Cuidado: Falsos funcionários do ActivoBank estão a ligar a clientes para roubar códigos de acesso

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Desconfiem de qualquer chamada que vos pareça suspeita.

Há cada vez mais bancos online, o que significa que é cada vez mais fácil abrir uma conta bancária. Já não nos precisamos de deslocar tanto aos balcões, algo que veio facilitar a nossa vida, pois pode ser tudo feito à distância, poupando-nos preciosos minutos. Basta instalar a app ou ir ao site oficial do banco, seguir os passos, receber o cartão em casa, ativar… e já está. Tudo isto sem complicações.

moey!, solução de banca digital do Crédito Agrícola, é um desses bancos online, em que abrir conta é uma tarefa facílima. Em poucos minutos, e sem que seja sequer preciso terem um cartão físico, ganham uma nova conta bancária pronta a funcionar.

Depois há também propostas como a do ActivoBank, banco pertencente ao Grupo Millennium BCP, cujo nome está agora a ser utilizado por burlões para roubarem códigos de acesso de clientes dessa entidade bancária.

Num email enviado aos seus clientes, o ActivoBank dá conta de que identificou “ocorrências de burlas através de chamadas de supostos colaboradores do Banco”, com o intuito de roubar os códigos de acesso associados às contas na app e no site do ActivoBank.

“Alertamos que se trata de um ataque de vishing, ou seja, o atacante identifica-se como colaborador do Banco para confirmar transações”, refere o mesmo email. Basicamente, e ao longo da conversa, o burlão vai fazendo questões sobre alegadas transações efetuadas nas contas bancárias, de modo a que os clientes fiquem receosos e com medo, fornecendo os códigos de acesso e de autorização para, supostamente, cancelar transações.

Mas não é isso que acontece. Aí, o que irá acontecer é que os burlões ficam com acesso aos códigos da vossa conta bancária, até porque o objetivo é roubar-vos dinheiro, e podem, a partir daí, utilizá-los para fazerem transações. Este é um método que tem sido utilizado também com a moey!, havendo vários relatos de falsos funcionários que falam com os clientes, seja através de chamada ou WhatsApp, para confirmarem “movimentos suspeitos” nas suas contas.

Dito tudo isto, o ActivoBank lembra que “não envia SMS com Códigos de Autorização para simular ou cancelar transações bancárias”.

Portanto, mantenham-se alerta, sigam também os conselhos do Echo Boomer e desconfiem de qualquer chamada que pareça suspeita.

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