Apesar do design um pouco mais robusto e a curta autonomia apresentada, o preço dos Xiaomi Mi True Wireless Earphones faz com que sejam uma opção a ter em conta.
Texto de: Cláudio Araújo
Foi numa terça-feira. O estafeta tocou à campainha e, com ele, chegou mais uma encomenda, cada vez mais habitual dado o ambiente em que vivemos. Desta vez são os Xiaomi Mi True Wireless Earphones, também conhecidos como Xiaomi Mi Airdots Pro, e já me sinto cheio de adrenalina do unboxing e da corridinha que vou efetuar com eles.
Design
Com um design semelhante aos AirPods Pro, da Apple, em branco mate e com uma “perna” descendente, a comparação torna-se inevitável. Devo dizer que, em termos de tamanho, os Mi True Wireless Earphones são uns autênticos canhões, com umas “pernas” bem mais salientes e visíveis. Parece-me que a opção por uma cabeça cilíndrica com touchpad com funcionalidades também contribuiu para esta perceção de tamanho maior.
A caixa segue a mesma linha de design dos earphones, sendo também ela gigante (aproximadamente o dobro do tamanho da caixa dos AirPods) e em branco mate com traços curvilíneos. O indicador de bateria é um pequeno ponto branco na frente da caixa e, de lado, encontra-se um botão para configuração dos earphones com os dispositivos compatíveis e verificação do estado da bateria.
No que toca a ligações, tem entrada USB Type-C na base da caixa para carregamento, acompanhada com um cabo bastante curto para carregamento. Internamente, existem dois conectores onde é feito o contacto com os earphones para o carregamento dos mesmos.
A nível de conforto, estavam um pouco apertados para as minhas orelhas, mas, após substituir as pontas silicone (estão incluídos tamanhos diferentes na embalagem), tornaram-se bastante confortáveis e superaram a corridinha que fiz sem terem caído ou causado desconforto.
Funcionalidades
Este modelo da conhecida marca chinesa conta com um tempo de reprodução de três horas (a 80% volume) para os auriculares e 10 horas para a caixa, não sendo, portanto, um resultado impressionante.
A ligação é feita com Bluetooth 4.2 e as falhas ou interferências foram praticamente inexistentes. Numa das vezes, ocorreu enquanto caminhava na rua com um amigo, sendo que cada um estava com um auricular a ouvir música do mesmo dispositivo.
Os Xiaomi Mi True Wireless Earphones têm microfone incorporado, sendo possível fazer chamadas de voz e enviar áudios pelo Whatsapp e aplicações similares. A nível de controlo, são por toque, simples e intuitivos: o earbud do lado direito serve para atender/desligar chamadas e reproduzir/colocar algo em pausa, ao passo que o do lado esquerdo serve para chamar o assistente (Siri e Google Now). Estes controlos não podem ser personalizados. No que toca à compatibilidade, estão preparados para Android e iOS.
Características
A instalação inicial é bastante simples e intuitiva, o que faz com que, a partir do momento em que se abre a caixa até meter os auriculares, seja uma questão de minutos. As utilizações seguintes são também bastante intuitivas. Basta ter o Bluetooth do telemóvel já ligado e retirar os earpods da caixa que eles conectam automaticamente. Pena que os earphones sejam um pouco escorregadios ao retirar da caixa, devido às arestas cilíndricas que combinadas com o íman dos conectores deixam pouca superfície por onde puxar. O único problema que vi nos comandos é que não existe a opção para aumentar ou diminuir o volume.
No que toca à qualidade de som, o volume é bastante superior a uns earbuds que tenho cá por casa que me custaram 40€ e que são isentos de base. Considero, assim, que para o preço em que se inserem, os Mi True Wireless Earphones apresentam bom volume, um bass bastante satisfatório e uns médios razoáveis. Já os agudos deixam um pouco a desejar.
A música entra em pausa quando tiramos um dos auriculares do ouvido. Para retomar a reprodução, devemos premir o auricular que estamos a utilizar, ou o direito em caso de utilização simultânea dos dois. É também possível emparelhar um auricular num dispositivo e o outro auricular num segundo dispositivo.
Os earbuds contam ainda com noise cancelling, com a função a ativar-se com um premir de três segundos num dos auriculares. Cumpre o propósito, ainda que, para isso, abafe um pouco o som. Contudo, e mesmo sem a ativação deste modo, o bloqueio de sons externos é bastante bom sem ter de se recorrer ao volume máximo, pelo que nunca me deparei com a necessidade de ativá-la.
Veredicto
Com bom volume de som, existência de graves satisfatórios e um sistema de noise cancelling eficiente, consegue-se atingir uma experiência agradável e imersiva com os Mi True Wireless Earphones, seja a trabalhar, relaxar ou a realizar exercício.
O design é simples e, apesar de inspirado nos AirPods, é distante o suficiente para não passar por uma imitação barata. Gostava que fossem um pouco mais pequenos, discretos e que retirá-los da caixa fosse mais prático. Veremos como aguenta o branco matte aos riscos.
A bateria é curta e será insuficiente para viagens muito longas ou para um dia inteiro no escritório sem efetuar uma carga. Os comandos, apesar de práticos e intuitivos, podem ser melhorados no que toca a opções, tais como regular o volume.
Posto isto, se o que procuram é um par de auriculares true wireless de qualidade e em conta, os Mi True Wireless Earphones são uma aposta fiável e segura caso consigam ignorar o design um pouco mais robusto e a curta bateria.
Estão disponíveis em lojas como a Banggood, com o preço a ir oscilando ao longo do tempo. Se forem adquirir, não se esqueçam de pagar sempre com PayPal e de ativar o seguro de envio.
Este dispositivo foi cedido para análise pela Banggood