Análise – Creative Live! Cam Sync 1080p V2

Uma opção acessível para as sessões de trabalho e mais uma amostra da qualidade da Creative, até em modelos económicos.

- Publicidade -

As exigências da nova realidade virtual são muitas. Por um lado, o conforto de, em alguns casos, podermos trabalhar à distância, na tranquilidade do lar e longe da correria e ritmo acelerado do ambiente de escritório – ou open office. Mas por outro, surge a procura por uma melhor qualidade a nível de transmissão, de imagem e de som que podem transformar-se num desafio implacável para os menos experientes e exigentes. Com esta realidade em mente, a Creative traz-nos a nova versão Live! Cam Sync 1080p V2, uma câmara acessível, ainda que muito rudimentar, que procura ser acessível, rápida e surpreendentemente versátil para o seu preço de entrada.

Apesar de existirem modelos melhores e mais focados na qualidade de imagem e de som, a Creative mantém sempre a aposta na acessibilidade, e a Live! Cam Sync 1080p V2 não é exceção. Com a capacidade de gravar e transmitir vídeo a 1080p e a 30fps, com dois microfones centralizados, a câmara da Creative assume-se como aposta forte para quem precisa de uma qualidade de imagem sólida para reuniões de trabalho e chamadas particulares. Nos nossos testes, a Live! Cam Sync 1080p V2 manteve uma qualidade de transmissão satisfatória, auxiliada não só pelo seu ângulo de visão (de 77º), mas também pela versatilidade de posicionamento – com movimentação de 360º na horizontal e 30º na vertical. O seu mounting clip é universal e irá encaixar perfeitamente em qualquer monitor, o que significa que a câmara, aliada ao software automático e à sua rápida instalação, está sempre pronta a ser utilizada em qualquer situação.

Às vezes menos é mais, e a Creative soube afunilar as virtudes deste modelo para os campos corretos. É certo que não se trata de uma câmara com uma longevidade muito acentuada e, se sairmos do cenário hipotético de trabalho, sejam chamadas rápidas ou reuniões à distância, a Live! Cam Sync 1080p V2 peca em comparação a outros modelos. No entanto, é um excelente ponto de partida, no sentido em que oferece funcionalidades essenciais para quem quer a experiência mais controlada em casa. Temos, por exemplo, a inclusão de cancelamento de ruído, que funciona de forma aceitável, e uma qualidade sonora bastante sólida, especialmente em ambientes com eco. E com a sua compatibilidade, a câmara pode ser utilizada em qualquer programa de chamada e meetup, desde Zoom ao Microsoft Teams.

Um dos maiores destaques é, sem dúvida, a aplicação Creative App, que devem descarregar o mais depressa possível. É certo que a Live! Cam Sync 1080p V2 é limitada em algumas áreas, mas é impressionante como a Creative conseguiu dar alguma liberdade de personalização aos seus utilizadores através desta aplicação intuitiva. Basta ligarem a câmara ao vosso PC para conseguirem ter acesso ao Mixer, que vos permite controlar o som dos microfones à vontade, e à funcionalidade SmartComms Kit. Esta última é responsável não só pelo cancelamento de ruído, mas também pelo reconhecimento de voz, com a câmara a silenciar automaticamente os microfones sempre que estiverem em silêncio durante uma chamada, procurando, desta forma, eliminar ruídos invasivos.

A personalização vai mais longe e podem acionar apenas uma das funcionalidades de cada vez. Se preferem ligar apenas o cancelamento de ruído, basta acederem às opções avançadas, onde também podem ajustar o nível de ruído estático de uma chamada – com a agravante que a voz ficará mais pixelizada. O mesmo para o VoiceDetect, cujas opções estendem-se desde o volume de voz (do suave ao estridente) ao tempo que demora a ativar o mute do microfone. A aplicação também permite que façam rapidamente as atualizações necessárias e que definam a frequência de vídeo (50 ou 60Hz), a qualidade do som e até se querem ativar o modo Dark para uma experiência mais suave para os vossos olhos.

A câmara Live! Cam Sync 1080p V2 não é o melhor modelo atualmente disponível no mercado, mas tem opções suficientes para ser um auxílio muito acessível para as vossas sessões de trabalho. A qualidade de imagem é sólida (com uma lente F2.4), os microfones funcionam perfeitamente e ainda têm a hipótese de utilizar um tripé para conseguirem um enquadramento ao vosso gosto. A presença de uma proteção para a lente, que procura dar mais privacidade aos seus utilizadores, também lhe dá um toque mais profissional e completo, algo que se torna mais entusiasmante quando temos em conta o seu preço (59,99€). Uma escolha sólida para quem está em teletrabalho.

Recomendado

Este dispositivo foi cedido para análise pela Creative.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Shawn Mendes regressa a Portugal em 2022

King Princess junta-se ao músico para assegurar a primeira parte do espetáculo.

Desconfinamento. Bares e discotecas voltam a funcionar a 1 de outubro e acabam os limites de lotação

O certificado digital será necessário para aceder a grandes eventos e a máscara continua a ser obrigatória em várias situações. Mas há exceções.

O Jumanji está a caminho da Playstation 5

Jumanji: The Video Game vai ser relançado com uma edição adaptada à nova consola da Sony.