Análise – Xiaomi Mi Air 2 SE

Se o que procuram é um par de auriculares true wireless de qualidade e em conta, os Mi Air 2 SE são uma aposta fiável.

Xiaomi Mi Air 2 SE
- Publicidade -

Texto por: Cláudio Araújo

Recentemente tivemos oportunidade de testar os Mi True Wireless Earphones (nome para o mercado europeu), também conhecidos como Mi Air. Agora, é a vez de analisarmos os Xiaomi Mi Air 2 SE, uma versão melhorada e com design diferente.

Design

Seguindo a tendência habitual da Xiaomi, os Mi Air 2 SE possuem um design claramente inspirado nos AirPods Pro, da Apple, surgindo em branco matte e com uma “perna” descendente. Aliás, também os anteriores Mi True Wireless Earphones assim o são. Ambos os modelos da Xiaomi são do mesmo tamanho, logo maiores que os AirPods da Apple. Ainda assim, os Mi Air 2 conseguem ser mais parecidos com o modelo da Apple, sendo que, agora, até a “cabeça” do auricular é idêntica.

A nível de conforto, são perfeitos para as minhas orelhas, tal como foram todos os modelos de auriculares da Apple que usam este formato. Sendo um tamanho fixo e sem opções de personalização, uma boa forma de identificarem se os Mi Air 2 Se vão ser confortáveis é pedirem a alguém que tenha uns auriculares da Apple que vos deixe experimentar. Mais uma vez, superaram a já habitual prova da corridinha sem terem caído ou causado desconforto, mas cuidado ao colocar/retirar máscaras. Este último exercício já fez com os os auriculares tivessem alguns encontros imediatos com a calçada portuguesa.

A caixa segue a mesma linha de design dos earphones, em branco matte com traços curvilíneos, mas, desta vez, surge mais pequena e leve que no modelo anterior, optando por um design com uma base mais larga e menos altura. O indicador de bateria é um pequeno ponto branco na frente da caixa, mas, ao contrário da caixa dos Mi True Wireless Earphones, esta caixa não tem botão para configuração dos auriculares com os dispositivos compatíveis e verificação do estado da bateria.

A nível de funcionalidade, tem entrada type-C na base da caixa, acompanhada com um cabo bastante curto para carregamento da caixa. Internamente, conta com a existência de dois conectores onde é feito o contacto com os auriculares para o carregamento dos mesmos.

Xiaomi Mi Air 2 SE

Características

Este modelo apresenta um tempo de reprodução de até cinco horas (a 50% volume) para os auriculares e um total de 20 horas de autonomia a contar com a caixa. É, portanto, o suficiente para um dia inteiro com pausas pelo meio.

A ligação é feita agora via Bluetooth 5.0 (upgrade face ao Bluetooth 4.2 dos Mi True Wireless Earphones) e, durante a utilização, não ocorreram falhas ou interferências. O carregamento é feito, mais uma vez, através de USB Type-C. Têm microfone incorporado, sendo possível fazer chamadas de voz e gravar áudios.

A nível de controlo, é tudo feito à base de toque, sendo simples e intuitivo. Enquanto que o auricular do lado direito serve para atender/desligar chamadas e reproduzir/colocar músicas em pausa, o do lado esquerdo chama o assistente (Siri e Google Now). Estes controlos não podem ser personalizados. No que toca à compatibilidade, estão preparados para Android e iOS.

Funcionalidades

A instalação inicial é bastante simples e intuitiva, o que faz com que, a partir do momento em que se abre a caixa até meter os auriculares, seja uma questão de minutos. As utilizações seguintes são também bastante intuitivas. Tendo o Bluetooth do telemóvel já ligado, basta retirar os auriculares da caixa para que se liguem automaticamente. Porém, este processo não foi tão fluido nas primeiras tentativas, mas depois lá estabilizou.

Um ponto positivo é que, com o novo design da caixa, em que somos obrigados a pegar o auricular pela “perna”, é muito mais fácil retirar os auriculares da caixa sem qualquer esforço. Mais uma vez, ainda não existe nos comandos a opção de para aumentar ou diminuir o volume.

No que toca à qualidade de som, o volume é bastante semelhante ao dos Mi True Wireless Earphones e superior a uns earbuds que tenho cá por casa que custaram 40€ e têm um som muito estéril. O volume é bom, o bass é bastante satisfatório e é complementado com uns médios razoáveis. Considero, assim, que a relação qualidade-preço é bastante boa. Tanto quanto me apercebi, esta versão não tem função de noise cancelling, sendo que, a meu ver, também não é necessária.

Xiaomi Mi Air 2 SE

A música entra em pausa quando tiramos um dos auriculares do ouvido. Para retomar a reprodução, devemos premir duas vezes o auricular que estamos a utilizar ou, então, o direito, isto em caso de utilização simultânea dos dois. A pressão deve ser efetuada na parte lateral branca do auricular, a qual é invisível e requereu alguma tentativa-erro até encontrar (se a versão anterior tinha uma zona cinzenta para utilizar os comandos, esta versão também tem uma zona cinzenta, mas muito reduzida, pelo que os comandos não funcionam quando pressionada).

Veredito

Com bom volume de som, existência de graves satisfatórios e um conforto perfeito para as minhas orelhas, consegue-se atingir uma experiência agradável e descontraída, quer seja a trabalhar, relaxar, realizar exercício ou atender uma chamada. A bateria é razoável e será suficiente para uma viagem inferior a cinco horas ou para um dia inteiro sem efetuar uma carga.

Ja os comandos não são tão práticos. São até menos intuitivos que na versão anterior, pelo que podem (e devem) ser melhorados no que toca a opções, tais como regular o volume.

O design é simples, sendo quase iguais aos AirPods, só que maiores e mais robustos. Gostava que fossem um pouco mais pequenos e discretos.

Posto isto, se o que procuram é um par de auriculares true wireless de qualidade e em conta, os Mi Air 2 SE são uma aposta fiável e segura caso tenham a sorte de serem confortáveis para os contornos das vossas orelhas e consigam ignorar o design demasiado semelhante aos AirPods.

Os Xiaomi Mi Air 2 SE estão disponíveis em lojas como a Cafago, com o preço a ir oscilando ao longo do tempo. Se quiserem adquirir, não se esqueçam de pagar sempre com PayPal.

Xiaomi Mi Air 2 SE
Nota: Muito Bom

Este dispositivo foi cedido para análise pela Cafago

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

12,987FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
785SeguidoresSeguir

Parceiros

Relacionados

20 fãs vão poder adquirir a nova Xiaomi Mi TV Q1 75″ por 999€

Esta campanha de lançamento começa às 10h em ponto esta quinta-feira, dia 25 de março.

Xiaomi vai abrir uma Mi Store em Coimbra

Assim se cumpre a promessa de ter uma loja na região centro do país.

Redmi Note 10 à venda na loja online da Xiaomi em Portugal

E caso comprem até 22 de março, ganham de oferta uns auscultadores Mi True Wireless Lite.

Xiaomi vai abrir uma Mi Store em Ponta Delgada, nos Açores

Será a primeira ilha a receber as novidades em tecnologia e gadgets da Xiaomi.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

A Federação Académica do Desporto Universitário abraça os esports com novas modalidades

FIFA, League of Legens e Valorant, são os três primeiros jogos a juntarem-se à Federação Multidesportiva.