Não, a Autoridade Tributária não está a efetuar reembolsos

- Publicidade -

Se receberem um email com o título “Aviso de reembolso”, apaguem-no de imediato.

Autoridade Tributária

Não é a primeira vez que tal acontece, e infelizmente também não será a última, pelo que todo o cuidado é pouco. Depois de, no início de abril, termos alertado para um email falso que se fazia passar pela Autoridade Tributária e Aduaneira, há agora um novo email fraudulento que quer enganar os utilizadores, alegando reembolsos.

Mas não passa de mais um esquema para enganar os mais distraídos. Portanto, já sabem, se receberem um email duvidoso, apaguem-no no imediato. Não carreguem em nenhum dos links que surgir nestes emails.

Como identificar que é um email falso e que não é, de facto, enviado pela Autoridade Tributária?

Devem começar por verificar logo qual é o remetente. Neste caso, o endereço até pode enganar, pois vem do infos@portaldasfinancas.pt. No entanto, este não é o utilizado pela Autoridade Tributária para comunicar aos contribuintes, uma vez que a entidade fá-lo através do endereço @at.gov.pt.

Ou seja, tal informação pode, de facto, enganar, pelo que nada como, além do email, ficarem atentos ao corpo do email.

reembolso fraude autoridade tributaria

Como podem ver pela imagem aqui em cima, o email “dá” logo alerta de fraude, uma vez que está escrito em Português do Brasil, utilizando expressões como “recebimento” ou tratando o contribuinte como “você”. Além disso, o email nem sequer apresenta uma assinatura no fim do mesmo, tão típica destes serviços.

Pelo meio, há uma ligação que diz “Reembolso de acesso”, que leva o utilizador a uma ligação do cafenews.fr e a uma página Java (JSP), de modo aque possa roubar dinheiro às vítimas.

Não devem, por motivo algum, carregar no link sugerido. Se receberam este email, apaguem-no imediatamente.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados