Análise Horizon Zero Dawn: The Board Game – The Stormbird Expansion

A expansão dedicada à maior ameaça vinda dos céus promete o “The Hunter’s Call a outro nível.

- Publicidade -

Em Horizon Zero Dawn não existem muitas máquinas que voem, mas as que existem não são pera doce. Por muito que achemos que temos um ponto de vantagem por as conseguirmos ver no ar, basta uma seta para passarem a ser elas a ter um ponto de vantagem sobre nós e, ser for um Stormbird a máquina em causa, o melhor é correr sem parar até o derrotar.

Esta expansão Horizon Zero Dawn: The Board Game – The Stormbird Expansion traz a miniatura da máquina mais temida dos céus, o Stormbird, (juntamente com uma base para a segurar) e um tabuleiro dedicado a este encontro. Para além disso, seguem 13 cards de “tracking”, duas cartas de dados sobre o Stormbird (1-2 jogadores e 3-4 jogadores) com uma descrição geral sobre ele e com a lista de componentes, uma carta de referência e nove cartas de comportamento. Por fim, segue também com a caixa um livro de regras exclusivo para o Stormbird e uma folha de assemblagem da figura.

Começando pelo que mais fascina os jogadores de RPG’s, os detalhes sobre a miniatura desta expansão. A miniatura, que na verdade de “mini” tem pouco, é composta por quatro partes (centro do corpo, 2x asas e uma cauda), tem uma cor única (cinza) e é facilmente montada. Como está em modo aéreo, segue uma base em plástico transparente que a eleva no ar. Contanto com a base, esta miniatura tem cerca de 14 cm de altura, quase 20 cm de comprimento e 37 cm de envergadura. Pode-se dizer que é maior do que aparenta.

A miniatura tem um aspeto robusto e, ao manuseá-la, confirma-se que é de boa qualidade. Até na montagem dá essa sensação. A montagem é simples, sendo que cada parte dela só tem uma possibilidade de encaixe (error-proof). A base já deixa mais espaço para interpretação, mas creio que a ideia era essa mesma, pois permite ao jogadores ter o Stormbird em diferentes posições de voo.

Horizon Zero Dawn: The Board Game - The Stormbird Expansion

Nesta expansão, o tabuleiro é inteiriço, desdobrável com quatro secções quadradas. O setup é um género de antiga floresta rochosa com alguma vegetação, existindo nove secções de ervas altas e cinco secções par colocar tokens de sucata, oferecendo boa cobertura em pleno centro do campo de batalha. Em algumas zonas do tabuleiro há também aglomerados de troncos de árvores, que bate certo com a designação de antiga floresta, após desmate. Bate certo com a ameaça em casa, ser campo aberto e o design do campo do encontro está espetacular.

Já que estou a falar do terreno de jogo, aproveito para abordar o baralho de cartas de “tracking” que segue com este jogo. A expansão Stormbird, para além da carta de “The Hunter’s Call” dedicada, traz um baralho inteiro com novos layouts para os encontros de nível 1, 2 e 3, antes de chegar ao derradeiro encontro final, com o Stormbird. Ao juntar esta expansão ao set base, podem usar este deck de tracking na íntegra, em vez de usar somente a carta de “The Hunter’s Call”.

Já o baralho de cartas de comportamento do Stormbird funciona de forma diferente de todas as máquinas com que joguei até à data, uma vez que sub-divide-se em dois. Existem cinco cartas de comportamento enquanto o Stormbird está no ar (como começa) e quatro cartas de comportamento para quando ele está no chão. Para servir de pivot entre as duas, existe uma carta de referência que vai alternando entre os dois lados mediante a posição da máquina.

Esta expansão traz uma dinâmica nova graças ao modo aéreo do Stormbird, pois enquanto está no ar, só é possível atacá-lo com ataques de longa distância, e a única forma de o fazer descer ao chão é infligir-lhe uma condição (congelado ou queimado), sabendo que é imune a eletrocussão. Estas táticas combinadas com as personagens do jogo base debilitam, em muito, Oseram Fireforged, que só consegue ataques corpo a corpo ou preparar armadilhas (no chão). Salva-o Carja Warrior que, graças à Blast Sling, pode ser equipada com bombas de gelo ou fogo e usada a longa distância.

Horizon Zero Dawn: The Board Game - The Stormbird Expansion

No geral, acho que esta é uma extensão muito interessante pelas novidades de dinâmicas face ao jogo base, sendo que o Stormbird traz para a mesa uma nova forma de atacar os caçadores, enquanto está no ar. Há também um novo tipo de ataque denominado de “barrage”, que caso aconteça, o resultado não vai ser bom para os caçadores. É essencial ir para este “The Hunter’s Call” bem equipados a nível de defesa e, caso o façam, é provável que o consigam completar com sucesso, mas tenho a dizer que, durante o confronto com o Stormbird, fui um dos em que desmaiaram caçadores. Há um segredo para tornar este encontro mais fácil logo de início, mas vou-vos deixar descobrir por vocês próprios.

Aconselho que leiam o livro de instruções, que prima por ser curto e objetivo e aborda praticamente tudo o que precisam de saber para incorporar esta expansão no jogo base. Digo praticamente tudo porque um dos símbolos numa carta de tácticas, enquanto o Stormbird está no chão, é desconhecido e não há qualquer referência disso nesta caixa. Após alguma pesquisa na Internet, encontrei uma referência ao símbolo no site oficial da Steamforged, que se refere a ele como “Stun”. Após entrar em contacto com a Steamforged, a empresa enviou um PDF que pode ser encontrado no site deles, na secção Errata & FAQs, que explica que, quando uma máquina faz um ataque contra um caçador com o símbolo de “Stun”, o jogador descarta uma carta, antes de rodar dados para defender.

Se vale a pena comprar Horizon Zero Dawn: The Board Game – The Stormbird Expansion? Sem dúvida! Como já devem ter percebido, o material que traz não só é de qualidade exímia (à semelhança com o do jogo base), como acrescenta novas dinâmicas ao jogo já existente. Na minha opinião, acho que a expansão está bem desenhada e faz justiça ao esplendor de beleza e grau de desafio que o Stormbird oferece no videojogo.

NOTA IMPORTANTE: Para usar o conteúdo desta expansão é preciso ter o jogo base.

Horizon Zero Dawn: The Board Game – The Stormbird Expansion está disponível no site oficial da Steamforged por 69,95€.

Recomendado

Esta expansão foi cedida para cobertura pela Steamforged.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Returnal está a caminho do PC, segundo da base de dados da Steam

A PlayStation ainda não confirmou, mas a informação vem reforçar os leaks e rumores.

Música – Álbuns essenciais (abril 2022)

Abril foi um mês cheio de triunfos musicais no formato de álbum, deixo-vos uma análise a 12, mais a sugestão de outros sete.

God of War Ragnarok em 2022? O novo jogo já foi avaliado na Coreia

Só falta mesmo a PlayStation confirmar se é este ano ou não.