Análise – Energy eReader Pro HD

E, se este Natal, em vez de um livro, pudessem oferecer uma prateleira completa e portátil? É este o potencial dos eReaders como o Energy eReader Pro HD.

- Publicidade -

Da espanhola Energy Sistem chegou-nos este leitor de ebooks, bastante simples e com um único propósito, a leitura.

Com um ecrã de seis polegadas e uma moldura grossa e basicamente igual em todos os lados, o Energy eReader Pro HD passa despercebido enquanto um pequeno tablet. Fino e revestido a materiais aborrachados bem suaves, é bastante confortável de se usar e de ter na mão.

As suas dimensões não são exageradamente grandes, mas também não são particularmente pequenas. Ainda assim, conseguiremos, por exemplo, colocá-lo nos bolsos de algumas das nossas calças, onde por norma temos os nossos smartphones.

A nível de botões e ligações, temos na parte frontal, do lado esquerdo e direito, dois pares de botões que servem de navegação e troca de página, e, no topo, o botão de power, a ficha USB para carregamento e uma slot de cartões microSD até 64GB.

O seu ecrã com resolução de 758×1024 pixéis tira partido da tecnologia E-Ink, o que significa que não temos cores, mas temos um ecrã que simula a experiência do papel impresso, o que permite uma utilização extensa sem gastar praticamente nenhuma bateria.

Nesta versão, o ecrã é antirreflexos, revelando-se uma excelente solução para utilizar na rua, mesmo sob forte incidência solar.

Com o Android 4.2.2 a dar vida a este equipamento, um Dual Core ARM Cortex A9, 512MB de RAM e 8GB de memória interna, pode parecer que estamos perante um sistema desatualizado, mas, na verdade, não há necessidade de algo mais moderno considerando as características e utilização do Energy Sistem Pro HD.

A navegação pelos menus é rápida e intuitiva e não estamos apenas limitados à leitura de livros. Devido ao seu sistema, é possível aceder à Internet via Wi-Fi e receber emails, aceder ao Google Drive e, também, navegar em páginas, ainda que esta ultima experiência seja um pouco complicada. Já recorrer ao serviço de armazenamento de ficheiros da Google revela-se uma função bastante prática para quem tem os seus ebooks na nuvem.

Apesar das suas capacidades, o Energy eReader Pro HD não é tão lento como seria de esperar, o que permite uma utilização bem mais compreensiva do que a simples leitura, como por exemplo usar blocos de notas, agenda e calendário, entre outras tarefas.

Mas é na leitura de livros que o Energy eReader Pro HD é melhor. Com a sua interface principal dedicada a uma pequena montra de livros onde temos os mais recentes e os últimos adicionados, é fácil navegar pela nossa biblioteca, e podemos também fazê-lo através de um sistema de pastas.

A leitura em si é, também, bastante simples e prática. O texto está sempre bem definido, seja em que tamanho for, e tem uma navegação intuitiva entre páginas, seja deslizando o dedo ou dando uso aos botões físicos.

Também permite a utilização de marcadores e seleção de texto para referências ou anotações, ainda que aqui já seja de utilização um pouco mais lenta.

Como seria de esperar, a sua bateria (2800 mAh) é quase interminável graças ao E-ink e ao modo de adormecimento automático, onde é possível estar semanas sem ligar o Energy eReader Pro HD à corrente.

O Energy eReader Pro HD está à venda por um preço recomendado de 179€.

Este produto foi cedido para teste pela Energy Sistem.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

13,066FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
790SeguidoresSeguir

Parceiros

Relacionados

Análise – The Longing (Nintendo Switch)

Uma experiência única sobre a passagem do tempo e o nosso lugar enquanto jogadores.

Análise – Retro Machina (PlayStation 4)

Explorem o futuro pós-apocalíptico através dos olhos de um robot que procura o seu lugar num mundo em decadência.

Análise – R-Type Final 2 (PlayStation 4)

Um regresso há muito esperado de uma das séries mais icónicas do género shoot’em up.

Análise – New Pokémon Snap (Nintendo Switch)

Uma viagem nostálgica e refrescante, mas limitada.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Sim, os novos episódios de Dexter vão chegar à HBO Portugal

A nova série já começou a ser produzida, com uma data de estreia provisória no outono de 2021.

Crítica – Spiral: From the Book of Saw

Spiral pode oferecer sangue, gore e armadilhas/homicídios brutais o suficiente para os fãs da franchise, mas no geral, não deixa de ser apenas mais uma versão preguiçosa e previsível da fórmula de SAW.