Antiga cabine telefónica dá lugar a uma cabine de leitura em Benavente

- Publicidade -

Já são mais de 45 cabines de leitura em todo o território nacional.

Benavente ganhou esta semana algo muito especial: uma cabine de leitura. A iniciativa surge da aposta da Altice Portugal, através da sua Fundação, na valorização da leitura como direito humano e condição do livre exercício da cidadania cultural.

A nova microbiblioteca de Benavente está instalada numa antiga cabine telefónica requalificada e reconvertida para fins pedagógicos e culturais, tornando-se assim num ponto de interação e dinamização cultural com os leitores do município. Basta trazer um livro e levar outro, para que a leitura tenha uma dinâmica leve e informal.

Levar, doar, ler, devolver”: é este o mote que dá vida às já mais de 45 cabines de leitura espalhadas um pouco por todo o território nacional e dinamizadas pela Fundação Altice, a que se junta agora esta nova cabine em Benavente. Através de parcerias com diversas entidades, a Fundação Altice assegura a adaptação destes ícones do mobiliário urbano das telecomunicações, onde o telefone público dá lugar aos livros, disponibilizando assim um espaço de difusão da leitura ao serviço das comunidades.

A reconversão de cabine​s telefónicas antigas inspira-se num movimento iniciado na pequena aldeia de Westbury-sub-Mendip, no sudoeste de Inglaterra, onde os moradores procuraram transformar uma das cabines telefónicas classicamente encarnadas nas mais pequenas bibliotecas do mundo. Em Portugal, este projeto iniciou-se pela mão da Fundação Altice, em 2013.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados