Carris Metropolitana. Há dificuldade em contratar motoristas e nem tudo estará a funcionar no arranque

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Dito isto, tenham alguma paciência.

É já na próxima semana que acontece uma revolução no transporte rodoviário da Área Metropolitana de Lisboa. Sim, falamos da Carris Metropolitana, que entra em funcionamento já a 1 de junho em alguns municípios.

O investimento de cerca de 1,2 mil milhões de euros realizado com a operação da Carris Metropolitana permitirá aumentar o serviço de transporte rodoviário em cerca de 35%, que se traduzirá em mais carreiras, mais percursos e circulações, autocarros mais modernos, mais eficientes e ambientalmente mais sustentáveis, e mais qualidade no serviço prestado.

rede de serviço de autocarros, desenhada pela Área Metropolitana de Lisboa em conjunto com os 18 municípios, será composta por 820 linhas rodoviárias, que servirão aproximadamente 2,8 milhões de potenciais utilizadores, passando o serviço a pertencer à marca única e integradora Carris Metropolitana.

Serão mais de 1500 autocarros, a maior parte destes novos que fará com que a idade média da frota a circular nesta operação seja inferior a um ano, autocarros com maior fiabilidade, segurança, conforto (com wi-fi, adaptados a mobilidade reduzida, entre outros), mais amigos do ambiente, que proporcionarão a realização de mais carreiras e mais percursos.

As melhorias a implementar terão ainda em consideração uma integração tecnológica e um planeamento e ajustamento do serviço às necessidades existentes, a promoção da pontualidade, regularidade, confiabilidade do sistema e uma maior simplificação das redes e serviços a prestar.

A sustentabilidade ambiental será promovida, através da renovação e qualificação da frota, com uma diminuição da idade média dos autocarros de 15 anos para menos de um ano e a inclusão de uma cota de veículos não poluentes e energeticamente eficientes, com medidas de eco-condução, condução económica, segura e confortável.

Em relação a datas, a nova marca entra em funcionamento já a 1 de junho, mas não em todos os municípios. Nessa data, a operação arranca nos municípios da área 4, que diz respeito aos municípios de Alcochete, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal.

Esta área terá 154 linhas, 74 delas com oferta reforçada e 30 absolutamente novas. A frota é composta por 230 autocarros, sendo que existirão seis modelos diferentes a circular diariamente das 4h30 às 1h59. Vai ficar 90% igual e 10% mais prático, o que significa que, mesmo com linhas mais rápidas e mais próximas, a maioria das paragens irá manter a sua localização.

Há novidades na numeração, nas cores das linhas e, claro, nos percursos, sendo que podem ler todos os detalhes aqui. Mas nem tudo são rosas. Há dificuldades em contratar motoristas e nem tudo estará a funcionar como é suposto no dia de arranque.

A experiência de arrancar a operação na área 4 vai servir “de piloto para as restantes três áreas”, disse esta segunda-feira Rui Lopo, do concelho de administração da Transportes Metropolitana de Lisboa, durante um encontro com jornalistas, admitindo também que esta era a área que estava “pior servida” de transportes urbanos na Área Metropolitana de Lisboa, e que o mesmo se “reflete no seu crescimento”.

De acordo com a Lusa, o responsável disse que têm existido “dificuldades no recrutamento de motoristas” e, ainda que não tenha admitido que tal situação possa pôr em causa o funcionamento da operação, referiu que, de facto, os operadores necessitam de mais pessoal.

Quanto ao facto de nem tudo estar a funcionar a 100% no dia inaugural da operação, deve-se, sobretudo, à falta de componentes eletrónicos provenientes da China. Resultado? Não só o Wi-Fi não estará disponível em junho, como os mais de 350 painéis digitais instalados nas paragens, que vão dar informação em tempo real sobre a chegada dos autocarros, somente entrarão em funcionamento em meados de julho, ao mesmo tempo em que ficará disponível a aplicação para smartphones.

Essa mesma app, porém, só começará a atingir o seu potencial lá para mais perto do final do ano, até porque muitos autocarros vão começar a circular com validadores antigos, logo nem sequer dará, por exemplo, para usar o telemóvel e fazer o respetivo pagamento de um bilhete.

Relativamente aos horários, começam a ser disponibilizados no site da Carris Metropolitana a partir desta terça-feira, sendo que estarão em constante atualização.

Uma última nota para o Google Maps que, de acordo com Rui Lopo, deverá já estar atualizado para esta primeira fase da Carris Metropolitana até 10 de junho, passando a apresentar as respetivas paragens e percursos.

Para quem quiser, saibam que está disponível um número de apoio ao cliente, o 210418800, onde poderão colocar todas as dúvidas.

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16 Comentários

  1. Boa tarde é uma vergonha o que estão a fazer com as carreiras para o Cristo Rei, reduziram os horários e outras vezes falham. O turismo vai falar muito bem do q vê, os turistas parecem porcos acomulados, vergonhoso mesmo.

    • Já estão fazendo isso colega. 300 Motoristas saindo do Brasil pra atuar na Carris. Eu sou um dia aprovados.

      • oi, você conseguiu ir? estou me programando para ir pra portugal, mas queria ir com o visto de trabalho, eles ainda estao contratando brasileiros?

  2. Seu brasileiro com experiência em ônibus urbano de 8 anos mais 4 anos de motorista carreteiro como faço para concorrer a uma vaga estou indo para Lisboa

    • Simples ficando aqui 3 anos e pouco e contar com a sorte para sair sua residência, aí vc consegue trocar sua cnh por uma portuguesa

  3. Isto é como fazer omoletes sem ovos paguem como deve ser aos motoristas mas todos, há e não se esqueçam que já perdemos mais de 50% nos últimos 5 anos e mais nada digo.

  4. Se não têm motoristas, é pela vergonha de salários que pagam.
    Onde já se viu, uma carta+Cam que não fica por menos de €1500, a receber €750 VB.
    Já para não falar dos horários bi-partidos e sem podermos ter um fds. Ainda se as folgas fossem rotativas….

    • Bom dia. Vale Flores(VF) não tem uma ligação ao Centro-sul nem a Almada e para o Forum só a 198, que é rara e vem quse de Paio Pires. Como não tem Metro, está dependente da linha 123, para Cacilhas. Tem poucos horários, percurso muito lento, é incerta e, entre Laranjeiro e Cacilhas, faz um percurso com oferta mais que abundante. Sugestão: criar uma linha curta a iniciar em VF de Bx.º (Manuel dos Pneus) onde iniciava antigamente a actual 123, percorrer VF, passar no Forum e terminar no Centro – sul, onde há muitas ligações: Lisboa, Costa, Almada, Cacilhas, etc. Esta linha aliviaria a 123 e abriria muitas alternativas aos utentes no Centro-sul. Faço Votos de que a CM corra bem para TODOS. Cumprimentos

  5. Para mim as pessoas não têm autocarro para Loures Apartir de santa iria de Azoia a Loures como santa iria de Azoia parte_se a Loures artigo autocarro eram nos termpos e até adustrial da Covina de santa iria de Azoia a Loures deixou tresportes no local porque as pessoas mudar autocarro em Sacavém de santa iria de Azoia a Loures

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