Autocarro anfíbio começa a circular em Gaia até ao final de junho

O anfíbio de Vila Nova de Gaia terá 52 lugares e fará o percurso entre Crestuma e o Cais de Gaia em cerca de 35 minutos.

- Publicidade -

É mais um daqueles projetos anunciados, mas que nunca cumprem os prazos definidos. Neste caso, falamos do autocarro anfíbio, apresentado pela Câmara Municipal de Gaia em 2018, no que era uma ideia “importada” das cidades holandesas de Amesterdão e Roterdão, onde o transporte fluvial é muito utilizado.

Originalmente, a nova ligação fluvial deveria ter entrado em funcionamento em 2019, mas só agora, em junho de 2021, é que isso vai acontecer.

A garantia foi dada pelo presidente da Câmara Municipal na reunião de executivo de 31 de maio, dia em que foi assinado o contrato de adjudicação do serviço. “Para já, circulará a título experimental por um ano, depois avaliaremos”, afirmou Eduardo Vítor Rodrigues, detalhando que o serviço será “um misto de transporte público e de vertente turística” que funcionará como “vaivém” com entrada na igreja de Crestuma e saída junto à zona de bares do Cais de Gaia.

Posteriormente, para fazer rebatimento a outros transportes públicos, o anfíbio poderá chegar à General Torres ou à Avenida da República, “mas numa fase inicial o rebatimento funcionará através dos ‘shuttles’ criados pela autarquia”, explicou ainda o autarca.

“O trajeto fluvial vai ficar mais rápido do que o atual na Estrada Nacional 222 em hora de ponta. Neste momento, para fazer o mesmo percurso por via rodoviária são necessários pelo menos 55 minutos. O anfíbio deverá demorar cerca de 35”, acrescentou Eduardo Vítor Rodrigues.

O autocarro anfíbio terá 52 lugares e fará o percurso definido em cerca de 35 minutos, com uma periodicidade de hora a hora.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Sétima ponte entre Porto e Gaia será exclusiva para utilização do Metro

A nova travessia ficará concluída até ao final de 2025.

Poke House abre primeira loja no norte do país

Está instalada no ArrábidaShopping.

Nova ponte vai ligar Porto a Vila Nova de Gaia. Estação de Campanhã também será ampliada

Para já, não há orçamento para a nova ponte ferroviária (e respetivos acessos). Ainda assim, o custo deverá ficar abaixo dos 500 milhões de euros.

KFC abre novo restaurante em Gaia

E fora de um centro comercial.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Nova atualização de Gran Turismo 7 adiciona novos carros e eventos

Com destaque para vencedor das 24 Horas de Le Mans, o novo Toyota GR010 HYBRID.

EKSA GT1 Cobra – Qualidade a preço de saldos

A EKSA volta a lançar um produto de referência. Desta vez com um design bem conseguido e único, qualidade de construção e som surpreende pela positiva.

Returnal está a caminho do PC, segundo da base de dados da Steam

A PlayStation ainda não confirmou, mas a informação vem reforçar os leaks e rumores.