periodo de Verão”, pelo que será esta a oferta de serviços que deverão consultar para programar as vossas viagens.

Podem consultar nas seguintes ligações os horários a realizar em cada concelho: Almada, Seixal e Sesimbra.

- Publicidade -

37 Comentários

  1. Ainda não verifiquei mas foi desta que criaram uma carreira a começar no Seixal, com passagem pela Torre da Marinha para o Hospital Garcia de Horta ou a passar por lá?

  2. Tenho de salientar a grande melhoria da qualidade dos autocarros agora disponíveis em comparação com os anteriores. Além disso também tinha imensa expectativa em relação ao aumento das carreiras e novos percursos. Na verdade há zonas bastante povoadas em Almada e Cova da Piedade que parecem ficar bastante melhor servidas como é o caso da Rua Ramiro Ferrão e da av. Rainha D Leonor. Será que não as sobrecarregaram demais?
    No entanto o aumento e diversificação de percursos deveria ter sempre em conta o não prejuízo dos trajectos anteriores. Assim o mais grave para Almada parece ser a supressão da carreira para o Areeiro e também o quase esquecimento da Rua D. João de Castro e arredores pois as novas carreiras que passam na rua Galileu Saúde Correia não compensam o que foi substituído nessa zona. Como se pode acreditar, como mero exemplo, que com a TST se apanhasse uma carreira directa para a Costa de Caparica e agora , no mínimo se tenham de apanhar duas??
    Novos percursos não devem prejudicar os anteriores. E os novos percursos deveriam ser reavaliado com muito cuidado.

  3. Boa tarde
    O que está por detrás da supressão das paragens de autocarros do Areeiro? Já ouvi versão que foi pressão dos moradores da zona! Nem acredito.
    Se assim fosse prejudicava-se milhares de trabalhadores que diariamente vão para os seus postos de trabalho , a maior parte contribuindo para a economia do país, em favor de alguns que possivelmente não utilizam transportes públicos.
    É urgente repor aquelas paragens.
    Utilizo o autocarro Costa da Caparica Lisboa e sinto bem a diferença que faz e o tempo perdido na espera de outro meio de transporte dentro de Lisboa, isto para não referir os efeitos psicológicos que pode causar.
    Só quem não conhece a realidade pode ter feito esta alteração.

  4. Não compreendo esta ”evolução” que esquece muita coisa: idosos, pessoas com locomoção limitada e a distração dos reformados que têm passes da 3a. idade e muitos não vão poder utilizar devido à complicação de consulta de horários e sobretudo à distância e tempo para chegar ao destino ( carreiras que ”dão a volta ao mundo” para chegar ao destino).
    Vem-me à cabeça o 124, Costa de Caparica – Cacilhas – 167 Costa – Forum de Almada…..e tantos outros destinos que necessitam de ” desdobramento” para lá chegar.
    REVOLTANTE para os que trabalham que têm de passar mais tempo nos transportes, para os reformados e ex-combatentes muitas vezes deficientes, não esquecendo as mães com os filhos ao colo.

  5. Os horários da Carris Metropolitana da marguem sul é uma vergonha não cumprem os horários estipulados, ainda ontem estive na estação de autocarros hora e meia e não cumpriram o horário e não havia ninguém a quem dirigir para uma explicação. Parece que estão a gossar com as pessoas! Pois esteve um autocarro estacionado na faixa do meio junto ao jardim as 8,40 e foi embora 10 minutos depois sem dar qualquer explicação as pessoas que se encontravam em frente na paragem. Resumindo tive voltar a apanhar o comboio para Lisboa sem conseguir ir para o destino a que tinha combinado com a família.

  6. Isabel Almeida 02/07/2022
    Porque razão o autocarro 3030 deixou de passar por Vale Cavala e entrar na Estrada principal da Charneca de Caparica, onde eu e mais gente saíamos para trabalhar e outras pessoas entravam (na paragem junto ao Minipreço) seguindo depois para a Fonte da Telha?. Agora, além de alterarem as paragens deste autocarro na Avenida D. Sebastião na Costa da Caparica onde eu e mais gente entrávamos, o autocarro chegando ao Giramar em vez de virar para Vale Cavala, onde ia entrando gente, vira para a estrada florestal da mata do medos e termina na Tremoceira na Marisol?. Sendo assim, eu e mais pessoas teremos de chegar à Tremoceira e apanhar outro autocarro para voltar para trás! Sendo que alguns autocarros que saem da Marisol, antes de chegarem à paragem de Marco Cabaço, ainda fazem voltas e voltinhas? A que horas se chega ao trabalho? E no regresso a casa é outra cegada! Porquê alterar o que estava bem? Fui das pessoas que fiquei contente com a vinda da carris para a margem sul, mas para melhorarem, não para estragarem o que funcionava bem! Estas alterações só veem dificultar a vida das pessoas que utilizam os transportes públicos para trabalhar, estudar, fazer compras, para se deslocarem por motivos de saúde… etc. Por favor , beneficiem não dificultem.

  7. So vim para ler as reclamacoes, e triste este gerentes/directores serem tao incompetentes ao ponto de criarem carreiras sem nunca andarem nelas, deviam primeiro fazer um estudo, carreira a carreira e em prol do utente e nao por interesses da empresa ou partidarios, de que serve ter autocarros novos, sem utilizadores.

  8. Gostava de saber qual a carreira que passa em São Pedro da trafaria para a costa ou trafaria, parece zona esquecida onde grande parte dos moradores andam de transportes públicos para Lisboa com horários de trabalho por turnos. E indecente estarmos esquecidos porque não temos transportes que façam ligação para Lisboa

  9. Porque tem que dar sinal para prarar
    a carreira 3030? Se ela para na trafaria. E no ponto doautocarro so par ela?E estupidez da motorista ou burrice?

  10. E uma vergonha essa mudanca dos auto carros. Hoje fui pegar o auto carro trafaria , fonte da telha na paragem final a motorista disse que era pra dar dar sinal ,se nao , ela nao parava da proxima vez. Mas se naquela paragem, so vai parar aquele auto carro 3003, pra que dar sinal? E mesmo estupidez. Agora tem que dar formaçao se relações humanas a alguns motoristas , sao antipaticos e grosseiros. Se calhar eles pensam que estao a pilotar um avião. Precisam reverem isso.

  11. Eu apanhava todos os dias o 151 no Marques de Pombal, para entrar ao serviço às 14h na charneca da Caparica. E agora? Nem sei o que fazer. Só complicam a vida das pessoas. É uma tristeza. Muita gente que tem carro vai ter que o usar. Mais trânsito, mais despesa,mais poluição e muito stress à mistura….

  12. Pais de merda este dizem que somos um Pais evoluido mas estamos ao nivel do terceiro mundo que vergonha.

    Acabam com as carreiras antigas dizem que colocam mais camionetas mas existem zonas nem transportes se veem.

    E´uma confusao enorme que vergonha o que está a acontecer depois anda tudo calado na TV só falam da merda da guerra o resto não interessa.

  13. É uma vergonha o que estão a fazer , eu a pensar que ia melhorar mas afinal pirou e bastante , já o outro dizia : se mudar é para pior ! Vergonha é tudo o que eu tenho a dizer .É o triste país que temos , não quer saber da população para nada !

  14. Revolução da treta em relação aos horários, mais vale a pena andar de carro ou táxi, não beneficia as pessoas com horários de hora a hora ou mais

  15. ELIMINAM A CARREIRA 151 QUE PASSA A SER A 3704 MAS QUE SO FUNCIONA DE INVERNO !!!!! COMO E QUE AS PESSOAS VAO TRABALHAR PARA A ZONA DO MARQUES DE POMBAL? A CHARNECA AINDA FICOU PIOR. A TST JA ERA A COMPANHIA COM MAIS RECLAMAÇOES E GANHOU ISTO E JA SE VE OS RESULTADOS . COMO E QUE AMANHA VOU TRABALHAR? QUEM MORA NA CHARNECA COMO E QUE VAI TRABALHAR NAS AMOREIRAS OU EM CAMPOLIDE OU NA AV LIBERDADE? QUEM E O RESPONSAVEL POR ISTO?????

    • 3704 para o Marquês
      3716 para Sete Rios
      3010 / 12 para o Pragal CP
      3017 para o Pragal CP

      Eu apanhava 4 transportes dos Olivais para o Cacém, tinha 22 anos, nos anos 80 .

      • Atenção não esqueçam os idosos ou os que têm dificuldades de locomoção que têm de descer e subir para chegar ao destino.
        Exemplo antigo 124 levava as pessoas quase até junto do posto médico!!!! e agora?????

  16. Boa tarde
    gostaria de saber porque a carreira 103 será suprimida ? por incrivel que pareça a população do centro do Feijó, vai ficar sem acesso ao local de trabalho e a cuidados de saude situados no Almada Fórum. A única carreira que fara o trajeto Almada Fórum – Cacilhas e vice-versa e as que passarão pelo Alto do Feijó são muito distantes para quem mora no centro do Feijó., sem falar quem mora no Laranjeiro que tb utiliza o mesmo trajeto. Do mesmo modo, posso dizer que esta carreira 103 é uma das vem e vai sempre , LOTADA para o destino
    Maria Salomé Pouseiro

  17. Gostava de saber como chego ao Hospital Garcia de Horta , uma vez que trabalho por turnos exp: 08:00 às 16:00 ou das 16:00 às 23:00 ou 23:00 as 08:00, quais os números do autocarros que passam em Almada e hospital, uma vez qque foram anulados as anteriores carreiras em que os horários eram mais ou menos compatíveis.
    Espero uma resposta de V.Exas.
    Obrigado

  18. autocarro 151 (Charneca de Caparica (Solmar) – Marqûes de Pombal) passa a 3704.

    É uma vergonha, vã fazer carreiras e carreirinhas, mas aqui na Charneca de Caparica o autocarro 151 (Charneca de Caparica (Solmar) – Marqûes de Pombal) que já funcionava mal, fica quase a zero. Agora é o 3704 mas praticamente desaparece.
    Só vai haver nos dias úteis e no Período escolar?????. Ás 9h05 até ás 11h??

    Com o COVID a TST reduziu os horários mas ainda havia de hora a hora entre as 6 horas e as 20 horas.

    Agora praticamente desaparece. Há meia dúzia por dia no período escolar. Mas eu nao sou estudante e uso este transporte para ir trabalhar em Lisboa ás 8 da manha e regressar à tarde . Eu e muita gente mais o usa.

    Muito mau começo desta mudança. Não sei como vou fazer. Vou passar a levar automóvel???

  19. É uma vergonha, vã fazer carreiras e carreirinhas, mas aqui na Charneca de Caparica o autocarro 151 que já funcionava mal, fica quase a zero. Agora é o 3704 mas praticamente desapareceu.

    Só vai haver nos dias úteis e no Período escolar?????.
    Com o COVID reduziram os horários mas ainda havia de hora a hora entre as 6 horas e as 20 horas.
    Agora praticamente desaparece. Há meia dúzia por dia no período escolar. Mas eu nao sou estudante e uso este transporte para ir trabalhar em Lisboa ás 8 da manha e regressar à tarde . Eu e muita gente mais o usa.
    Muito mau começo desta mudança. Não sei como vou fazer.

  20. Pelo amor de Deus, não retirem o autocarro Cacilhas – Sesimbra das 7 horas, muitas pessoas trabalham e precisam desse autocarro, nos finais de semana também. Revejam isso com urgência!!!!

    • Mas acredita que alguém pensa em quem trabalha…..quem decide a criação destes embustes Anda de carro pago com os nossos impostos controlam comunicação social que não dá uma notícia sobre CARRIS METROPOLITANA

  21. Na minha opinião, estamos a andar de cavalo de para burro, ou seja: Dos poucos autocarros que havia para a Trafaria, onde resido, ainda vamos ficar pior. A maioria dos autocarros é de hora a hora, quando não é mais tempo. Quem foi o inteligente, que planeou estes horários?

  22. Gostava de saber como chego a costa da caparica para pegar ao serviço as 07h00 da manha ao fim de semana por incrivel que pareça ha pessoas que trabalham

  23. Gostaria de saber porque retiram na carreira que vai para pinhal vidal a paragem no alto do moinho na rua das azinheiras? Há varias pessoas idosas nos predios bem como na praceta ana de albuquerque, e a distancia da paragem da rua da junqueira para a seguinte em pinhal vidal, é deveras um atentado à cidania

  24. Porque razão as viaturas da RL que vêem da linha de loures 319, 320 e 321 que faziam ligação no areeiro com a TST, 160 e 161, agora se desencontram ? As da RL acabam em campo grande e as da TST em sete Rios ? Não podiam continuar a “encontrar-se” fosse onde fosse para se poder efectuar a ligação ? É que não são só utilizadas por quem vai para a praia. É essa a melhoria nas deslocacoes? Haja respeito pelos utilizadores

  25. Bom dia

    horas de Cacilhas para Sesimbra
    Vi o horario da 3536 , e perguntei a mim mesmo Quem foi o intelegente que retirou a carreira das
    7Horas de Cacilhas para Sesimbra, bem se vê que não circula nela
    Em vez de porem desdobramento anulam a carreira
    A que horas chegam as pessoas a Sesimbra se tem de entrar às 8horas

    Agradecia resposta

    G.pinho

  26. Exmoa Srs: É com alguma alegria que vejo implementada uma situação que beneficia muitos utentes, mas na minha modesta opinião V. Exas não devem de ter (penso eu) conhecimento do que é ir do Barreiro para Almada , ou Seixal. Se desejarem ir de barco têm que tomar o barco no Barreiro, desembarcar no Terreiro do Paço e depois vão a Pé até ao Cais do Sodré, ou Apanham o Metro até a Baixa Chiado, aí Trocam de linha para poderem tomar de novo o Metro para o Cais do Sodré e finalmente tomar o Barco para Cacilhas ou Seixal. Caso optem por ir de Comboio temos que nos deslocar a estação da CP Barreiro tomar o comboio para o Pinhal Novo e depois tomar o Fertagus para o Pragal, e com isto tudo perdemos na melhor das hipóteses 3horas. Assim quando fui informado de que a Carris Metropolitana anunciava uma carreira de Almada para o Barreiro fiquei satisfeito, mas na espectativa do que viria acontecer, após consulta do horário disponibilizado no FB constatei que a “Montanha Tinha Parido um Rato”. Assim o horário é exíguo, escasso, durante os Fins de Semana e mesmo durante a semana para todos aqueles que anciavam um melhor meio de transporte para Almada e viram as suas expectativas frustradas. Pergunto eu: por acaso consultaram as populações? por acaso fizeram simulações? V. Exas não têm a mínima noção do que a população do Barreiro “Margem Sul” sofre por causa dos transportes. Grato pela atenção dispensada.

    Atentamente

    José Manoel Matias Adão

  27. Não percebo nada destas carreiras, qual a carreira que substitui a 108 Cacilhas – Paio Pires????

      • A carreira 3003 NÃO SUBSTITUI a carreira 102, mas sim a carreira 103
        A carreira 102 passava pelo Chegadinho, a 3003 não passa. Fazia percurso Cacilhas-Forum em menos de 20 minutos, esta leva mais de meia hora.

  28. Por favor não nos autocarros chineses , em africa nomeadamente em Angola tem havido problemas bastantes graves de segurança

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

- Publicidade -

Relacionados

Autarquias de Setúbal manifestam-se contra o serviço prestado pela Carris Metropolitana

Já se passaram dois meses desde o arranque do serviço, mas as falhas continuam.

Carris Metropolitana. Carreiras com origem na Costa da Caparica e Almada vão voltar ao Areeiro

A mudança para Sete Rios originou inúmeras queixas por parte dos munícipes, desde que a Carris Metropolitana entrou em funcionamento.

Carris Metropolitana. “Prestar um serviço de excelência está a ser conseguido”, diz a Alsa Todi

O serviço não está ainda a funcionar em pleno, mas para lá caminha.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Onde e quando assistir a O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder

A série da Amazon tem estreia marcada para dia 2 de setembro em Portugal.

Death Stranding pode estar a caminho do PC Game Pass

A nova foto de perfil da conta oficial do Xbox Game Pass para PC denuncia o inesperado.

Cartaz do Festival F está fechado

Está quase aí um dos últimos grandes festivais de verão.