A arte da Mistaker Maker para combater o isolamento

Os idosos, apesar de representarem o principal grupo de risco Covid-19, especialmente no que diz respeito ao risco de morte, também estão a ser assolados por um isolamento psicológico e social ainda maior do que normalmente já acontece.

- Publicidade -

Existem já imensas iniciativas que se dedicam a ajudar a quem mais precisa, seja a entregar medicamentos, comida, mas nunca é suficiente. Afinal, o ser humano é um animal social, pelo que o contacto com outras pessoas é indispensável para mantermos a sanidade mental.

Há agora um novo projeto que, apesar de não nos colocar em contacto direto com os idosos, tem o objetivo de criar empatia. Chama-se Sebenta Quarentena, surge através da Mistaker Maker e, através da arte, pretende minimizar o isolamento.

O objetivo era simples: criar algo capaz de arrancar um sorriso do idoso, de o levantar do sofá, de firmar um pensamento positivo ou de lhe alimentar a alma nos dias estranhos que estão a viver, cimentando a certeza de que há alguém, perto ou longe, a cuidar deles.

O desafio, que surgiu por parte de Lara Seixo Rodrigues, fundadora da Mistaker Maker, foi feito a 40 artistas (ilustradores, artistas plásticos, calígrafos, escritores, artistas urbanos e arquitetos) que, de forma voluntária, contribuíram para a inclusão e acompanhamento dos mais idosos neste momento tão difícil.

Assim, a Sebenta da Quarentena apresenta-se como um compêndio de ilustrações para pintar, com histórias, mensagens, inícios de conversa, quebra-cabeças, palavras ilustradas e novas formas de comunicação.

No fundo, a Sebenta reúne conteúdos capazes de ocupar o tempo e alimentar a alma dos que enfrentam uma enorme solidão.

Pretende-se que esta Sebenta seja impressa e distribuída gratuitamente pelos idosos que têm apoio das Juntas de Freguesia a nível nacional através de voluntários, mas o projeto está também disponível online num website especialmente criado para o efeito.

Fonte:MM

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

12,371FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
653SeguidoresSeguir

Relacionados

Galeria lisboeta Welcome to Art promove exposição de arte solidária para apoiar a Cruz Vermelha Portuguesa

A galeria lisboeta Welcome to Art avança com a sua primeira exposição online que, desde o seu desenho, teve como critério incontornável uma coleção 100% composta por obras de artistas nacionais.

Há uma nova promotora de espetáculos em Portugal

E chega-nos por parte da marca Lemon, que tem na sua génese a associação ao entretenimento infantil e juvenil.

PARTIS, a iniciativa que quer dar voz à imprevisibilidade da arte comunitária e participativa

É de 24 a 26 de janeiro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, que irá decorrer mais uma iniciativa PARTIS – Práticas Artísticas de Inclusão Social
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Behemoth e Arch Enemy dão concertos em Portugal em outubro do próximo ano

Duas das mais aplaudidas bandas do metal extremo contemporâneo: de um lado, um grupo clássico do death metal; do outro, um dos projetos emergentes mais interessantes dos últimos anos.