Análise – Urbanista London

O modelo London, da Urbanista, é uma escolha mais económica dentro do mercado de earbuds True Wireless equipados com Noise Cancelling (cancelamento de ruído).

Urbanista London

A Urbanista é uma marca sueca de produtos áudio que dá a entender adorar o que faz, cujo lema é “We design for life in motion“. A parte curiosa é a criatividade na hora de atribuir os nomes aos seu produtos, com o intuito de evidenciar o foco no lifestyle, mas com um design com raízes na tradição da Escandinávia.

London é uma das jóias da coroa da Urbanista, inserindo-se na emergente linha de earbuds equipados com Noise Cancelling. A concorrência é cada vez maior, no entanto, a Urbanista destaca-se por ser mais barata que a média umas boas dezenas de euros, mas, claro, sem descurar da qualidade.

Características

Esta linha de earbuds da Urbanista é bastante boa no que toca a autonomia, com 25 horas de playtime e cinco horas de reprodução por carga. Equipados com Active Noise Cancellation (como já referido anteriormente), é fácil abstrairmos-nos de tudo o que nos rodeia e desfrutar da melhor música sem distrações. Para além disso, os Urbanista London têm também Ambient Sound, sensor de deteção e IPX4, tornando-os ideais para a prática de desporto. À semelhança dos Stockholm Plus, estão equipados com Bluetooth 5.0, controlo por toque, microfone incorporado, carregamento USB type-C e são compatíveis com Android e iOS.

Design

Se há coisa onde a Urbanista não costuma falhar é no design, pelo que estes earbuds não são exceção. A caixa é simplista, de cor (fosca), com traços uniformes e luzes brancas de indicação de bateria restante na zona de abertura. Para a carregar, podem escolher entre fazê-lo por cabo (entrada Type-C) ou por carregamento wireless.

Os earbuds em si têm um design simples, seguindo as linhas da caixa. O tamanho é perfeito e encaixa na caixa com facilidade e de forma intuitiva. No que toca a conforto, vai sempre variar do formato da orelha de cada um e do hábito, pois quaisquer earbuds com noise cancelling precisam de ficar relativamente justos aos contornos internos da orelha.

Urbanista London

No entanto, sabendo que todos os canais auditivos diferem – e aí convém haver flexibilidade -, a caixa traz um set de borrachas de vários tamanhos, de forma a que possam escolher a perfeita para vocês e, assim, melhorar a vossa experiência.

Funcionalidade

A instalação inicial é simples e rápida, quer em Android, quer em iOS, e os earbuds têm memória do último dispositivo a que estiveram ligados, dando-lhe prioridade. Assim sendo, é ótimo na medida em que, a partir do momento em que compram o produto até começarem a ouvir as vossas músicas preferidas, depende mais do tempo que demoram a abrir a caixa do que a emparelhar o dispositivo.

Os controlos por toque não são personalizáveis, mas, apesar desse percalço, não são difíceis de decorar, dada a sua simplicidade. Com o simples toque no auricular esquerdo ou direito, podem aumentar ou diminuir o volume (coisa que faz falta nos AirPods), começar e parar a música, atender/desligar/rejeitar uma chamada, interagir com o assistente de voz, ligar/desligar o Noise Cancelling e ligar/desligar o som ambiente.

A assistente de voz da marca que nos informa das ações que fazemos é percetível. Contudo, a entoação na voz não é a mais “amigável”, mas isso é só um pormenor e é praticamente irrelevante.

Falando do que interessa para tirar o elefante da sala, a qualidade de som é ótima. Diria que está ao nível dos RZ-S500W da Panasonic e, ainda que o sistema de Noise Cancelling deixe um pouco a desejar face a outros equipamentos que tenho testado, a verdade é que funciona e cumpre com o propósito, tal como o Ambient Sound.

A deteção de orelha através dos sensores de contacto presentes em ambos dos earbuds também é um ponto bastante positivo. Estas duas funcionalidades combinadas com a resistência a água (salpicos/suor) e à forma como os earbuds assentam na orelha/canal auditivo, fazem destes Urbanista London os companheiros indicados para fazer desporto (se porventura vos sair da orelha, darão logo pela falta dele).

Urbanista London

Veredicto

O Noise Cancelling não é o mais impressionante que já testei, no entanto, os Urbanista London têm uma ótima capacidade de isolamento. Isto, conjugado com um design simplista e discreto, conferem a estes earbuds da marca sueca uma versatilidade muito boa para usar no dia-a-dia, seja para fazer desporto, usar em casa ou em viagens.

A nível de comandos por toque, conseguem acrescentar a regulação de volume, coisa que a Apple ainda não implementou nos seus AirPods sem ser recorrendo à Siri ou indo mesmo ao smartphone em si, uma grande debilidade a meu ver.

Apesar disto tudo, o custo de 149€ pode parecer uma entrave pela falta de poder de mercado da marca sueca. Ainda assim, para a qualidade do produto, não me parece um valor disparatado. Além disso, se subscreverem a newsletter, podem sempre ter um desconto de 10% na vossa primeira encomenda.

Nota: Muito Bom

Este dispositivo foi cedido para análise pela Urbanista.

Sigam-nos

10,850FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
632SeguidoresSeguir

Relacionados

Análise – Jabra Elite Active 75t

A Jabra apresenta a sua nova gama para os fãs de desporto, agora com uma nova atualização disponível.

Análise – Valco Wireless ANC Headphones

A Valco é uma startup finlandesa que se estreou na área do auscultadores com a promessa de qualidade em troca de um preço acessível.

Análise – Plantronics RIG 800HS

Ótima relação custo benefício numa solução sonora perfeita para quem passa horas a jogar.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Análise – Ride 4

Mais do que MotoGP 20, Ride 4 é um jogo dedicado exclusivamente aos verdadeiros fãs de motas.

Crítica – Train to Busan

Se são fãs de cinema, não importa o género, Train to Busan é visualização obrigatória!