Aspirador Dyson V15 Detect Absolute: É mesmo uma maravilha!

- Publicidade - trk
- Publicidade -

Será este Dyson V15 Detect Absolute um aspirador de sonho? Spoiler alert: é mesmo.

Já por diversas vezes vos falámos da Dyson, empresa que tem eficiência no seu ADN, não fosse o inventor, Jame Dyson, ter criado o primeiro aspirador sem sacos.

Há vários meses que temos andado a testar um produto da marca, algo bastante diferente do Airwrap que tem feito as maravilhas aqui por casa. Sim, desta vez calhou-nos isso mesmo que estão a pensar: um aspirador. Neste caso o Dyson V15, o aspirador mais potente e inteligente da marca.

Este modelo está disponível em duas versões: Detect Absolute e Detect Absolute Extra. A nós calhou-nos a versão base, pelo que é essa que vamos esmiufrar.

Na sua caixa vêm vários acessórios, como a escova Laser Sim Fluffy, escova High Torque com pente antiemaranhamento, novo acessório para cabelos, acessório Reach Under, acessório multifunções de fácil encaixe, escova macia para o pó, escova para a sujidade difícil, acessório para zonas estreitas de fácil encaixe, suporte de carga e, ainda, um carregador.

Iremos então descrever sucintamente o que cada um destes acessórios tem por função:

  • Escova Laser Slim Fluffy: É especialista em pavimentos duros e tem perfil baixo para que facilmente possamos aceder mais longe debaixo dos moveis;
  • Escova High Torque com pente antiemaranhamento: Ideal para aspirar o pó e cabelos de qualquer tipo de pavimento, em que o seu pente previne que estes fiquem emaranhados na escova. Para complementar o mesmo, há ainda o…;
  • Novo acessório para cabelos: Ideal para cabelos longos e animais de companhia. É muito rápido, sendo que a sua barra de escovas cónica tem um movimento em espiral que envia os cabelos diretamente para o depósito. Pensado para espaços pequenos;
  • Acessório Reach Under: Ideal para zona baixas, uma vez que é dobrável até um ângulo de 90 graus e permite assim limpar debaixo dos móveis;
  • Acessório Multifunções de fácil encaixe: Permite dois acessórios num só, escova e bocal largo;
  • Escova Macia para o Pó: Ideal para limpar o pó dos pavimentos/objectos;
  • Escova para Sujidade difícil: Pode ser utilizada também no interior do automóvel. Também pensada para carpetes grossas ou áreas muito movimentadas;
  • Acessório para zonas estreitas de fácil encaixe: Concebido para limpar espaços estreitos e espaços apertados;
  • Suporte de carga: Pensado para ser montado na parede, permite o recarregamento do aspirador auxiliado pelo…
  • Carregador: Também apto para carregar o aspirador sem ter o suporte de carga.

Existe também a possibilidade de comprar, à parte, uma estação de carregamento, concebida para guardar e carregar o Dyson V15, mas tem de ser montada na parede.

Em termos de especificações, o Dyson V15 Absolute tem uma autonomia de até 60 minutos, um volume de depósito de 0,77 litros, 14 ciclones para captar pó e detritos do fluxo de ar e um poder de sucção de 240 AW. Já para carregar totalmente, o Dyson necessitará de um total de 4,5h.

Em termos de altura tem 1,26m e o seu comprimento 2,66m. Já o seu peso é de 3,1kg, sendo este um dos poucos pontos negativos que temos a apontar sobre este aspirador. Isto porque, por vezes, pode tornar-se cansativo aspirar ao fim de uns minutos, pelo que recomendamos que façam breves pausas ou, então, que troquem de braço.

A tecnologia inovadora que a Dyson nos traz com este modelo é o laser que revela partículas de pó microscópicas. Vão perceber que esta parte é especialmente útil de noite, ou quando têm uma divisão totalmente às escuras. Funciona assim precisamente porque tem um sensor acústico que mede e conta continuamente as partículas de pó, aumentando automaticamente o poder de sucção conforme necessário. Podemos confirmar que este é um dos grandes pontos fortes deste aspirador, uma vez que nos permite fazer uma limpeza com muito mais detalhe, já que conseguimos ver qualquer “lixo” que esteja no chão, possibilitando assim uma limpeza muito mais eficiente e completa.

Logicamente, conforme esteja mais escuro na divisão a ser aspirada, melhor se vê o que precisa de ser aspirado. Por aqui até ficámos com um certo gosto em aspirar de noite, já que tudo fica iluminado na zona a ser aspirada. Escusado será dizer que, sempre que alguém nos faz uma visita, ouvimos um “oh!” de exclamação quando mostramos o Dyson e o respetivo laser a funcionar, pensando tratar-se de um aspirador do futuro.

É também interessante referir que, no topo do aspirador, existe um ecrã LCD que mostra as partículas captadas em tempo real. Segundo a Dyson, é uma evidência científica de uma limpeza profunda, mas vão dar por vós a dar pouca importância a estes números. Aliás, esta funcionalidade desperta bastante curiosidade nas primeiras utilizações, acabando por ser bastante elucidativo sobre o estado de limpeza da casa, mas, com o passar do tempo, vai acabando por ser algo secundário numa utilização diária ou quase diária.

Uma das outras tecnologias principais é o Motor Dyson Hyperdymium, motor leve e potente que gira até 125.000 rpm, permitindo aspirar desde partículas microscópicas até detritos maiores. De facto, a experiência que tivemos durante estes seis meses de uso do Dyson é que ele aspira tremendamente bem, não escapando absolutamente nada seja qual for o tamanho. Fios de cabelo? Pelo de cão/gato? Folhas de plantas? Migalhas? Pó? Tudo é sugado logo à primeira passagem graças aos tais 14.000 ciclones que mencionámos anteriormente, garantindo um poder de sucção otimizado. Também o facto de ter filamentos de fibra de carbono garante que as partículas de pó fino são extraídas dos pavimentos duros, algo que contribui para a aspiração profunda e eficaz deste aspirador.

Já relativamente às carpetes, este modelo permite uma aspiração profunda automática de carpetes, já que, em modo Auto, a tecnologia Dyson DLS monitoriza a resistência da barra de escovas 360 vezes por segundo, adaptando a potência aos diferentes tipos de pavimentos de forma inteligente. Este aqui pela redação é um dos modos prediletos, já que permite realmente alterar por si só as potências necessárias consoante seja uma carpete ou chão, e sobretudo se houver mais sujidade numa certa da parte do pavimento. Aí, o aspirador aumenta automaticamente a sucção conforme seja necessário, deixando tudo limpinho.

Outro ponto importante a referir é a sua bateria de uma hora de duração (até 60 minutos de autonomia), o que permite que casas pequenas/médias possam ser aspiradas sem terem que carregar o mesmo durante o procedimento, e sem nunca comprometer a eficácia da aspiração. No nosso caso, testámos num imóvel de 90m2 e conseguimos aspirar tudo facilmente numa hora. Contudo, imóveis maiores poderão precisar de fazer um carregamento para poderem prosseguir com a aspiração.

Claro que, sendo um aspirador sem fios, é excelente, já que nos permite movimentar livremente durante o processo de limpeza dos sítios. Inclusive, é mais facilmente utilizado para aspirar locais de difícil acesso como o colchão, janelas, calhas, etc. No fundo, o Dyson V15 Detect Absolute acaba também por ser um excelente complemento de aspiradores robô, pois estes aparelhos nunca chegam a todo o lado dadas as dimensões. E com o Dyson V15 Detect Absolute, mesmo que metam um desses robôs a aspirar o piso de vossa casa, rapidamente irão perceber que existem sempre partículas que ficaram por aspirar. E aí, experimentem então usar o tal laser – irão ficar espantados.

Em suma, adorámos. A Dyson é uma marca que realmente cumpre o que promete, e agora conseguimos afirmar que até temos algum prazer a aspirar a casa. E apesar do seu elevado preço – custa 749€ e existem várias outras alternativas consideravelmente mais baratas no mercado -, este é um produto de enorme qualidade e que dificilmente irá defraudar as vossas expectativas.

Recomendado

Este dispositivo foi cedido para análise pela Dyson.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

- Publicidade -

Relacionados

Dyson faz chegar ao mercado o seu aspirador mais leve e fácil de manusear

O Dyson Omni-glide contém também a primeira cabeça de limpeza omnidirecional Fluffy.

Análise – iRobot Roomba i3

Se querem salvar tempo e energia ou desdenham aspirar, esta é uma boa opção... caso não se importem com o preço.

Rowenta Air Force Flex 560 – Flexibilidade, leveza e liberdade de movimento na hora de aspirar!

O Rowenta Air Force Flex 560 é um modelo de aspirador de pó vertical da Rowenta que ganha muitos pontos face aos modos mais convencionais de aspiração.

iRobot apresenta novo robô aspirador e um robô esfregona

De um lado o Roomba s9+, que a marca diz ser um robô aspirador "super premium". Do outro o...
- Publicidade -
- Publicidade - trk
- Publicidade -

Mais Recentes

Nova Grande Rota em Portugal apresenta percurso circular com 280 quilómetros

Ou seja, é perfeita para os adeptos de caminhadas e BTT.

Análise – Nebula Solar Portable

Um projetor que pode ser adquirido por menos de 500€. Não pensem duas vezes.

Aeroporto do Porto distinguido como Best European Airport 2022

Aposta no desenvolvimento de rotas permitiu atingir em 2022 valores de conectividade próximos de 2019.