Análise Horizon Zero Dawn: The Board Game – The Thunderjaw Expansion

A máquina mais temida e excitante de Horizon Zero Dawn ganhou uma extensão própria e nós tivemos a oportunidade de a testar. Não podíamos pedir muito mais!

- Publicidade -

O maior titã terrestre do universo Horizon Zero Dawn tem um nome: Thunderjaw.
Esta máquina, que se assemelha ao lendário dinossauro T-Rex, não só é a mais desejada, como a mais assustadora de encontrar, num misto de desafio e respeito que esta traz anexada. Contra esta máquina, bem que podem fugir, mas não se podem esconder.

Nesta expansão de Horizon Zero Dawn: The Board Game vão ter o privilégio de enfrentar a máquina mais imponente e complexa do primeiro capítulo da saga (com 271 animações e 12 ataques únicos, no videojogo) que, de acordo com Hermen Hulst, chefe da PlayStation Studios, foi a primeira máquina a ser implementada no videojogo e usada como protótipo para desenvolver o combate do mesmo. O seu desenvolvimento de design e mecânicas também foi um dos mais morosos, levando vários meses a estar concluído.

O conteúdo da caixa desta The Thunderjaw Expansion passa por isso mesmo, um Thunderjaw, que assenta numa base circular e um tabuleiro desdobrável para este duelo específico. Nela vêm também 13 cartas de “Tracking”, duas cartas de dados (1-2 jogadores e 3-4 jogadores), com uma descrição geral dos componentes, oito cartas de comportamento e duas cartas de “Disc Launcher”. Para além disso, segue também um livro de instruções dedicado a ajudar na adaptação desta expansão ao jogo base e uma folha de assemblagem da figura.

No que toca a detalhes da miniatura, que acaba por ser o principal motivo que leva os jogadores a investir neste tipo de jogos de tabuleiro, posso dizer que compensa o gasto. Esta mini figura é composta por três partes (corpo inteiriço e duas pernas), a cor é cinza e assenta numa base de 12 cm de diâmetro, tendo a miniatura 28 cm comprimento e 16 cm de altura.

A miniatura tem um grau de detalhe muito bom, bons acabamentos e não tem qualquer zona de possível fragilidade, não deixando espaço para dúvidas sobre a sua qualidade. Apesar de poder ser montada facilmente, podem haver margens de erro nos encaixes com a base, pelo que pode acabar por ser difícil encaixar tudo direito. No entanto, todas as peças só têm uma forma de encaixar, logo não é fácil errar.

Horizon Zero Dawn: The Board Game - The Thunderjaw Expansion

O tabuleiro é inteiriço e desdobrável, equivalente a quatro secções do jogo base. O cenário é de zona húmida com vegetação florestal (fetos maioritariamente), repartidos em seis zonas que funcionam como ervas altas, alguns rochedos planos junto às extremidades, nos quais podem ser colocados dois dos três tokens de sucata e duas zonas para colocar token de rochedo. Para além disso, existe ainda uma entrada de água que se estende ao longo de oito quadrados e acrescenta uma nova condicionante ao jogo, com símbolo próprio, o que poderá dificultar a missão desta “The Hunter’s Call”.

Já que estou a falar do terreno de jogo, aproveito para abordar o baralho de cartas de “tracking” que seguem com este jogo. A The Thunderjaw Expansion, para além da carta de “The Hunter’s Call” dedicada, traz um baralho inteiro com novos layouts para os encontros de nível 1, 2 e 3, antes de chegar ao derradeiro encontro final, com o temível T-Rex mecanizado. Ao juntar esta expansão ao set base, podem usar este deck de tracking na íntegra, em vez de usar so a carta de “The Hunter’s Call”.

O baralho de comportamento do Thunderjaw inclui oito cartas distintas, oferecendo um leque de ações muito extenso e completo. Para além disso, tem um ícone de ataque novo, não presente no base set, que se trata de “Barrage”. Esta ação de ataque direciona-se ao caçador que tiver sido atacado menos vezes durante a ativação da máquina. Confiem, não vão querer ser esse caçador quando o “Barrage” surgir como opção na carta de comportamento, porque para além de ter um alcance de seis quadrados (o tabuleiro praticamente todo de uma ponta à outra), pode ser efetuado até 3x, conseguindo infligir até um total de 21 de dano.

Para além do ataque “Barrage” e da condicionante das zonas com água, esta expansão traz uma novidade muito intrigante que busca inspiração no videojogo, que é a vantagem de dar “tear” a componentes, tais como o Disc Launcher. Neste caso em concreto, seguem duas cartas de Disc Launcher com a expansão, que permitem aos jogadores que as removerem, as poderem usar para atacar o Thunderjaw com um ataque fulminante de alcance de três quadrados, podendo tirar até 12 de dano de uma só vez (fora condicionantes de caçadores). A desvantagem é que são precisas duas ações para usar o Disc Launcher.

Horizon Zero Dawn: The Board Game - The Thunderjaw Expansion

A The Thunderjaw Expansion é deveras interessante pelo vem adicionar ao jogo base, a nível de mecânicas e dinâmicas. Seja pelo ataque “Barrage”, seja pelo novo elemento no mapa com a adição de zonas com água, seja pelo uso que se pode dar a componentes deste titã no caso de serem destruídos. Ainda que derrotar esta máquina imponente pareça estar ao alcance de todos, é preciso perceber e saber jogar com o novo terreno adicionado, que se prolifera no mapa, ocupando mais de 20% do mesmo. Falando de coisas sérias, há que dizer: evitem ir parar a um quadrado com água.

Por fim, deixo o conselho para que leiam o livro de instruções, que é curto e sucinto. Este aborda ao pormenor tudo o que referi acima e ajuda-vos a perceber de que forma podem juntar esta expansão ao jogo base.

A meu ver, esta é uma expansão essencial para os aficionados do universo Horizon, pois para além de terem uma boa adição ao jogo base, ganham uma miniatura fantástica para usar em exposição. À semelhança dessa miniatura, o material que traz é de ótima qualidade (tal como todo o material do jogo base) e vem acrescentar novas dinâmicas ao jogo já existente. Diria que esta expansão está muito bem concebida e faz justiça à espetacularidade e dificuldade que é defrontar um Thunderjaw no videojogo.

NOTA IMPORTANTE: Para usar o conteúdo desta expansão é preciso ter o jogo base.

Horizon Zero Dawn: The Board Game – The Thunderjaw Expansion está disponível no site oficial da Steamforged por 69,95€.

Recomendado

Esta expansão foi cedida para cobertura pela Steamforged.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Finalmente: Museu do Tesouro Real inaugurado no Palácio Nacional da Ajuda a 1 de junho

A exposição permanente do futuro Museu do Tesouro Real foi pensada em 11 núcleos, numa abordagem aprofundada sobre a origem e percurso das peças que os compõem.

Biografia de Elvis Presley nos cinemas ganha novo trailer

Elvis, o próximo grande filme de Baz Luhrmann, tem novo poster e trailer.

Netflix confirma a segunda temporada de Bienvenidos a Edén

Nova série espanhola da Netflix está a fazer enorme sucesso por todo o mundo.