Autocarro anfíbio começa a circular em Gaia até ao final de junho

O anfíbio de Vila Nova de Gaia terá 52 lugares e fará o percurso entre Crestuma e o Cais de Gaia em cerca de 35 minutos.

- Publicidade -

É mais um daqueles projetos anunciados, mas que nunca cumprem os prazos definidos. Neste caso, falamos do autocarro anfíbio, apresentado pela Câmara Municipal de Gaia em 2018, no que era uma ideia “importada” das cidades holandesas de Amesterdão e Roterdão, onde o transporte fluvial é muito utilizado.

Originalmente, a nova ligação fluvial deveria ter entrado em funcionamento em 2019, mas só agora, em junho de 2021, é que isso vai acontecer.

A garantia foi dada pelo presidente da Câmara Municipal na reunião de executivo de 31 de maio, dia em que foi assinado o contrato de adjudicação do serviço. “Para já, circulará a título experimental por um ano, depois avaliaremos”, afirmou Eduardo Vítor Rodrigues, detalhando que o serviço será “um misto de transporte público e de vertente turística” que funcionará como “vaivém” com entrada na igreja de Crestuma e saída junto à zona de bares do Cais de Gaia.

Posteriormente, para fazer rebatimento a outros transportes públicos, o anfíbio poderá chegar à General Torres ou à Avenida da República, “mas numa fase inicial o rebatimento funcionará através dos ‘shuttles’ criados pela autarquia”, explicou ainda o autarca.

“O trajeto fluvial vai ficar mais rápido do que o atual na Estrada Nacional 222 em hora de ponta. Neste momento, para fazer o mesmo percurso por via rodoviária são necessários pelo menos 55 minutos. O anfíbio deverá demorar cerca de 35”, acrescentou Eduardo Vítor Rodrigues.

O autocarro anfíbio terá 52 lugares e fará o percurso definido em cerca de 35 minutos, com uma periodicidade de hora a hora.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Nova ponte Porto-Gaia deve ficar concluída em 2025

O custo da ponte D. António Francisco dos Santos é de 36,9 milhões de euros.

Xiaomi vai abrir uma Mi Store em Gaia

E será num centro comercial.

Gaia vai ter depósitos para beatas

A medida faz parte do projeto Gaia #100Beatas, vencedor do GOP+ Jovem 2020.

Feijão Verde Fun Park inaugura novo espaço em Gaia

Os responsáveis prometem não só modernidade, mas, acima de tudo, natureza, com programas para toda a família.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Há um novo restaurante Burger King em Alcochete

É o primeiro na zona e o 10º no distrito de Setúbal.

Serviços públicos essenciais obrigados a ter linhas telefónicas gratuitas

As empresas têm agora até ao próximo dia 1 de novembro para fazer cumprir este decreto-lei.