É cada vez mais importante saber distinguir o que é falso e verdadeiro.
Em janeiro passado, dedicámos um artigo a burlas relacionadas com a moey!, uma vez que os burlões, sabe-se lá como, conseguiram “clonar” o número da solução de banca digital do Crédito Agrícola, tentando disfarçar-se de funcionários da moey! para roubar clientes.
Mais recentemente, foi o ActivoBank a alertar os clientes para ocorrências de burlas através de chamadas de supostos colaboradores do banco, com o intuito de roubar os códigos de acesso associados às contas na app e no site do ActivoBank. E agora, é a moey! a enviar um email sobre o mesmo assunto.
“Identificámos tentativas de burla através de chamadas de supostos colaboradores moey! que usam indevidamente o nosso número com o intuito de obter os códigos de acesso às contas”, começa por dizer a solução de banca digital do Crédito Agrícola num email enviado aos clientes.
“Este tipo de fraude, designada por vishing, ocorre quando o burlão se apresenta como colaborador da moey! e, durante a conversa, pede o teu passcode e código enviado por SMS para fazer transações com a tua conta. Por favor, nunca partilhes estes dados com ninguém, em nenhuma situação”, alerta a moey! no mesmo email.
Então, como manter os dados em segurança?
A moey! diz para não partilharmos qualquer código, mesmo que as chamadas sejam provenientes do seu número, e pede para não carregarmos em links ou em números de telemóvel partilhados por SMS, até porque a empresa nunca partilha ligações desta forma.
O que fazer quando a segurança dos dados fica comprometida?
Caso partilhem os dados de acesso à vossa conta, devem logo alterar o vosso código através do Perfil (canto superior direito) > Segurança > Alterar código de acesso à app. Caso não consigam aceder à app, contactem a moey! de imediato através do WhatsApp ou do telefone 210521500 (chamada para a rede fixa nacional).
Desconfiem, sempre, de qualquer chamada que pareça suspeita.