Análise – Urbanista Stockholm Plus

Caso estejam à procura de uma earphones True Wireless cuja relação qualidade-preço faça valer o investimento, os Urbanista Stockholm Plus são uma aposta segura.

Urbanista Stockholm Plus

A Urbanista é uma marca sueca de produtos de áudio que dá a entender adorar o que faz, cujo lema é We design for life in motion. A parte curiosa é a criatividade na hora de atribuir os nomes aos seu produtos, com o intuito de evidenciar o foco no lifestyle, mas com um design com raízes na tradição da Escandinávia.

No caso dos Urbanista Stockholm Plus, este modelo tem, por coincidência, o nome da casa mãe da marca, sendo também o modelo mais básico e em conta, no que toca a True Wireless. Uma vez que os primeiros True Wireless que comprei foram os AirPods 2, já tenho uma fonte de comparação sólida e algo exigente (adaptada à realidade deste modelo, que custa metade do que me custou o da Apple).

Características

Esta linha de True Wireless da Urbanista conta com um tempo de reprodução combinado entre a caixa e auriculares superior a 20 horas, o que é mais do que suficiente para dar para um dia inteiro, cumprindo com a premissa de “life in motion”, onde os auriculares conseguem 3,5 horas de reprodução.

A ligação é feita com Bluetooth 5.0 e as falhas ou interferências são nulas. O carregamento é feito pelo, cada vez mais comum, Type-C. Os Urbanista Stockholm Plus têm microfone incorporado, sendo possível fazer chamadas de voz stereo. A nível de controlo, para além de por voz (Siri e Google Now), têm também controlo por toque. No que toca à compatibilidade, estão preparados para Android e iOS.

Design

É um dos pontos fortes da marca no geral e, neste modelo, tal é excepção. A caixa é dotada de uma textura em matte com traços curvilíneos e tem o indicador de bateria na zona de abertura em luz branca. É bastante discreta e simples a nível de aspeto, tendo um formato e aspeto aceitáveis.

A nível de funcionalidade, tem entrada type-C de lado e dois conectores onde é feito o contacto com os earphones para o carregamento do mesmo. O único entrave que não consigo deixar de passar é o facto de não dar para encaixar os auriculares na caixa de qualquer forma.

Os auriculares seguem a mesma linha de design da caixa (também em matte), o que é bom pois é uniforme. A nível de conforto, são muito semelhantes aos AirPods e assentam mais ou menos da mesma forma na orelha. No entanto, em formato, são mais compridos que os da Apple (que por si só já são compridos demais), mas nada de grave.

Funcionalidade

A instalação inicial tanto em Android como iOS é bastante simples e intuitiva, o que faz com que a partir do momento em que se abre a caixa até meter os auriculares, seja uma questão de minutos – mais uma vez a cumprir com o slogan “life in motion”.

Os controlos por toque, apesar de não poderem ser personalizados, são bastante simples e intuitivos. Com diferentes tipos de toques do lado direito ou do esquerdo é possível ligar e desligar os auriculares, ligar e desligar a assistente de voz, atender, desligar e rejeitar uma chamada, começar e parar a música, aumentar e diminuir o volume e, claro, avançar e retroceder a música.

O único problema que vi nos comandos é que, apesar de ao desligar, usando o comando num dos auriculares, desliga apenas um deles. Ou seja, quando usamos o mesmo comando num deles para ligar, só liga o auricular em causa.

A assistente de voz da marca que nos informa das ações que fazemos é percetível, mas a entoação usada não é a mais “amigável”. Claro, este é somente um pormenor, pelo que será praticamente irrelevante para os donos destes auriculares.

Urbanista Stockholm Plus

No que toca à qualidade de som, para o preço que é pago pelos earphones, é bastante satisfatória com uma ótima definição cristalina e volume quanto baste para nos conseguirmos abstrair do mundo. Em todo o caso, a marca aconselha a não ter os auriculares sempre no volume máximo, mas isso acaba por ser geral e comum a várias marcas, de forma a melhorar o tempo de vida da qualidade de som do equipamento.

Como não têm sensor de proximidade, a música continua a ouvir-se quando tiramos os auriculares da orelha. Ao meter na caixa deixamos de ouvir o que quer que seja e, no momento em que tiramos e voltamos a carregar no “play”, retomamos de onde parou ao serem colocados na caixa de carregamento.

Veredito

Enquanto o volume de som não é o mais impressionante, está no ponto perfeito para conseguir uma experiência agradável e imersiva. A bateria satisfaz, mas para viagens muito longas pode exigir um carregamento a meio (nada a que não esteja habituado, acontecendo o mesmo com os AirPods). Ressalva para os comandos, que ganha à Apple a milhas, com um maior leque de opções, incluindo um que desejo ter há muito tempo nuns auriculares: a possibilidade de regular o volume.

Apesar do design ser eye-candy, não sei se o facto de ser em matte nos auriculares/caixa é bem jogado a longo prazo, pois é mais suscetível a marcas e riscos.

Posto isto, se o que procuram é true wireless de qualidade em conta, os Stockholm Plus são uma aposta fiável e segura. Estão à venda por 69€ na loja oficial da marca.

Nota: Bom

Este dispositivo foi cedido para análise pela Urbanista.

Sigam-nos

10,848FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
632SeguidoresSeguir

Relacionados

Análise – Urbanista London

O modelo London, da Urbanista, é uma escolha mais económica dentro do mercado de earbuds True Wireless equipados com Noise Cancelling (cancelamento de ruído).

A Razer tirou os fios aos seus melhores earbuds

Os Razer Hammerhead True Wireless são os novos earbuds sem fios das Razer, que para além da liberdade extra, oferecem outras características bem interessantes.

A Razer prepara os auriculares Hammerhead para todas as ocasiões

A Razer revelou uma versão melhorada dos seus auriculares Hammerhead com novas tecnologias e características que os torna ideais...

Bose Sleepbuds, os auriculares da Bose que ajudam a dormir melhor

A Bose apresentou recentemente os Bose Sleepbuds, – os primeiros auriculares in-ear da empresa com o propósito de disfarçar...
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Análise – Valco Wireless ANC Headphones

A Valco é uma startup finlandesa que se estreou na área do auscultadores com a promessa de qualidade em troca de um preço acessível.

Oficial: Máscaras passam a ser obrigatórias na rua

A medida estará em vigor durante pelo menos três meses, podendo depois ser renovada.

A Xbox pode receber uma versão em formato de streaming stick para o xCloud

Esta poderá ser um terceiro modelo da Xbox, dedicado ao streaming.