Depois do Continente, Auchan começa a vender produtos à base de insetos

Há snacks, barras proteicas e farinha.

- Publicidade -

No passado mês de agosto, o Continente tornou-se a primeira marca de retalho nacional a comercializar produtos alimentares à base de insetos, após a Direcção-Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV) ter autorizado o consumo de sete espécies de insetos no país.

Nesse mês, os clientes começaram a encontrar em algumas lojas da marca vários snacks, barras proteicas e farinha à base do inseto tenebrio molitor, também chamado de larva da farinha, tenebra e bicho da farinha. Agora, chegou a altura de fazer chegar estes produtos da portuguesa Portugal Bugs a outros retalhistas, nomeadamente à Auchan.

Por outras palavras, passa a ser possível saborear o que o futuro anda a cozinhar nas lojas Auchan. Lançado esta semana com especial destaque na Auchan de Alfragide, o Future Taste é um espaço dedicado nas lojas que vai dar a conhecer as novas tendências alimentares e evidenciar um produto inovador.

Começando pelos snacks Tasty Mealworms, são insetos desidratados temperados com pimenta cayenne ou sal marinho, ricos em proteína e fonte de fibra. Além de serem um snack rápido, prático e nutritivo, podem ser adicionados como topping em saladas, sopas e massas.

Já as barras proteicas, as Mealworm Bites, são elaboradas a partir de ingredientes 100% naturais e são fonte de proteína e ricas em fibra. Os sabores disponíveis são chocolate e amêndoa; figo e laranja; maçã e canela; manteiga de amendoim e mel.

Por último, referir a farinha, feita 100% a partir de Tenebrio molitor. É rica em proteína e fonte de fibra e pode ser utilizada para enriquecer receitas de pão, bolachas, bolos, panquecas, batidos.

Estes insetos são criados em condições controladas de temperatura e humidade, de forma a melhor gerir os substratos de que se alimentam, e são alimentados à base de farelo, embora possam ser usados também subprodutos da indústria alimentar, como as leveduras de cervejas ou desperdício de cereais.

No que toca aos preços dos snacks, barras proteicas e farinhas, variam entre os 1,79€ e os 9,95€.

O uso de insetos como fonte de alimento – denominado de entomofagia – remonta aos primórdios da Humanidade e, atualmente, são já consumidos por cerca de um terço da população mundial. Ricos em fibra, minerais, vitaminas e ácidos gordos essenciais, têm-se revelado ainda uma excelente fonte de proteína que, quando comparada com outras fontes proteicas animais, apresenta a vantagem de ter menor impacto ambiental, já que registam uma pegada hídrica e uma emissão de gases de efeito de estufa menores. Além disso, o reduzido consumo de ração resulta ainda numa menor dependência de solos férteis.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Já é possível comprar roupa em segunda mão em quatro lojas Auchan

E ao entregarem as roupas que já não usam recebem em troca vales de compras.

Auchan e Aldi destacam-se na oferta de produtos vegan em Portugal

A Associação Vegetariana Portuguesa (AVP) revela os resultados de um estudo pioneiro da oferta vegana nos retalhistas alimentares portugueses.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Inaugurado primeiro Espaço Cidadão numa unidade de saúde

Algo que vem facilitar ainda mais a vida aos cidadãos.

Clockwork Aquario – Uma nova oportunidade para este clássico perdido

Anteriormente cancelado, o título da Westone regressa à vida graças à conversão da Inin Games.

Crítica – Resident Evil: Welcome to Raccoon City

Infelizmente, ainda não foi desta que surgiu um filme genuinamente bom de uma adaptação de Resident Evil para o grande ecrã.