Carris Metropolitana recebe 290 novos autocarros para circularem em Almada, Seixal e Sesimbra

- Publicidade -

Ou seja, na Área 3, que entra em funcionamento já a 1 de julho.

Depois de, recentemente, termos ficado a saber que a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) optou por adiar, para 2023, o arranque do serviço da Carris Metropolitana nas Áreas 1 e 2, as atenções viraram-se para a Área 3, que inclui os concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra.

A Carris Metropolitana vai mesmo entrar ao serviço esta sexta-feira, com mais frequências, horários, linhas novas e uma frota de autocarros renovada.

Neste período de verão, entrarão em funcionamento 111 linhas que comparam com as 88 atuais, representando um aumento de veículos quilómetro de 21%, 29% e 16%, respetivamente, nos dias úteis, sábados e domingos. Para já, circularão 339 viaturas, das quais 290 integralmente novas, diminuindo-se de forma muito significativa a idade da frota hoje em serviço.

As 290 viaturas englobadas dividem-se em 194 unidades do modelo Crossway LE 12M City Diesel Euro 6 STEP E, mais 25 unidades do modelo IVECO Crossway LE Line 12m Diesel Euro 6 STEP E e 17 outras do autocarro Crossway LE 12M City CNG, lote que é complementado por 54 unidades DAILY 7.2 210Cv Minibus Diesel (chassis IVECO 70C21 A8 CCP – EURO 6 STEP E).

“Este é o maior contrato de aquisição de frota que a TST alguma fez na sua história e tem por objetivo melhorar significativamente o serviço às populações, num projeto ambicioso, estruturante e de longo prazo. A TST tudo fará para ser o melhor Operador da Área Metropolitana de Lisboa, nomeadamente através da qualidade da sua frota, desempenho dos seus Motoristas e restante Equipa e com o compromisso de prestar um atendimento de excelência ao Passageiro. Os profissionais da TST estão a ser formados para darem uma resposta exemplar neste tão esperado arranque do serviço Carris Metropolitana que acontece já no próximo dia 1 de julho de 2022, a bordo dos novos autocarros IVECO que hoje recebemos oficialmente”, disse Fernando Epifânio, Administrador de Operações da TST, no passado dia 24 de junho, onde foi formalizado o acordo de entregas das viaturas entre a IVECO e a TST, por um período de sete anos.

“É com imenso orgulho que somos o parceiro de excelência da TST neste projeto de enorme envergadura e que envolve a quase total reformulação da gama de autocarros deste Operador, passando a incluir, na sua quase totalidade, um volume de 290 viaturas, das nossas duas marcas IVECO BUS e IVECO, respetivamente através dos modelos de autocarros Crossway, com motores diesel e a gás natural comprimido, e dos minibus Daily com motores diesel, produto direcionado para zonas com maiores condicionamentos de acesso em termos de dimensões ou manobrabilidade. Este contrato representa, muito naturalmente, um reconhecimento às características de qualidade, fiabilidade, durabilidade e excelência dos modelos envolvidos, e que permitirão à TST aumentar a qualidade do serviço prestado nos conselhos de Almada, Seixal e Sesimbra”, referiu por sua vez Sandra Resende, Diretora da marca IVECO em Portugal.

A tipologia de veículos adquiridos vai ao encontro do caderno de encargos e das necessidades das linhas que a TST vai operar, num conjunto de veículos Standard, Minis, de piso rebaixado, de classe II, a gasóleo e a GNC, com a mais avançada tecnologia, todos pintados em amarelo, com a marca “Carris Metropolitana”, instalados com pontos de carregamento de telemóvel, WiFi a bordo e sistema de informação ao passageiro e totalmente adaptados ao transporte de pessoas com mobilidade reduzida.

Podem consultar nas seguintes ligações os horários a realizar em cada concelho: AlmadaSeixal e Sesimbra.

- Publicidade -

1 Comentário

  1. Belo contrato para a Iveco, numa altura em que a aposta ė em autocarros electricos/hidrogênio. Os autocarros da TST muitos deles tinham mais de 20 anos, com o preço dos combustíveis, as normas para descarbonizar, as pretrolifras a perderem clientes tidos os os dias com o aumento das viaturas eléctricas, este contrato de aquisição de novos autocarros interessa a quem?

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

- Publicidade -

Relacionados

Autarquias de Setúbal manifestam-se contra o serviço prestado pela Carris Metropolitana

Já se passaram dois meses desde o arranque do serviço, mas as falhas continuam.

Carris Metropolitana. Carreiras com origem na Costa da Caparica e Almada vão voltar ao Areeiro

A mudança para Sete Rios originou inúmeras queixas por parte dos munícipes, desde que a Carris Metropolitana entrou em funcionamento.

Trotinetes da Bolt chegaram ao Seixal

Estarão a funcionar no município durante pelo menos um ano.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Onde e quando assistir a O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder

A série da Amazon tem estreia marcada para dia 2 de setembro em Portugal.

Death Stranding pode estar a caminho do PC Game Pass

A nova foto de perfil da conta oficial do Xbox Game Pass para PC denuncia o inesperado.

Cartaz do Festival F está fechado

Está quase aí um dos últimos grandes festivais de verão.