Análise – Gaming Keyboard ESG K6 Mechanik

- Publicidade -

Ótimo para escrever, nem tanto para jogar.

gaming keyboard esg k6 mechanik review echo boomer 1

Na sua aposta em periféricos gaming, a espanhola Energy System lançou um novo teclado que promete satisfazer alguns jogadores e utilizadores de PC que passam muito tempo em frente ao ecrã a escrever.

O Gaming Keyboard ESG K6 Mechanik, como o nome revela, é a aposta em teclados mecânicos da marca. Mas este não é o único destaque.

Disponível em formato QWERTY de layout espanhol, esta aposta tira partido de switches tipo azul com caps removíveis para os adeptos da personalização, promete uma grande durabilidade de 50 milhões de toquese apresenta-se num formato “mini”, sem a parte numérica, com os seus atalhos e funções multimédia a serem possíveis a partir de combinações. E como não poderia deixar de ser, até porque estamos a falar em teclados gaming, conta com iluminação RGB.

O ESG K6 Mechanik é um teclado pequeno, modesto e, de alguma forma, muito sóbrio, acabando por passar algo despercebido. Numa primeira impressão, e isto sem estar ligado, fica bem em qualquer secretária, especialmente se conseguirmos ignorar o seu cabo de borracha barata que fica facilmente vincado.

A qualidade dos materiais é surpreendentemente decente, com uma base muito simples em metal e plástico e as suas teclas também de plástico ao nível do que vemos noutros teclados. É, contudo, nos acabamentos que o ESG K6 Mechanik começa a deixar de surpreender, como os simples apoios de altura que não fazem o efeito pretendido e parecem soltos demais, ou na impressão e recorte de cada uma das teclas, que contam com um tipo de letra feio e, por vezes, de difícil leitura, com caracteres que parece que não estão completos.

gaming keyboard esg k6 mechanik review echo boomer 3

Numa utilização casual ou para quem escreve diariamente, o ESG K6 Mechanik é altamente satisfatório, muito graças ao sistema mecânico, de alto perfil e com ótima resposta de atuação, assim como o satisfatório som que, ainda que seja um pouco alto para o meu gosto, não deixa de ser viciante.

Porém, este formato “mini” não é tão ideal para produção, especialmente multimédia, dado que temos a falta do teclado numérico, mas também de macros e outros atalhos que são, por norma, úteis.

Para um utilizador normal, não há muito a apontar além do que já foi dito, pelo que pode ser uma solução interessante para os 44,90€ que custa. Mas se estiverem a pensar elevar o vosso nível enquanto jogadores, tal como o Rato M5 Triforce da Energy Sistem, as coisas ficam complicadas.

Forma, função e estilo são os três pilares para equipamentos de gaming para o jogador dos dias de hoje. E apesar de tentar, o ESG K6 Mechanik falha de certa maneira nos três. O formato mini pode ser uma ótima opção para jogadores em movimento, podendo, assim, transportar facilmente o seu teclado para ligar em qualquer equipamento. Apesar de pequeno, o cabo é longo e de qualidade duvidosa, e a qualidade dos materiais parecem não conferir a resistência necessária para este tipo de operações.

Como indicava em cima, a falta de macros e formas de personalizar as ações das teclas são inexistentes, o que limita o seu potencial, e a utilização de switches azuis é, provavelmente, a pior opção para gaming, pelo seu alto perfil, tempo de atuação e resposta agressiva (algo que na escrita é satisfatório) que podem comprometer a pressão repetitiva para certas ações, e pelo som, que pode ser distrativo para quando estamos em conversa com outros jogadores. Switches sim, mas azuis foram a pior escolha.

gaming keyboard esg k6 mechanik review echo boomer 2

Por fim, temos a questão da expressão de identidade na personalização com iluminação, que este teclado opta por revelar um padrão em arco-íris fixo. Ou seja, não há forma de alterar a cor das teclas. O Esc é sempre vermelho, o Del sempre Rosa, o F7 sempre azul, etc. O ESG K6 Mechanik oferece vários perfis animados que podem ser alterados com combinações de teclas, mas infelizmente não permite optar por, por exemplo, uma única cor para todo o teclado, de forma a tornar a sua apresentação mais elegante.

Esta aposta da Energy Sistem, tal como o rato Rato M5 Triforce, dá dois passos à frente e dois atrás. Removendo os extras para “gaming”, seriam fantásticos periféricos a ter em conta, algo que a competição já aprendeu a equilibrar, levando o seu público alvo mais a sério.

Para os curiosos, o Gaming Keyboard ESG K6 Mechanik já se encontra disponível à venda na loja online da Energy System por 44,90€.

Este dispositivo foi cedido para análise pela Energy Sistem.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados