Análise Tribit XSound Mega: a coluna indicada para uma festa de fim de noite ou para um podcast de fim de tarde

- Publicidade -

Pequena… mas poderosa!

E se, após a festa, quisessem relaxar com um bom audiolivro ou um podcast? É possível, sem que tenham que desligar a coluna que animava a festa. E saibam que a Tribit tem o modelo indicado para isso, a Tribit XSound Mega. Esta coluna portátil permite-nos ter um dispositivo perfeito para a próxima festa, mas também para colocarmos um audiolivro e relaxarmos na sala ou no quarto.

Experimentei e analisei esta coluna em vários ambientes, e partilho agora com vocês a minha opinião.

Especificações técnicas

  • Autonomia: até 20 horas
  • Bateria: 4000mAh (quatro horas para carregar)
  • Conexão: Até 30 metros, Bluetooth 5.0
  • Dimensões: 250mm x 87mm x 80mm
  • Peso: 1020 gramas
  • Potência de saída: 30W
  • À prova de água (IPX7)

Primeiras impressões

A Tribit XSound Mega é uma coluna direcionada para as festas e para as gerações mais jovens e radicais. Pelo menos é o que a Tribit indica na página oficial do modelo. Dentro da caixa encontram-se a coluna, uma fita de transporte, um cabo de áudio e um cabo USB-C para carregar. A fita – um pouco feia, vou ser honesto – encaixa nas laterais da coluna, e permite o transporte ao ombro, por exemplo.

A cor e design da coluna faz com que fique bem arrumada e encaixe em qualquer secretária ou armário. Contudo, há um autocolante cor-de-laranja que destoa bastante da restante coluna, mas que facilmente é retirado.

Na frente da coluna há um “corredor” de LED em redor da grelha e o logótipo da marca. As luzes LED podem mudar em três modos diferentes: uma cor de cada vez, que vai mexendo ao ritmo do áudio; uma rotação constante de cores; ou todas as cores em simultâneo. Para poupar a bateria, podem ainda ser desligadas.

Na parte superior estão sete botões: Power, Bluetooth, Multifunções, Volume + e , Luzes e Modos EQ. Foi aqui que encontrei o primeiro ponto negativo a apontar. Apenas os botões de Power e Bluetooth são retroiluminados, logo, num ambiente mais escuro, tornou-se difícil de ver os outros, e consequentemente mais difícil de acertar naquele que queria realmente utilizar.

Por baixo estão colcados “quatro pezinhos” de borracha, que permitem estabilidade. Na parte de trás estão as entradas USB e AUX, protegidas por uma borracha. A coluna também pode servir de powerbank.

A experiência

Admito que, ao início, foi menos fácil que o normal conectar esta coluna da Tribit por bluetooth ao computador. Após a conexão, foi possível utilizar a coluna e ouvir através do computador a cerca de 20 e poucos metros, com várias paredes pelo meio. A conexão a um smartphone Android, essa, foi facílima.

A Tribit XSound Mega é “uma poderosa e portátil coluna bluetooth que oferece 3 modos de audição: música, XBass e audiolivros“, é o que nos diz a página oficial. Este último pode, também, ser utilizado para ouvir podcasts. Mas já lá vou.

A nível musical, a Tribit XSound Mega é aquilo que promete. Os graves são potentes, e podem ainda ser melhores utilizando a tecnologia XBass, característica dos modelos da Tribit. Coloquei a música no volume mais alto possível e experimentei ambos os modos indicados para fazer a festa. Em termos de graves a diferença é notável, mas pouca. Talvez dependa, acima de tudo, do género musical escolhido.

Foi com podcasts que experimentei o modo Audiobook, mais concretamente com isso não se diz, de Bruno Nogueira. Este modo retira os graves ao áudio e, de facto, melhora imenso a qualidade da conversa que o host está a ter connosco. Este é um dos detalhes que marcam a diferença deste modelo da Tribit em relação a outras colunas similares.

Como tem sido habitual, experimentei também a coluna num momento mais audiovisual, enquanto via uma série. E posso afirmar: a Tribit XSound Mega, até agora, foi o modelo que menos gostei de utilizar como “coluna para multimédia”. A latência entre o labiar das personagens e o áudio foi a maior que apanhei até agora. Alguns milissegundos apenas, mas o suficiente para não voltar a repetir a experiência.

Outro detalhe que marca a diferença é a conexão NFC. Basta aproximar o smartphone – desde que tenha esta tecnologia – da coluna que este vai reconhecê-la automaticamente e emparelhar.

Considerações finais

De forma resumida, esta coluna é impressionante, pequena mas poderosa. Como fã de podcasts, fiquei particularmente fã do modo Audiobook. Este modelo da Tribit é uma ótima opção, quem sabe, para oferecer este Natal.

Contudo, é certo que, considerando o preço, existem modelos mais acessíveis. Mas a facilidade no transporte, o modo Audiobook e a tecnologia NFC são três pormenores que podem pesar na altura de comprar uma coluna, no caso a Tribit XSound Mega.

A Tribit XSound Mega está disponível de momento no site oficial por 92,95€.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados