Confesso que senti algum ceticismo quando a Razer lançou o Razer Nari Ultimate. Afinal de contas, ninguém quer a cabeça a vibrar, e também tinha dúvidas em perceber se realmente o som iria, ou não, perder qualidade no processo. Felizmente fui enganado, pelo que os peculiares auscultadores da Razer, mesmo não sendo um produto Hi-Fi, rebentaram as minhas expetativas. E sim, fiquei a querer um pouco mais.
Com uma alta qualidade de som, aliada à novidade que pode ser ativa e controlada manualmente, juntamente com a sua versatilidade que permitia a utilização de praticamente todos os meus equipamentos, o Razer Nari Ultimate é uma recomendação certíssima para quem procura uns novos auscultadores… exceto para alguns utilizadores, os jogadores de Xbox One.
Por alguma razão, os Razer Nari Ultimate não tinham compatibilidade nativa com a Xbox One, isto é, a sua utilização estava limitada à ligação por cabo de ficha 3.5mm nos comandos mais recentes, enquanto que, por exemplo, com o PC e a PlayStation 4 a utilização sem fios via Bluetooth funcionava lindamente. Entra assim, em cena, um novo modelo, os Razer Nari Ultimate para Xbox One, para tentar agradar a este público.
Sendo a Xbox One X a plataforma onde costumo passar mais de metade do meu tempo nas minhas sessões de jogo, quando a Razer me perguntou se os queria experimentar fiquei muito entusiasmado com a ideia de poder jogar um Halo, Gears ou Forza com aquela sensação extra de imersão a cada tiro ou roda fora da estrada, sem ter fios à minha volta.
Após muitas sessões de jogo, posso dizer que cumpriu e tornou-se muito difícil voltar aos meus auscultadores principais no PC e noutras plataformas. E é precisamente aqui que está o meu maior problema com esta edição dos Razer Nari Ultimate.
Quando são apresentados como um produto para a Xbox One, para a Razer isso quer dizer que esta versão é mesmo exclusiva à consola da Microsoft. Ou seja, não funciona com mais nenhum equipamento, perdendo uma das grandes vantagens, a versatilidade.
Os Razer Nari Ultimate para a Xbox One são basicamente iguais aos originais. A sua forma, corpo e materiais de construção são os mesmos, destacando-se pelos seus acentos verdes, mas falta-lhe, por exemplo, uma ficha de 3.5mm ou um adaptador Bluetooth destacável como no modelo original.
Esta versão dos Razer Nari Ultimate apenas pode ser utilizada com a Xbox One, até porque usam única e exclusivamente o mesmo tipo de ligação sem fios das primeiras versões de comandos para a Xbox One, quando esta foi lançada em 2013. Isto significa que não podemos mesmo usar estes auscultadores numa PlayStation 4, numa Nintendo Switch, num smartphone ou num PC, a não ser que tenhamos um adaptador especial da Microsoft comprado em separado.
Esta falta de ligações atrai outros problemas, como a falta de personalização dos parâmetros do som. É tudo controlado manualmente diretamente nos auscultadores, onde definimos a força da vibração, o volume e se queremos dar prioridade ao chat ou aos jogos, mas não há controlo de equalizadores, baixos, entre outros. É uma pena.
E é uma pena porque, tal como o modelo original, e mesmo nas definições padrão, eu adorei a experiência dos Razer Nari Ultimate. O som é claro, forte e com baixos encorpados. Em jogos surround, a divisão dos canais virtuais é muito bem conseguida graças ao conforto das cúpulas que deixam os nosso ouvidos e orelhas respirar, sendo muito fácil esquecermo-nos que temos algo na cabeça, criando a ilusão que estamos perante um sistema de som envolvente. E claro, a vibração háptica volta a destacar-se por acrescentar uma nova dimensão à experiência, sem distorcer ou criar ruídos extra.
Para a utilização em chat também é uma excelente solução e, tendo em conta que não é um equipamento muito versátil, a qualidade do som parece ser aceitável o suficiente para jogar online com amigos.
Se, por ventura, jogam apenas jogos na Xbox e precisam de um bom par de auscultadores, os Razer Nari Ultimate para a Xbox One são uma excelente escolha.
Porém, sinto que estes auscultadores são mais uma oportunidade perdida do que uma solução viável para o jogador/utilizador em 2020, que está sempre em movimento e que tem vários equipamentos que podem partilhar periféricos.
Os Razer Nari Ultimate originais são tão completos e capazes de vender a novidade que apresentam que, de alguma forma, torna este modelo um pouco redundante, especialmente quando a solução de comprar um comando mais recente para a Xbox One com ficha de 3.5mm fica muito mais em conta.
Os Razer Nari Ultimate para a Xbox One já estão disponíveis nos pontos de venda habituais e têm um preço recomendado de 219,99€.
Para ficarem a saber mais sobre os Razer Nari Ultimate, podem ler a nossa análise original, aqui.
Razer Nari Ultimate para a Xbox One
Este dispositivo foi cedido para análise pela Razer.
Os Razer Nari Ultimate para a Xbox One oferecem virtualmente a experiência fantástica dos auscultadores originais. Mas a falta de opções e de versatilidade impedem que tiremos total partido destes fantásticos auscultadores que vibram em sincronia com a ação no ecrã.