A arte da Mistaker Maker para combater o isolamento

Os idosos, apesar de representarem o principal grupo de risco Covid-19, especialmente no que diz respeito ao risco de morte, também estão a ser assolados por um isolamento psicológico e social ainda maior do que normalmente já acontece.

- Publicidade -

Existem já imensas iniciativas que se dedicam a ajudar a quem mais precisa, seja a entregar medicamentos, comida, mas nunca é suficiente. Afinal, o ser humano é um animal social, pelo que o contacto com outras pessoas é indispensável para mantermos a sanidade mental.

Há agora um novo projeto que, apesar de não nos colocar em contacto direto com os idosos, tem o objetivo de criar empatia. Chama-se Sebenta Quarentena, surge através da Mistaker Maker e, através da arte, pretende minimizar o isolamento.

O objetivo era simples: criar algo capaz de arrancar um sorriso do idoso, de o levantar do sofá, de firmar um pensamento positivo ou de lhe alimentar a alma nos dias estranhos que estão a viver, cimentando a certeza de que há alguém, perto ou longe, a cuidar deles.

O desafio, que surgiu por parte de Lara Seixo Rodrigues, fundadora da Mistaker Maker, foi feito a 40 artistas (ilustradores, artistas plásticos, calígrafos, escritores, artistas urbanos e arquitetos) que, de forma voluntária, contribuíram para a inclusão e acompanhamento dos mais idosos neste momento tão difícil.

Assim, a Sebenta da Quarentena apresenta-se como um compêndio de ilustrações para pintar, com histórias, mensagens, inícios de conversa, quebra-cabeças, palavras ilustradas e novas formas de comunicação.

No fundo, a Sebenta reúne conteúdos capazes de ocupar o tempo e alimentar a alma dos que enfrentam uma enorme solidão.

Pretende-se que esta Sebenta seja impressa e distribuída gratuitamente pelos idosos que têm apoio das Juntas de Freguesia a nível nacional através de voluntários, mas o projeto está também disponível online num website especialmente criado para o efeito.

Fonte:MM
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

ART & Delivery é a primeira exposição de arte em Portugal inspirada em food delivery

Podem visitar até domingo, dia 29 de novembro, no Palacete Gomes Freire, em Lisboa.

Galeria lisboeta Welcome to Art promove exposição de arte solidária para apoiar a Cruz Vermelha Portuguesa

A galeria lisboeta Welcome to Art avança com a sua primeira exposição online que, desde o seu desenho, teve como critério incontornável uma coleção 100% composta por obras de artistas nacionais.

Há uma nova promotora de espetáculos em Portugal

E chega-nos por parte da marca Lemon, que tem na sua génese a associação ao entretenimento infantil e juvenil.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Diferença do preço da água entre municípios pode chegar aos 400 euros por ano

Graças à DECO Proteste, há um mapa interativo onde é possível saber quanto custa a fatura da água no vosso município.

Partilha. Ex-concorrentes de Hell’s Kitchen abriram restaurante em Braga

O espaço foi inaugurado em outubro do ano passado e funciona de terça a sábado.