A Apple anunciou que vai abrir as portas da sua App Store para serviços de streaming de jogos, como o Xbox Cloud Gaming e o GeForce Now, e para o jogo Fortnite, que estava banido da plataforma.
A Apple abriu finalmente as portas da sua App Store para mais serviços e experiências, onde se destacam serviços como o Xbox Cloud Gaming e o GeForce Now – que anteriormente tinham acesso limitado via browsers – ou jogos como Fortnite, que estava virtualmente banido da plataforma, por não ser possível instalar a Epic Games Store nos dispositivos.
No caso dos serviços como o Xbox Cloud Gaming e o GeForce Now, a Apple irá permitir que os programadores possam submeter uma aplicação com capacidades de streaming de todos os jogos oferecidos no seu catálogo, numa ação que tem efeitos a nível global, como partilha no seu blog oficial.
Já exemplos como o de Fortnite via Epic Games Store, será possível pela capacidade de os utilizadores poderem instalar aplicações de terceiros nos seus dispositivos iOS, como iPhones e iPads.
Estas alterações são resultado de uma batalha legal entre a Apple e as autoridades europeias, que obrigaram a empresa a cumprir as regulações digitais do espaço europeu, ao abrigo do Digital Markets Act (DMA). Um pouco como aconteceu com a obrigação da Apple oferecer ligações USB-C nos seus novos dispositivos.
Esta novidade tem impacto imediato e já faz parte da nova versão do iOS, a 17.4 beta, com a chegada a todos os utilizadores em março e com as novas aplicações a surgirem em breve dentro e fora da App Store.