Análise – Energy eReader Pro HD

E, se este Natal, em vez de um livro, pudessem oferecer uma prateleira completa e portátil? É este o potencial dos eReaders como o Energy eReader Pro HD.

- Publicidade -

Da espanhola Energy Sistem chegou-nos este leitor de ebooks, bastante simples e com um único propósito, a leitura.

Com um ecrã de seis polegadas e uma moldura grossa e basicamente igual em todos os lados, o Energy eReader Pro HD passa despercebido enquanto um pequeno tablet. Fino e revestido a materiais aborrachados bem suaves, é bastante confortável de se usar e de ter na mão.

As suas dimensões não são exageradamente grandes, mas também não são particularmente pequenas. Ainda assim, conseguiremos, por exemplo, colocá-lo nos bolsos de algumas das nossas calças, onde por norma temos os nossos smartphones.

A nível de botões e ligações, temos na parte frontal, do lado esquerdo e direito, dois pares de botões que servem de navegação e troca de página, e, no topo, o botão de power, a ficha USB para carregamento e uma slot de cartões microSD até 64GB.

O seu ecrã com resolução de 758×1024 pixéis tira partido da tecnologia E-Ink, o que significa que não temos cores, mas temos um ecrã que simula a experiência do papel impresso, o que permite uma utilização extensa sem gastar praticamente nenhuma bateria.

Nesta versão, o ecrã é antirreflexos, revelando-se uma excelente solução para utilizar na rua, mesmo sob forte incidência solar.

Com o Android 4.2.2 a dar vida a este equipamento, um Dual Core ARM Cortex A9, 512MB de RAM e 8GB de memória interna, pode parecer que estamos perante um sistema desatualizado, mas, na verdade, não há necessidade de algo mais moderno considerando as características e utilização do Energy Sistem Pro HD.

A navegação pelos menus é rápida e intuitiva e não estamos apenas limitados à leitura de livros. Devido ao seu sistema, é possível aceder à Internet via Wi-Fi e receber emails, aceder ao Google Drive e, também, navegar em páginas, ainda que esta ultima experiência seja um pouco complicada. Já recorrer ao serviço de armazenamento de ficheiros da Google revela-se uma função bastante prática para quem tem os seus ebooks na nuvem.

Apesar das suas capacidades, o Energy eReader Pro HD não é tão lento como seria de esperar, o que permite uma utilização bem mais compreensiva do que a simples leitura, como por exemplo usar blocos de notas, agenda e calendário, entre outras tarefas.

Mas é na leitura de livros que o Energy eReader Pro HD é melhor. Com a sua interface principal dedicada a uma pequena montra de livros onde temos os mais recentes e os últimos adicionados, é fácil navegar pela nossa biblioteca, e podemos também fazê-lo através de um sistema de pastas.

A leitura em si é, também, bastante simples e prática. O texto está sempre bem definido, seja em que tamanho for, e tem uma navegação intuitiva entre páginas, seja deslizando o dedo ou dando uso aos botões físicos.

Também permite a utilização de marcadores e seleção de texto para referências ou anotações, ainda que aqui já seja de utilização um pouco mais lenta.

Como seria de esperar, a sua bateria (2800 mAh) é quase interminável graças ao E-ink e ao modo de adormecimento automático, onde é possível estar semanas sem ligar o Energy eReader Pro HD à corrente.

O Energy eReader Pro HD está à venda por um preço recomendado de 179€.

Este produto foi cedido para teste pela Energy Sistem.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

FIFA 22 (PS5) – O futuro do futebol virtual está aí. Chama-se HyperMotion

Depois de tantos anos a anunciar melhorias a isto ou aquilo, a Electronic Arts finalmente conseguiu re-trabalhar significativamente o jogo. Este é capaz de ser o melhor FIFA desde 2017.

NBA 2K22 – O simulador de basquetebol que joga na sua própria liga

Mais um ano que passa e mais uma época em que a 2K é líder de um nicho onde compete sozinha. Com o monopólio do mercado, as queixas que se prendem com a lenta, e por vezes impercetível, evolução da franquia de ano para ano é uma constante. Mas será que com NBA 2K22 se justificam?

Análise – Corsair M65 RGB Ultra

Desenhado para a batalha.

The Plane Effect – Uma história de embalar e enervar

A ambição está lá, mas o título narrativo da StudioKiku não tem qualquer garra.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Inaugurados dois pontos de carregamento ultrarrápidos nas áreas de serviço de Penafiel

A parceria que a Repsol tem com a Brisa e a EDP Comercial vai possibilitar a instalação de 34 pontos de carregamento ultrarrápido e rápido nas autoestradas do país.

Village Underground reabre clube esta quinta-feira

A entrada na esplanada mantém-se gratuita.

Esta é a primeira escola 5G do país

Os alunos fizeram um teste real da tecnologia, através de uma experiência em realidade virtual que ligou a Escola ao Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.