Panasonic RZ-B100W – Detalhe sonoro de qualidade com um “senão”

A Panasonic continua a investir no som e a tentar manter/ganhar mercado na área dos auriculares por Bluetooth, apresentando com os RZ-B100W mais um bom produto… com um “senão” fulcral.

- Publicidade -

As promessas que estes auriculares trouxeram prendia-se com ergonomia, imersão, autonomia, resistência, confiabilidade e o facto de serem práticos. Após uns bons dias de teste, tenho uma opinião bem formulada sobre este par a todos esses níveis.

Se com os RZ-S500W e RZ-S300W me queixei, sobretudo, sobre a ergonomia – uma das maiores debilidades desses produtos -, com os RZ-B100W não tenho nada a apontar, pois são leves (cinco gramas cada) e confortáveis. Consigo passar horas a ouvir música sem sentir qualquer desconforto. Aliado a essa ergonomia está o design, que também é muito mais aprazível do que o de produtos anteriores. Até a caixa tem um aspeto mais robusto e premium.

Tenho algumas reservas com a imersão (o tal “senão” que referi acima), pois o resultado da dynamic drive de 13mm (que prometia baixos extra e um som rico) não é surpreendente. Não me interpretem mal, os baixos “extra” prometidos estão lá e satisfazem, mas o volume conseguido não é nada de por aí além. Para ouvir música num ambiente calmo, cumpre com distinção. Em ambientes mais ruidosos, a história é outra, dado que o som debitado pelos auriculares não consegue sobrepor-se aos sons citadinos. O ponto positivo é que o som continua a ser detalhado, até no volume mais elevado.

O anunciado de autonomia são até 16 horas de reprodução, com quatro cargas recorrendo à caixa. A verdade é que nunca consegui mais do que 12 horas seguidas de reprodução, porque lá está, quando em ambientes citadinos, o volume tem de ser sempre mais elevado para conseguir desfrutar das músicas que quero ouvir. Mas acredito que, a 50% do volume, seja possível chegar às 16 horas anunciadas. Os auriculares demoram 1h45 a carregar dos 0% aos 100% e a caixa de carregamento cerca de duas horas.

Os B100W são resistentes a poeiras e salpicos. Quando digo salpicos é literalmente salpicos, visto que são IPX4. Posto isto, é óbvio que não testei limites no que toca à resistência. Contudo, falando de resistência de materiais, acredito que este seja um produto fiável, visto que nem os auriculares, nem a caixa, são feitos em plástico “barato”, mas também não é o policarbonato usado nos AirPods.

O emparelhamento por Bluetooth 5.0 é muito simples e a conexão é estável, fazendo destes auriculares um produto confiável. Nas laterais dos mesmos existe uma superfície circular, circundada por um aro prateado, que basicamente é um sensor de toque que permite controlar os básicos com o toque, tal como pausar e reproduzir música ou atender e desligar chamadas.

Pode parecer estranho, mas a minha crítica prende-se com o facto do sensor de toque funcionar bem demais. Aliado ao facto de os auriculares não terem sensor para detetar se estão nas orelhas ou não, a experiência torna-se irritante rapidamente. Isto porque, quando queremos colocar os auriculares de volta na caixa de carregamento, é preciso atenção para não tocar no sensor lateral. O resultado é a música a correr, sem som, quando os auriculares entram dentro da caixa. E após fechar a caixa (quebrando a conexão de bluetooth), a música começar a tocar no dispositivo em que estava a tocar.

Isto seria facilmente resolvido se, quando os auriculares são colocados na caixa, o sensor lateral ficasse desabilitado e a música parasse. Ou simplesmente se existisse um sensor com uma área mais reduzida ou com menor sensibilidade ao toque.

Basicamente, os RZ-B100W são isto. Um produto simples e essa simplicidade reflete-se no preço acessível que o acompanha. São bons para ouvir música com detalhe em ambientes mais calmos e silenciosos, com o som perfeito para relaxar, mas menos bons em ambientes ruidosos, tais como na rua, transportes públicos, parques ou espaços comerciais. Não os achei tão bons para chamadas.

No fim de contas, também é preciso ter em conta que este produto não foi desenvolvido para competir com os produtos de topo, visto que o preço dos Panasonic RZ-B100W está fixado em 59,99€.

Este dispositivo foi cedido para análise pela Panasonic.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Galp Smart Store. Nesta loja não existem caixas de pagamento (nem funcionários)

A smart store da Galp está localizada na área de serviço Gago Coutinho e vai estar aberta ao público 24 horas/7 dias a partir de junho.

Grupo espanhol investe 38 milhões de euros em projeto de hidrogénio verde na zona industrial da Tocha

Grupo espanhol investe 38 milhões de euros em projeto de hidrogénio verde na zona industrial da Tocha

Feira Internacional do Artesanato de regresso a Lisboa

Três pavilhões diferentes, num total de 30 000 m² de área expositiva.