Beja e Alverca também serão avaliadas como localizações para um novo aeroporto em Portugal

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Já são várias as hipóteses em cima da mesa.

Em setembro do ano passado, o Conselho de Ministros aprovava uma resolução que promove a análise estratégica e multidisciplinar do aumento da capacidade aeroportuária da região de Lisboa. Esta abordagem envolvia, para além do aeroporto Humberto Delgado, a análise das localizações do Montijo, do Campo de Tiro de Alcochete e da nova localização perto de Santarém.

Ou seja, todas as outras hipóteses já faladas, como Beja, Tancos e outras, ficam de fora. Mas parece que há novidades.

À Lusa, a professora Rosário Macário, que integra a Comissão Técnica Independente (CTI), que vai levar a cabo a avaliação ambiental estratégica para a expansão aeroportuária da região de Lisboa, referiu que a CTI irá analisar pelo menos mais duas localizações.

“Vamos analisar outras opções que, entretanto, também já nos chegaram como propostas, e a resolução do Conselho de Ministros previa isso, que nós decidíssemos que outras propostas iríamos analisar e, portanto, vamos analisar também, pelo menos mais Alverca e mais Beja, que já nos chegaram”, disse a professora em entrevista à Lusa.

A CTi está está neste momento a ouvir “todas as entidades com relevância para o assunto”, para chegar a um conjunto de critérios que “servirão para analisar as várias hipóteses”, explicou Rosário Macário. “Numa primeira fase, analisamos todas com um conjunto de critérios, depois o resultado dessa primeira fase será ficarmos com um número reduzido de alternativas que serão depois avaliadas com maior profundidade”, sublinhou a professora do Instituto Superior Técnico (IST).

Esta comissão independente deverá, até ao final de 2023, apresentar a sua avaliação ambiental estratégica e os seus trabalhos serão acompanhados por uma comissão de acompanhamento que será presidida pelo Conselho Superior de Obras Públicas.

Uma decisão será conhecida até ao final de 2023. Pelo menos é essa a promessa. Por um lado, há quem defenda que o Aeroporto Humberto Delgado deva continuar como principal. Afinal, está de facto situado em Lisboa e tem um estação de metro de serviço, e com a capital portuguesa tão em voga para os estrangeiros, é uma forma de garantir que o turismo continua a bater recordes.

Por outro lado, há quem defenda que o principal aeroporto não devia ser em Lisboa, mas sim algo afastado, à semelhança do que acontece com outras capitais europeias. E é por isso que, por estes dias, a opção de Santarém tem vindo a ganhar força.

Não deixa de ser caricato, no entanto, Santarém ser considerado como possível localização do novo aeroporto e, ainda assim, não ser contemplada com a linha de alta velocidade.

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