Autocarro anfíbio começa a circular em Gaia até ao final de junho

O anfíbio de Vila Nova de Gaia terá 52 lugares e fará o percurso entre Crestuma e o Cais de Gaia em cerca de 35 minutos.

- Publicidade -

É mais um daqueles projetos anunciados, mas que nunca cumprem os prazos definidos. Neste caso, falamos do autocarro anfíbio, apresentado pela Câmara Municipal de Gaia em 2018, no que era uma ideia “importada” das cidades holandesas de Amesterdão e Roterdão, onde o transporte fluvial é muito utilizado.

Originalmente, a nova ligação fluvial deveria ter entrado em funcionamento em 2019, mas só agora, em junho de 2021, é que isso vai acontecer.

A garantia foi dada pelo presidente da Câmara Municipal na reunião de executivo de 31 de maio, dia em que foi assinado o contrato de adjudicação do serviço. “Para já, circulará a título experimental por um ano, depois avaliaremos”, afirmou Eduardo Vítor Rodrigues, detalhando que o serviço será “um misto de transporte público e de vertente turística” que funcionará como “vaivém” com entrada na igreja de Crestuma e saída junto à zona de bares do Cais de Gaia.

Posteriormente, para fazer rebatimento a outros transportes públicos, o anfíbio poderá chegar à General Torres ou à Avenida da República, “mas numa fase inicial o rebatimento funcionará através dos ‘shuttles’ criados pela autarquia”, explicou ainda o autarca.

“O trajeto fluvial vai ficar mais rápido do que o atual na Estrada Nacional 222 em hora de ponta. Neste momento, para fazer o mesmo percurso por via rodoviária são necessários pelo menos 55 minutos. O anfíbio deverá demorar cerca de 35”, acrescentou Eduardo Vítor Rodrigues.

O autocarro anfíbio terá 52 lugares e fará o percurso definido em cerca de 35 minutos, com uma periodicidade de hora a hora.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Crítica – Gaia (MOTELX)

Gaia é, no final de contas, uma história de terror ecológico, não tanto sobre uma ameaça monstruosa, ou um conflito entre natureza e tecnologia, mas sobre a inevitabilidade do ser humano espalhar destruição por onde anda, tenha boas ou más intenções.

O novo museu de Gaia é uma homenagem ao vinho rosé

Está integrado no WOW, o quarteirão cultural de Gaia.

Rota da Água. Gaia vai ter um grande museu ao ar livre

Sete rotas com um elemento central: a água.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

60.000 jovens vão poder fazer um Interrail gratuito já em 2022

Poderão viajar por um período máximo de 30 dias.

Chegou o trailer oficial da 3ª temporada de You

E muita coisa vai acontecer nos novos episódios. Depois das primeiras imagens e da data de estreia da terceira temporada,...

10.ª edição do Open House Lisboa leva-nos a descobrir “Os Caminhos da Água” com várias visitas gratuitas na capital e em Almada

25 e 26 de setembro são as datas do regresso do incontornável fim de semana de visitas gratuitas que desafia a percorrer e a desvendar a cidade através da arquitectura.