Burlas geraram cerca de 16 reclamações por dia no Portal da Queixa

- Publicidade -

Uma subida de 77% face a 2019.

Burlas

Mais de 5.000 reclamações relacionadas com burlas, o que revela uma média de 16 reclamações por dia. Foram estes os dados partilhados hoje pelo conhecido Portal da Queixa, revelando que os esquemas de burla e fraude têm registado uma tendência de crescimento.

Mais especificamente, foram registadas 5427 reclamações relacionadas com burlas de 1 de janeiro a 30 de novembro. A comparação com o período homólogo reflete um crescimento de 77%, face às 3066 queixas registadas em 2019.

Segundo a análise do Portal da Queixa, estes resultados demonstram que os esquemas de burla e fraude registam uma tendência de crescimento, tendo sido igualmente ampliados pelo atual contexto pandémico.

Inverter esta realidade passa por potenciar a literacia digital dos portugueses, uma aposta recentemente encabeçada pelo Portal da Queixa com a criação do movimento cívico #NãoSejasPato.

Esta campanha, lançada por altura da Black Friday, já alcançou a adesão de mais de 7.000 consumidores que quiseram, voluntariamente, testar os seus conhecimentos de literacia digital através de um quiz disponível na plataforma oficial.

De acordo com os resultados desse quiz, dos 7.318 testes de conhecimento realizados até ao momento, a média da avaliação do resultado do quiz foi de 61.6% (em 100%), facto que evidencia a existência de lacunas de conhecimento sobre literacia digital e financeira na sociedade de consumo em Portugal.

De referir que, 2898 dos testes foram realizados no desktop (40%) e 4420 em mobile (60%).

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados