A Tronsmart Bang Max é uma opção barata para quem quer fazer uma festa completa. Não só com música, mas também com guitarras e microfones.
Nos últimos tempos muitos têm sido os produtos da Tronsmart que temos analisado por aqui. Há cerca de um ano experimentámos a Tronsmart Bang; mais recentemente metemos as mãos no Tronsmart Glary Alpha Gaming; e agora pudemos experimentar a “irmã mais velha”, a Tronsmart Bang Max.
Comecemos, como de costume, pelas especificações técnicas para depois, então, vos podermos contar a nossa experiência com este modelo gigante da Tronsmart.
Especificações técnicas
- Autonomia: até 24 horas (com LEDs desligados, com volume a 50%), até 10 horas (em modo karaoke, com volume a 60%)
- Bateria: 1800mAh, levando 5 horas a carregar
- Conexão: Até 18 metros, Bluetooth 5.3
- Dimensões: 470mm x 199mm x 260mm
- Peso: 5980 gramas
- Potência de saída: 130W (divididos entre três tipos de altifalantes: tweeters duplos, médios e woofers)
- Resistência à água IPX6
Primeiras impressões
É uma coluna robusta, sem qualquer dúvida. Maioritariamente com construção em plástico, a zona onde se encontram os botões é em borracha e na parte traseira a tampa que protege as entradas é, também, em borracha – apesar da dificuldade em abrir a tampa, lá conseguimos fazê-lo.
No que diz respeito aos botões à vista, são nove na frente da coluna: Power, Bluetooth, um botão para aumentar e outro para diminuir o volume (que também servem para avançar ou retroceder na playlist), Play/Pause, Stereo Pairing, SoundPulse EQ, TuneConn e Echo. É aqui junto aos botões que temos os LEDs indicadores de bateria.
Na parte de trás da coluna está aquilo a que podemos chamar o “painel de controlo”: ranhura para inserir um cartão de memória, entrada USB-A, entrada AUX, entrada para microfone ou guitarra, entrada para microfone, e entrada de energia. Além de todas estas entradas, estão aqui localizados os quatro controladores para os dispositivos externos como microfone ou guitarra. Há ainda um reset hole.
Os LEDs localizam-se, como tem sido habitual em modelos do género, nas laterais da coluna. E existem três modos de iluminação: Carousel, Deep Breath e Fashion Party.
A experiência
Ao carregar no botão Power a coluna não ligou. Já começamos mal, pensámos, mas ao ler o manual de instruções percebemos que não é imediato – é preciso pressionar o botão por 2 segundos para que a coluna ligue.
Foram utilizados dois dispositivos para experimentar a Tronsmart Bang Max: um computador Windows e um telemóvel Android. Em ambos os casos, a conexão via Bluetooth foi simples e rápida. Contudo, a aplicação da Tronsmart – disponível para Android e iOS – não encontrou a Bang Max quando era o computador que estava conectado.
Outra útil funcionalidade deste novo modelo da Tronsmart é o Dual Audio. Permite conectar dois dispositivos em simultâneo à coluna. Porém, conectar o nosso smartphone e o computador ao mesmo tempo não foi possível – pelo menos através das instruções disponíveis no manual… Mas foi possível fazê-lo através de dois telemóveis Android. Ambos ficaram conectados à coluna e puderam tocar música à vez.
A bateria, como a própria marca nos informa, dura até 24 horas. Mas claro que esse tempo vai depender da utilização que é dada à Tronsmart Bang Max. Em modo karaoke dura muito menos, e os LEDs também influenciam a duração da bateria. Além disso, o volume aconselhado para uma bateria duradoura é entre os 50% a 60%.
E adivinhem? A coluna também serve de powerbank! Por isso podem ter o vosso telemóvel conectado à coluna, a tocar a vossa playlist favorita durante várias horas, sem se preocuparem com a bateria. Mas atenção: é óbvio que usufruir deste pequeno “luxo” vai drenar a bateria da própria Tronsmart Bang Max.
Considerações finais
Ficou uma funcionalidade por experimentar, o Stereo Pairing, mas vamos já explicar porquê. Segundo o manual de instruções, é possível conectar até 100 exemplares diferentes da Tronsmart Bang Max. Como é óbvio, não tivemos acesso a tantas colunas, mas acreditamos que talvez uma centena de colunas seja um pouco demais.
Outra coisa que ficou por experimentar foi a possibilidade de conectar dois microfones ou um microfone e uma guitarra, por não termos esse material. Por isso achamos que esta é uma coluna ideal para quem gosta de fazer parte da festa, e não só de participar nela.
Ou até para músicos de rua. Peguem na Tronsmart Bang Max e permitam à vossa cidade fazer parte do vosso espetáculo.
Para finalizar, é mais uma excelente alternativa às colunas de 400 ou 500€. Permite animar uma tarde entre amigos, uma festa na piscina – por ser resistente à água – ou ainda um concerto pela noite dentro.
É muito potente, bonita, com um volume bastante elevado, e até os vizinhos vão gostar – ou talvez não. Em termos de qualidade-preço, é, sem dúvida, uma recomendação nossa.
Podem adquirir a Tronsmart Bang Max na Amazon ES, na Geekbuying ou no AliExpress.