Qualidade, versatilidade e conforto são as palavras de ordem na nova aposta da Trust para o mercado dos podcasts e streaming.
Apesar da promessa de um recomeço forte em 2021, o mundo continua aprisionado a uma pandemia que teima em não desaparecer. Uma vez mais, vemo-nos confinados em casa, relegados aos ecrãs do teletrabalho e à mercê da Internet e das redes sociais. No entanto, há que olhar para a situação como um copo meio cheio e aproveitar este confinamento para dar vida aos hobbys e projetos que deixámos “interrompidos” durante tantos meses.
É neste ambiente de risco e de recompensa que a Trust apresenta uma excelente porta de entrada para aqueles que querem entrar de rompante no mundo dos podcasts, da narração e até do streaming. Com o microfone GXT 259 Rudox, a marca não só traz uma qualidade de som e gravação acima da média, como oferece aos seus utilizadores todos os acessórios e conforto necessários para iniciar uma nova carreira – seja de forma profissional ou como mero hobby.
O GXT 259 Rudox é um pacote completo. Para além do microfone, que apresenta um padrão cardioide, o novo lançamento inclui uma parede de esponja, ideal para cortar qualquer ruído de fundo (como reverberação e ecos), e uma capa protetora que promete a melhor qualidade de som ao menor esforço. Com uma base de metal, pesada e muito confortável, o microfone repousa sobre um shock mount que garante a eliminação de possíveis sons metálicos e irritantes, criando, assim, um ambiente estável de gravação que é, apesar do seu peso, muito portátil e fácil de montar.
Poderão utilizar o microfone sem quaisquer acessórios, utilizando apenas a sua entrada USB e os níveis de volume de áudio e gravação apresentados fisicamente, mas mantendo uma qualidade sólida em quaisquer ambientes – tanto ruidosos, como controlados.
Para iniciantes, e para quem procura um pacote 3 em 1, o GXT 259 Rudox é perfeito. O preço não é o mais convidativo, mas a qualidade dos acessórios, como as esponjas grossas e absorventes da parede, e, também, o metal pesado da base e da estante, dá-lhe um aspeto premium sem ultrapassar a barreira dos 200€. Mesmo com a presença oponente da sua montagem, o microfone é de fácil transporte e torna-se intuitivo de ligar e desligar sempre que precisarmos de mudar de computador.
No entanto, senti a falta de uma bolsa transportadora ou protetora que evitasse a acumulação de pó e a presença de possíveis riscos, mas é aqui que a Trust nos relembra que o GXT 259 Rudox não é, de facto, um produto premium.
Mas vamos às especificações. Com um microfone condensador, de padrão cardioide, o GXT 259 Rudox apresenta uma resposta de frequência de 18Hz a 21000Hz, incluindo ainda a funcionalidade de redução de ruído. No sampling rate, podem contar com 24bit, 96kHz e, também, 70dB de signal-to-noise ration, oferecendo uma experiência muito forte e com uma clareza impressionante, ainda mais para o valor, de gravação.
Infelizmente, o microfone, sem os seus acessórios, não inclui cancelamento de eco, mas a parede protetora travará este inimigo impiedoso de todos os futuros podcasters. As paredes podem ser reajustadas à vossa vontade, oferecendo alguma liberdade de personalização, e podem contar também como um cabo USB-B de 180cm, o suficiente para organizarem eficazmente a vossa secretária e setup.
Como um todo, não é a oferta mais leve, pesando, já com os acessórios, 1710g, mas o microfone, se o quiserem utilizar em separado, é muito mais confortável para as mãos e pesa apenas 332g. De facto, o microfone é tão leve, em comparação com outros modelos que já testámos, que, num primeiro contacto, esperávamos pelo pior no que toca à qualidade de gravação. No entanto, fomos surpreendidos.
Mesmo sem filtros e a utilização de programas especializados, tal como a ausência de mistura, o GXT 259 Rudox apresentou um som claro, limpo e com boa definição. Ao cancelar os pops e sílabas arrastadas, graças às esponjas protetoras, traz-nos uma fidelidade perfeita para ambientes de gravação de voz e com a distância ajustada, algo que irá depender de cada um de vocês. Mas uma coisa é certa: poderão ouvir todas as palavras e sílabas sem quaisquer arrastos ou vozes metálicas e robóticas.
Existe, claro, espaço para a experimentação, pelo que quanto mais tempo passarem com o novo modelo da Trust, mais irão retirar das suas funcionalidades. Com uma base tão sólida, a utilização de filtros e efeitos só irão garantir a qualidade consistente do microfone, sendo ainda possível nivelar o volume diretamente no hardware. Podem também ligar os headphones diretamente e garantir uma certa portabilidade, ainda que muito limitada, em casa. É versátil, muito resistente e um companheiro perfeito para qualquer tipo de gravação de som – ainda que se aconselhe a sua utilização em ambientes de podcast, narração e streaming.
O GXT 259 Rudox é uma excelente porta de entrada para quem se inicia na gravação de voz. Pode não ser o melhor microfone no mercado, mas é um dos mais completos, apresentando uma boa qualidade de som, que não desiludiu nos nossos testes, e todos os acessórios necessários para garantirem o maior conforto e estabilidade durante as vossas sessões.
O preço é avultado, apesar de não ser propriamente um produto premium, e existem sempre limitações nos microfones com ligação por USB, mas é uma boa aposta, talvez até muito segura. Com um novo confinamento a mudar novamente as novas vidas, fiquem em casa, peguem nos vossos novos microfones e não só sejam solidários com os vossos vizinhos, como comecem um novo hobby.
Este dispositivo foi cedido para análise pela Trust.