Setúbal. Câmara investe 120 mil euros no canil municipal

- Publicidade -

Tudo para que o local possa ter melhores condições de conforto e de higiene para os patudos. Assim, lá para meio deste ano, as obras de ampliação do canil municipal estarão concluídas. A Câmara Municipal de Setúbal investiu 120 mil euros por contra própria, uma vez que, no ano passado, aquando de uma candidatura ao programa estatal de incentivos financeiros para construção e modernização de centros de recolha oficial de animais de companhia, a autarquia não teve direito a essa verba.

Sabe-se que as obras no Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (CROAC) de Setúbal, que começaram em setembro do ano passado, estão a ser realizadas por “dois funcionários municipais, pertencentes ao próprio canil e gatil que, numa primeira fase, prepararam as infra-estruturas de saneamento para ligação à rede principal e à instalação eléctrica”, segundo refere um documento oficial.

Numa segunda fase, “foi construído um muro em redor da nova estrutura com rede envolta para evitar fugas e colocado um piso de tela com gravilha”. Futuramente, além dos novos abrigos para cães, autênticas casas em pinho e com telhado, o equipamento municipal terá um pombal e um outro espaço, desenhado especialmente para cães jovens e espécies pecuárias”.

A razão destas obras deve-se ao facto destas instalações municipais, localizadas junto ao Parque de Poçoilos, estarem sobrelotadas. Daí a decisão de “dotar o canil e gatil municipal com mais 14 abrigos, uns com sete por dez metros, outros com dez por dez, permitindo alojar 80 canídeos, o dobro da capacidade actual”.

Quando os trabalhos estiverem terminados, ficam assim “reforçadas as condições de conforto de canídeos em boxes com áreas amplas e dignas para os animais, ventilação e iluminação natural e artificial, bem como as condições sanitárias”.

Além disso, está ainda prevista a contratação de mais médicos e assistentes, juntando-se a uma equipa que, de momento, é composta por três tratadores-apanhadores, dois médicos veterinários e duas assistentes.

Estas obras de ampliação do canil municipal deverão ficar concluídas no segundo semestre deste ano.

Atualmente, o centro de recolha de animais de companhia de Setúbal contempla uma área total de 240 metros quadrados.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados

- Publicidade -

Mais recentes