Auchan e Aldi destacam-se na oferta de produtos vegan em Portugal

- Publicidade -

Surpreendidos?

Numa data em que se celebra o Dia Mundial do Vegetarianismo, a Associação Vegetariana Portuguesa (AVP) revela os resultados de um estudo pioneiro da oferta vegana nos retalhistas alimentares portugueses, em que a multinacional francesa Auchan surge como líder de mercado, seguida da cadeia de hipermercados portuguesa Continente. Já a empresa alemã Aldi aparece como a mais forte na categoria de discounters.

O estudo surge no âmbito do projeto RankingVeg, criado em parceria entre a AVP e a organização alemã Albert Schweitzer Foundation, e cujo objetivo é melhor informar os consumidores sobre a oferta de produtos veganos nos supermercados e perceber qual o posicionamento das várias empresas de retalho alimentar no mercado.

produtos vegan

Para o efeito, foi usada uma metodologia já implementada em diversos países europeus, e que possibilitou a criação de um ranking dos retalhistas alimentares com maior oferta vegana, com base numa recolha de dados em 35 lojas distribuídas pelas localidades com maior densidade populacional.

Os retalhistas incluídos neste estudo foram a Aldi, a Auchan, o Continente, o Intermarché, o Lidl, o Minipreço e o Mercadona, por serem alguns dos mais bem representados em território nacional. Foi também feita uma distinção entre diferentes categorias de retalhistas: os discounters, que são superfícies comerciais de menor dimensão, e os supermercados/hipermercados, usualmente de maior dimensão.

E o que pensam os consumidores portugueses sobre a oferta vegana?

Complementarmente, foi também feito um estudo da perceção dos consumidores portugueses sobre a oferta de produtos veganos, com mais de 2.000 participantes, em que 51,7% indicou que seguia uma alimentação ovo-lacto-vegetariana ou estritamente vegetariana (vegana), e 30,3% considerou-se como “flexitariano” (inclui pontualmente produtos de origem animal na sua alimentação).

Os portugueses que procuram produtos veganos parecerem ter preferência pelos retalhistas alimentares como a Aldi, Auchan e Continente, o que coincide com os achados do ranking desenvolvido pela Associação Vegetariana Portuguesa.

produtos vegan

Os resultados do inquérito revelam também que, na sua maioria, os consumidores de produtos veganos classificam a oferta atual como pouco satisfatória e indicam que gostariam de ver mais variedade de produtos veganos nas prateleiras dos supermercados.

Alguns exemplos de categorias de produtos onde os consumidores sentem que poderia existir maior oferta são as alternativas veganas ao queijo ou a refeições prontas a levar, as mais frequentemente indicadas.

Relativamente aos padrões de consumo atual, e sem surpresa, os produtos veganos mais consumidos no mercado português são o tofu e o seitan, que se apresentam como alternativas à carne (72.9%), e os produtos alternativos aos laticínios, como as bebidas vegetais (71,1%).

Produtos como alternativas vegetais a iogurtes (50.2%), alternativas à carne que repliquem o seu sabor e a sua textura, como é o caso dos hambúrgueres e salsichas vegan (44.0%), e as manteigas e margarinas vegetais (40.0%) parecem também ter um lugar confirmado na vida dos consumidores que incluem produtos veganos na sua alimentação.

Já no que toca à insatisfação, um dos principais motivos ainda é o preço, e muitos consumidores sugerem que os custos dos produtos veganos são ainda demasiado elevados. Um outro motivo preponderante é o sabor ou a textura e consistência de alguns produtos.

A certificação de produtos pode também ser uma boa aposta para os retalhistas que investem neste segmento, já que 81,2% dos participantes indicou preferir produtos com certificado vegan, que garanta uma maior transparência.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados